terça-feira, 28 de janeiro de 2014

A importância do usuário

Infelizmente ainda existem muitos que optam por ignorar as necessidades dos usuários nos projetos de TI. São milhares de casos de fracassos nos negócios por conta desta postura inadequada. O Black Friday do Brasil de 2013 é um exemplo claro onde necessidades foram ignoradas e negócios foram perdidos. Não é um caso único. É mais uma repetição de um erro que vem sendo cometido por décadas.

O final do ano é o momento onde o alto escalão das empresas está pensando nas decisões que vão favorecer os seus clientes. É um momento de virada onde as organizações estão pensando no que elas estão fazendo de errado e buscando alternativas. As companhias precisam respeitar o que os seus clientes sentem sobre a tecnologia utilizada, pois as pessoas com boas experiências falam com 15 pessoas e os com experiências ruins falam com 24 pessoas sobre o atendimento real e virtual.

O CIO precisa estar atento, pois os clientes internos tem o mesmo comportamento dos externos. Eles também falam sobre a sua experiência com a organização de TI. Eu tenho visto diversos casos onde o desenvolvimento de nova ferramenta para o usuário ignora totalmente as suas necessidades diárias. Os códigos estão sendo escritos, os prazos estão sendo cumpridos, mas ninguém está levando em conta a experiência que o usuário vai ter com a aplicação.

Todos sabem que os usuários não são os únicos influenciadores. Em um projeto existem vários influenciadores e patrocinadores que direcionam os resultados da iniciativa. Alguns deles podem demitir o gerente do projeto. Isto significa que é preciso um gestor com grande poder de orquestração e comunicação para caminhar com sucesso entre os diversos grupos. O gerenciamento das expectativas dos usuários passa por este equilíbrio. A organização de TI deve responder as necessidades dos usuários com facilidades que resolvam os desafios do negócio. Como os profissionais de TI não são os usuários da aplicação, eles tem uma dificuldade natural para capturar todas as necessidades dos requisitos. Por isto é tão comum eles ignorarem algumas e criar uma experiência do usuário horrível. De nada adianta desenvolver um produto tecnicamente funcional sem usabilidade prática. Por este motivo é fundamental escutar e envolver os usuários.

Para evitar o problema da comunicação é importante que o CIO pense como um usuário por algum tempo diariamente.  Os desenvolvedores precisam levantar da cadeira e visitar os outros departamentos para sentirem na pele as necessidades dos usuários e entender como eles usam e pretendem usar as ferramentas. O testemunho é um excelente caminho para aprender os requisitos. O gerente do projeto precisa ser capaz de entender a rotina da área onde a ferramenta estará sendo utilizada para compreender as necessidades sem precisar de um intérprete. É preciso Ir além dos detalhes técnicos para traduzir as necessidades dos usuários em projetos viáveis. São raros os profissionais com tais capacitações, por isto é importante reter estes talentos.

O gestor precisa fazer reuniões face a face com os influenciadores e impactados. É preciso superar possíveis medos e interagir olho no olho. Os encontros com os outros departamentos não podem ser oportunidades isoladas e únicas. Muitos projetos morrem porque existe uma única oportunidade para o usuário. O fale agora ou cale para sempre não funciona no desenvolvimento de aplicativos. Empresas como o Google trabalham o tempo todo com o público interno para encontrar o ponto de viabilidade de um projeto de projeto. É preciso explicar claramente o impacto de cada desejo para evitar rebuliços. As considerações sobre as prioridades da alta administração devem ser utilizadas para oferecer a perspectiva real do projeto para o usuário.

Para entender o ponto de vista dos usuários é importante pesquisar a satisfação dele com o processo de desenvolvimento. Em alguns casos as respostas dolorosas são de elevada utilidade no aprendizado do caminho do sucesso. Apenas não repetir erros anteriores faz com que o projeto de software melhore muito. A pesquisa é uma forma de valorizar e facilitar a participação do usuário no projeto. A pesquisa precisa ser honesta e sincera para gerar bons resultados de aprendizado e participação. O usuário não quer responder perguntas que são projetadas para respostas positivas. Nunca devem ser perguntadas na forma de sim ou não, as questões sobre os relacionamentos ou entregas. Peça sempre maiores esclarecimentos sobre estas respostas. Elas serão muito úteis nas próximas etapas do projeto.

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