quarta-feira, 20 de abril de 2022

Trabalho nunca será como antes

O artigo “O trabalho nunca será como antes” publicado na página 52 da revista Scientific American Brasil de abril de 2022 foi escrito pelos renomados internacionalmente psicólogos Christina Maslach e Michael Leiter.

 

Os autores afirmaram que diversas mudanças no ambiente de trabalho causadas pela pandemia do novo coronavírus serão permanentes e apresentaram sólidos argumentos e evidencias pata tal.

 

As questões que chamaram à minha atenção no artigo estão relacionadas com a eliminação das distrações do trabalho tanto por conta de reuniões longas e inúteis presenciais, quanto por conta de ambientes abertos presenciais cheios de ruídos improdutivos.

 

No trabalho remoto, os trabalhadores foram capazes de se concentrar nas tarefas significativas em vez de perder tempo com atividades inúteis do ambiente presencial.

 

Muitos trabalhadores e empresas aprovaram as mudanças do trabalho remoto e os seus respectivos ganhos de produtividade. É fácil ver a aprovação das corporações neste novo modelo pelo aumento das ofertas com aumento salarial, tempo livre e folgas.

 

Os trabalhadores americanos e europeus estão promovendo a grande resignação (The Great Resignation continues: Adobe survey finds many people have one foot out the door, https://www.techrepublic.com/article/the-great-resignation-continues-adobe-survey-finds-many-people-have-one-foot-out-the-door/?utm_source=email&utm_medium=referral&utm_campaign=tech-news-you-can-use, acessado em 20/04/2022).

 

Uma parte significativa dos trabalhadores estão buscando voluntariamente novas oportunidades onde o ambiente de trabalho leva para a prosperidade e para uma melhor qualidade de vida.

 

As empresas estão revendo o preconceito do cabalo branco para as posições de tecnologia e estão contratando cada vez mais profissionais experientes por causa das oportunidades geradas pelo trabalho remoto (Is tech getting older or less ageist?, https://www.techrepublic.com/article/is-tech-getting-older-or-less-ageist-the-answer-is-complicated/?utm_source=email&utm_medium=referral&utm_campaign=top-story-of-the-day).

 

No Brasil, é possível verificar os efeitos da natureza permanente do trabalho remoto em diversas dimensões. Uma delas é o trânsito. O artigo “São Paulo reabriu, mas só 73% do trânsito voltou” (https://correiodopovo-al.com.br/geral/sao-paulo-reabriu-mas-so-73-do-transito-voltou) revelou que o fluxo de carros na cidade de São Paulo ainda alcançou o patamar de antes da pandemia.

 

Os especialistas afirmaram que o trabalho remoto, o comércio virtual e o ensino à distância vieram para ficar e reconfiguram a economia nacional.

 

As pessoas querem manter as vantagens das atividades remotas por causa do conforto e da economia de tempo e dinheiro. O comercio eletrônico representa quase 70% do faturamento total das maiores empresas do varejo no Brasil (Varejo fatura mais na internet do que na rua, https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/04/varejo-fatura-mais-na-internet-do-que-na-rua.shtml?utm_source=mail&utm_medium=social&utm_campaign=compmail).

 

A outra dimensão que revela o caráter permanente das mudanças no trabalho é o mercado imobiliário de escritórios. A vacância nos principais edifícios corporativos nos principais bairros empresariais da cidade de São Paulo chegou ao patamar de 30% e não existem sinais claros de recuperação (Vila Olímpia e avenida Berrini vivem 'morte anunciada' com vazio após pandemia, https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2022/03/vila-olimpia-e-avenida-berrini-vivem-morte-anunciada-com-vazio-apos-pandemia.shtml?utm_source=mail&utm_medium=social&utm_campaign=compmail).

 

Tantos os empregadores como os empregados estão buscando por mudanças que gerem um impacto positivo na produtividade do trabalho.

 

A pandemia revelou diversos caminhos e muitos deles vieram para ficar em definitivo no dia a dia da sociedade.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário