quarta-feira, 7 de junho de 2023

Impacto da inteligência artificial no emprego e renda

O estudo “Tasks, Automation, and the Rise in U.S. Wage Inequality” (https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.3982/ECTA19815, acessado em 07/06/2023) revelou que entre 50% e 70% das mudanças na estrutura salarial dos EUA nas últimas quatro décadas são explicadas por declínios salariais relativos aos trabalhadores que experimentam uma rápida automação.

 

Desde 1980, nos Estados Unidos, os salários reais dos trabalhadores com pós-graduação vêm aumentando e os salários reais dos trabalhadores de baixa escolaridade vem caindo.

 

Nos Estados Unidos, 80% do aumento dos salários dos trabalhadores com nível universitário pode ser explicado pela automação.

 

Nos Estados Unidos, entre 1980 e 2016, a automação responde por um aumento (cumulativo) de 3,4% no Total factor productivity, ou seja, salário real em declínio ou estagnado e crescimento lento da produtividade.

 

Apesar de inexistir um estudo semelhante para o mercado brasileiro, é possível perceber nos grandes números da economia nacional que o mesmo fenômeno vem ocorrendo no Brasil.

 

A introdução da transformação digital e inteligência artificial no ambiente empresarial nacional vem ocorrendo em larga escala nos últimos anos.

 

É fácil perceber o crescimento do salário real dos trabalhadores mais qualificados e o declínio do salário real dos trabalhadores de baixa escolaridade.

 

A inteligência artificial está entrando em diversos setores da economia, pois cerca de 20% dos empregos podem ser automatizados pela IA.

 

A inteligência artificial é na pratica um modelo matemático, ou seja, ela é uma simplificação da realidade, logo ela está sujeita a falhas e erros.

 

As empresas de todos os setores da economia estão buscando por trabalhadores que saibam trabalhar em colaboração com a IA, porque elas sabem que inexiste a perfeição em um modelo matemático.

 

É preciso saber perguntar e interpretar a resposta para obter ganhos de produtividade com o uso da inteligência artificial. Este é um dos motivos do porquê o salário real dos trabalhadores mais qualificados está crescendo em um momento em que postos de trabalho estão desaparecendo.

 

A automação leva para uma situação de dependência das máquinas, por isto, a atuação da central de atendimento é tão importante neste momento de transição.

 

Os trabalhadores do helpdesk que não forem capazes de trabalhar com uma inteligência artificial estão perdendo espaço e emprego na central de atendimento.

 

Dentro de alguns anos, muitos estarão redundantes e sem possibilidade de recolocação.

 

A necessidade de preparação para os recursos inteligentes não é para amanhã é para hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário