quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Inteligência Artificial transformando a gestão de projetos – parte 2

Os seres humanos do escritório de projetos (EP) já estão trabalhando em regime de colaboração com a Inteligência Artificial. A maior parte das disciplinas, práticas e atividades atualmente realizadas pelas pessoas será feita pelas máquinas. Alguns estimam que apenas 20 porcento das funções executadas nos atuais EPs continuarão sendo realizadas pelos seres humanos em 2026.

 

Tanto o comportamento dos profissionais, como as melhores práticas serão adaptadas para uma realidade onde o trabalho realizado pelos seres humanos será mais intelectual e menos braçal.

 

IA é o presente e futuro do EP

 

Todos os dias as organizações enfrentam os desafios da elevada complexidade dos projetos (orçamento dos custos, cronograma do prazo das atividades, prazos, novas visões dos projetos e entrega das descobertas para os influenciadores).

 

As novas tecnologias como o aprendizado de máquina e a Internet of Things (IoT) estão mudando a forma operacional de todos os componentes de um negócio. O EP não uma exceção ao fenômeno.

 

O futuro do EP não melhorará apenas por causa dos novos softwares de gerenciamento de projetos. A filosofia sucesso do cliente está envolvendo todos os membros do ecossistema no desenvolvimento dos caminhos para a entrega de resultados.

 

O uso das ferramentas de Inteligência Artificial fará com que todos os membros trabalhem juntos para entregar os resultados dos projetos de forma natural. Imagine o seguinte cenário:

 

O sensor de um dispositivo conectado na Internet de uma obra da construção civil detectou algo fora do previsto e uma ação crítica de suporte foi automaticamente e autonomamente iniciada para mitigar os impactos da mudança inesperada.

 

Imediatamente o gerente do projeto recebe um alarme informando que alguma coisa está errada. Através do celular ele interage em linguagem natural (texto ou voz) com a IA para criar uma atividade nova para que um membro da equipe investigue o alarme.

 

Após um ou dois segundos, o engenheiro ou capataz responsável pela obra recebe o aviso sobre a criação de tarefa nova e usa um simples app móvel para tirar uma foto de uma viga de suporte danificada. O responsável adiciona a foto na nova tarefa e atualiza o sistema com as novas informações.

 

O EP analisa a atividade atualizada para entender o incidente e o seu respectivo impacto na obra. Com base nas informações registradas no sistema, o gerente do projeto (GP) pode tomar imediatamente as ações apropriadas para resolver o problema.

 

Posteriormente quando o Gerente do Projeto estiver planejamento o seu próximo projeto, o algoritmo do aprendizado de máquina alertará ele que um incidente similar provavelmente ocorrerá no novo projeto. Desta forma, ele poderá endereçar proativamente este tipo de situação.

 

É este tipo de Inteligência Artificial que os EPs estão tentando desenvolver atualmente. Todos os envolvidos com a entrega de resultados estão aguardando ansiosamente por soluções inteligentes que gerem uma forte redução no prazo dos entregáveis de um projeto.

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