terça-feira, 19 de abril de 2022

Mudanças no mercado trabalho de TI

Antes da pandemia do novo coronavírus existia uma pequena corrente que advogava e contratava profissionais de TI para as áreas de negócio.

 

As poucas empresas praticavam esta filosofia em 2019 entendiam que era mais produtivo ter na equipe de negócios um profissional de TI com especializações em administração, economia e negócios do que trabalhar com os recursos intelectuais da organização de tecnologia.

 

Em geral eram empresas que estavam iniciando a jornada de transformação digital do seu modelo de negócio.

 

Em 2022, a maioria das empresas de grande e médio porte no Brasil estão optando pela contratação de profissionais de TI para as áreas de negócio.

 

A área de negócio ganhou aspecto multidisciplinar em termos da tecnologia por causa da transformação digital do modelo de negócio.

 

Alguns alegam que este formato é mais ágil, rápido e inteligente do que o modelo tradicional da organização de TI (ela centraliza todas as atividades relacionadas com a tecnologia).

 

Estamos vendo em muitas corporações o esvaziamento da força interna da organização de tecnologia e a sua redefinição para aspectos bastante especializados da tecnologia.

 

Em alguns casos a principal motivação para a mudança foi o fraco desempenho da central de serviços de TI.

 

As constantes falhas, as respostas óbvias, a ausência de lógica levaram as áreas de negócio na direção de ter uma estrutura de recursos técnicos e humanos de TI para manter o seu negócio operacional.

 

Empresas do setor do varejo como Via (Casas Bahia e Ponto), Magazine Luiza e Lojas Americanas estão investindo mais em tecnologia e logística do que em novas lojas físicas.

 

Em 2021, o Magalu investiu quase R$ 800 milhões em tecnologia e logística e investiu aproximadamente R$ 220 milhões em novos pontos de venda.

 

A Via também investiu aproximadamente R$ 220 milhões em novas lojas e investiu R$ 600 milhões em tecnologia e logística no ano de 2021.

 

Em 2021, a Via (Casas Bahia e Ponto) teve aproximadamente 60% do seu faturamento originado no comércio eletrônico.

 

Em 2021, a Magazine Luiza teve aproximadamente 70% do seu faturamento originado no comércio eletrônico.

 

Em 2021, as Lojas Americanas tiveram aproximadamente 80 de todas as suas vendas realizadas pela internet.

 

É fácil perceber que o comércio eletrônico é responsável pela maior parte do faturamento total de diversas empresas no Brasil.

 

As constantes falhas da central de serviços geraram indisponibilidades que custaram muito dinheiro para o negócio.

 

Este é o principal motivo do crescimento exponencial de contratações de profissionais de TI pelas áreas de negócio.

 

Estamos diante de uma transformação organizacional que está gerando o esvaziamento das funções executadas pela organização de TI.

 

É difícil saber se esta filosofia avançará até o ponto de eliminação da organização de TI, mas está bastante claro que as infinitas falhas da central de serviços no endereçamento dos chamados abertos serão respondidas com um forte esvaziamento da estrutura atual.

 

Foram dados aos montes, os alertas sobre a necessidade de tratar os chamados conforme o seu impacto no negócio.

 

Uns poucos escutaram e evoluiriam e outros continuaram achando que era mais importante por razões políticas "configurar o celular do filho do diretor" do que resolver um chamado de comércio eletrônico.

 

A maioria destes profissionais são sérios candidatos para entrar na espinal negativa de carreira. No passado, eu vi muitos que entraram na espiral e nunca saíram.

 

Escolhas foram feitas, avisos foram dados e as empresas resolveram resolver os seus problemas de forma mais objetiva, ou seja, "emponderar"  tecnologicamente as áreas de negócio.

 

Alguns profissionais de TI perderam os seus empregos por conta das suas escolhas.

 

Espero que todos percebam o atual ciclo de mudanças causadas pela transformação digital do modelo de negócio e mudem as suas atitudes e comportamentos.

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