sexta-feira, 27 de abril de 2012

CRISE DA GRÉCIA


CRISE DA GRÉCIA



Os encontros com os Chief Executive Officers (CEOs) e proprietários de pequenos negócios gregos revelaram as vantagens do desenvolvimento de um maior nível de flexibilidade da organização de tecnologia. A plateia formada exclusivamente por homens e mulheres de negócio destacou a importância da Tecnologia de Informações e Comunicações (TIC) para a recuperação do contexto devastador do desastre econômico da segunda década do século vinte e um. As incertezas econômicas da Grécia e outros países da Eurolândia precisam ser tratadas mais no nível cerebral do capital intelectual de alta qualidade do que na dimensão de manifestações nas ruas que estão deprimindo a produtividade das horas de trabalho.



Todas as pessoas contatadas nos encontros destacaram que existe um autentico transatlântico de desafios em função do gigantesco aumento dos impostos. A sobrevivência de negócios familiares centenários está comprometida.  A falta de perspectiva de planejamento está fazendo com que muitos jovens deixem o país na busca de melhores oportunidades. Existe o risco destacado por vários dos presentes nos encontros de aniquilamento econômico total e entrada em situação de anarquia. Muitos gregos estão considerando tal possibilidade como real e estão planejando a sua preparação de resposta considerando esta perspectiva severa particular. São raros os momentos permeados de boas notícias. Por isto é preciso falar com as pessoas para estabelecer um modelo mental de expectativa futura de vida mais positivo sem desconsiderar a realidade atual das restrições. Muita sola de sapato precisa ser gasta no sentido real e virtual para que a crise do sentimento de ir embora seja mais bem aprendida, entendida e resolvida.



O tema periódico e recorrente das notícias nos meios de comunicação dos gregos que a maioria dos problemas foi causada por conta própria como no conto do flautista ou cigarra não está ajudando na solução. Todos sabem que os gregos vão precisar de tempo para pagar a conta. As manifestações em situação de ultraje contra o governo e políticos tem validade apenas na sua correta dimensão. O excesso ou atuação exclusiva nesta linha só vai continuar a gestação de uma calamidade econômica. Não é possível ignorar os sinais que muitas decisões importantes estão sendo tomadas por conta de pressões externas da França, Alemanha e organizações internacionais de banqueiros.



A demora na movimentação das ações de recuperação, pode até ter algum sentido politico, mas as decisões vão ser tomadas em algum momento. A tentativa de adiar o caráter doloroso das ações pode ter enorme impacto no tempo de recuperação da economia da Grécia e eles podem ter que encarar um preço excepcionalmente alto pela postergação. O momento das decisões duras é reconhecidamente impopular e a maioria dos políticos não quer esta conta na sua mesa. No entanto, os técnicos que estão atacando os problemas e planejamento um amanhã melhor precisam de apoio para tornar o futuro promissor em menor tempo. A dor pode neste caso ser minimizada pelos serviços de valor agregado de TI.



O foco no momento de crise deve estar nas coisas que podem ser controladas. Não adianta nada para a recuperação da economia grega lamentar em demasia os fatores externos que estão fora do seu ambiente de controle. As condições econômicas que mudaram em demasia estão custando empregos, riquezas e vidas. Os fatores externos fora da superfície de controle individual devem ser relativizados. Vários empreendedores e empregados gregos com quem estivemos conversando apontaram o dedo em riste da culpa da situação apenas na direção dos políticos locais ou da União Europeia. Eles têm o entendimento que basta a retirada desta barreira externa para que o seu negócio avance de vento em pompa.  A boa notícia é que a maioria está surpreendentemente otimista. A noticia ruim é que eles estão depositando todas as suas esperanças em algo fora do ambiente de controle deles. É preciso fazer a opção de focar no negócio e deixar de lado as queixas, reclamações e choradeiras sobre a culpa dos outros.



Foi explicado que no Brasil existiram casos dos que gastaram toda a sua vida empresarial culpando a política estatal e imaginado existir conspiração nacional e internacional contra a obtenção dos resultados desejados para o negócio. Foram anos de declarações sobre as perdas internacionais e imperialismo americano. A falta de foco no negócio fez com que milhares de empresas brasileiras perdesse completamente a capacidade competitiva e sumissem do mapa. As decisões tomadas com total comprometimento com fatores externos geraram resultados pobres e inviabilizaram a possibilidade de realizações. As empresas que entenderam a realidade e estabeleceram politicas efetivas para ignorar os fatores externos e focar no controle influenciaram toda a cadeia estendida de valor e desenvolveram mecanismos habilitados por TI para a monitoração de aspectos circunstanciais e passaram a controlar o negócio e lucro. Existiu um claro desligamento do passado marcado por crises.



Os comentários sobre a preservação do capital intelectual foram em geral interessantes. Existe uma clara sensação de zelo dos especialistas. O sentimento comum expressado pelos presentes que os antigos caminhos de trabalho não são mais apropriados e precisam ser renovados com serviços de valor agregado de TI é bastante animador. Varias regras antigas para as operações na Grécia estão caindo por terra por causa das novidades habilitadas pela TI. O estado expulsão da perda, desperdício, redundância e ineficiência está sendo visto pelos peritos internacionais como uma inspiração e orientação para a reconstrução da economia do país. O nível de flexibilidade para o negócio é uma enorme oportunidade de lucro que pode ser explorada pelos que criam nas crises.



A superação do risco ambiental de crescimento limitado está oferecendo um fôlego extra para revigorar a economia e os negócios. Os especialistas de capital intelectual adequado estão trabalhando em diversas frentes para mudar as expectativas das iniciativas e gerar uma de leitura da microeconomia mais otimista. O fomento habilitado por TI para novos entrantes independentes no mercado esta gerando um choque de excelência e otimismo no sistema existente. Eles estão ajudando na mudança estrutural e influenciando as mudanças no mercado interno. Os funcionários qualificados e especialistas externos estão trabalhando um conjunto completo de iniciativas de otimização para que os preços internos caiam para o nível das mercadorias nas bolsas mundiais. As diversas formas da contração do capital intelectual de classe mundial habilitada pelos serviços de TI estão impactando fortemente a formatação da superação desta crise econômica. A disponibilidade dos profissionais de alta de qualidade em função da necessidade dos vários negócios está adquirindo uma base de sustentação para a nova economia Grega.



O esforço realizado na direção de salto para o futuro pelos cidadãos, trabalhadores e políticos da Grécia está causando inveja em muitos. As soluções baseadas em serviços de valor agregado de TI estão permitindo a tomada de decisões em situação bem melhor do que a projeção inicial de atitude de “menor mal possível”. Os observadores internacionais estão destacando a caixa de ressonância para a plateia da Grécia sobre a honra da efetividade e eliminação dos desperdícios para superar as dificuldades e barreiras desta crise financeira. É evidente que as circunstancias do momento não permitem um clima de otimismo. No entanto, o papel de alto nível desempenhado pela maioria dos CIOs está gerando um grande valor positivo em um contexto de números apenas negativos. As lições aprendidas nos encontros com os cidadãos da Grécia estão levando para outra dimensão a aplicação da experiência dos serviços de valor agregado da nova TIC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário