segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Perda produtividade causada por falha de TI - caso real

Eu já havia comentado anteriormente o problema da perda de produtividade em supermercados por causa das falhas de Tecnologia de Informações e Comunicações (TIC). O artigo “Reclamações por falsas promoções em supermercados crescem 34% no país” (http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/08/1663648-queixas-de-consumidor-surpreendido-no-caixa-por-preco-maior-sobem-34.shtml, acessado em 03/08/2015) revelou que os clientes de gigantes do varejo estão reclamando com intensidade das promoções nos supermercados. Foi afirmado que o Wanderson escolheu a promoção de iogurte "pague 5 e leve 6" ao preço de R$ 9,90 no supermercado. Quando ele conferiu a nota, ele descobriu que pagou R$ 12,95. Alguns dias depois, o mesmo problema aconteceu de novo.

O artigo afirmou que as promoções apresentadas nas gôndolas dos supermercados não viram realidade nos caixas dos mesmos. Os clientes mais atentos estão reclamando e por causa das interrupções para averiguar o preço correto do produto, as filas nos caixas estão aumentando e a produtividade dos funcionários está caindo. O problema é que o sistema do caixa não recebe a atualização das promoções e por isto cobra um valor diferente do exposto. Cada reclamação implica em interromper o fluxo da fila de clientes para averiguar o valor correto, estornar o valor antigo e registrar o valor correto. Isto é tempo do funcionário e do cliente que é jogado no lixo. Pelo efeito multiplicador do defeito uma inteira cadeia de perda econômica é iniciada.

Para um setor que faz questão de cobrar entre oito e dez centavos por uma sacolinha, a perda de produtividade do funcionário por uma falha tão elementar de TIC deveria estar na pauta de prioridade absoluta, pois o estorno e novo registro tem custos adicionais de processamento e energia elétrica. Mas a perda total não é apenas de produtividade. Existe uma perda da confiança do consumidor na idoneidade do supermercado e um estímulo para troca de fornecedor. O aparecimento destes problemas de solução tão simples vai cada vez mais levar o brasileiro para o colo de multinacionais americanas capacitadas.


O país que atravessa uma recessão elevada precisa aproveitar este momento para rever as suas falhas e impedir a sua recorrência. Bilhões de Reais podem ser economizados com o pleno funcionamento da TIC nacional. Já passou da hora do governo federal que tanto fala em cortes e aumento de impostos, olhar com seriedade as perdas da economia nacional e traçar uma rota corretiva. Não tenho dúvida de que o ajuste fiscal seria muito facilitado e menos dolorido com a eliminação do retrabalho, perdas e desperdícios causados por TIC.

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