sexta-feira, 30 de agosto de 2013

O METADADO É UM AMEAÇA PARA A PRIVACIDADE?

INTRODUÇÃO

 

O mundo pós-Snowden fez o metadado sair do restrito universo da tecnologia e ganhar o foco dos holofotes da imprensa. Após varias décadas de ostracismo, muitos estão interessados nele. Até agora a maioria das pessoas desconhecia por completo o significado da palavra metadado. Foi preciso a citação pelo Presidente Obama do termo para que as luzes fossem acessas. A revelação que tanto a duração das chamadas, como os números de telefones estão sendo monitorados e rastreados para evitar atos terroristas intensificou a preocupação com a privacidade. As afirmações que os conteúdos das chamadas e nomes envolvidos não estão sendo analisados em praticamente nada contribuíram para tranquilizar as pessoas. Agora que foi entendido que o metadado do correio eletrônico e redes sociais também está sendo monitorado e rastreado, as pessoas estão alarmadas com a intensidade potencial da invasão de privacidade.

 

METADADO

 

O metadado revela as informações sobre o conteúdo trafegado. Em outras palavras são os dados sobre os dados. As informações estruturadas do metadado são um cabeçalho do conteúdo que descrevem, explicam, localizam e permitem a gestão dos dados para fácil recuperação, uso e gerenciamento das informações. O metadado descritivo é um recurso para descobrir e identificar o título, resumo, autor e palavras-chave. Ele define como os dados do conteúdo estão organizados. O metadado administrativo revela os detalhes dos dados. Por exemplo, quando e como foi criado, tipos dos arquivos e quem tem acesso. Em outras palavras, o metadado resume as informações sobre os dados para facilitar a sua identificação, localização e manipulação.

 

O metadado de um e-mail é formado pelo nome, endereço de e-mail e IP do remetente, nome e e-mail do destinatário, data, horário, fuso horário, identificador único do e-mail e e-mail relacionado, registro do login do cliente do correio com endereço IP, formato do cabeçalho do cliente do correio e assunto do e-mail. O metadado de uma ligação celular é formado pelo número do telefone do chamador, número de série dos telefones envolvidos na chamada, horário e duração da ligação, localização geográfica dos participantes e número do cartão de ligação.  O metadado do Facebook é formado pelo nome do usuário e informações do perfil como data de aniversário, local de nascimento, histórico profissional e interesses, identificador único e nome do usuário, dispositivo, assinaturas de serviços (matrículas) e localização do usuário, data, horário e fuso horário da atividade.

 

O metadado dos navegadores na internet é formado pelas atividades e páginas visitadas pelo usuário com data e horário, dados e detalhes do login do usuário como preenchimento automático, endereço IP do usuário, provedor de acesso, detalhes do hardware e sistema operacional, versão do navegador e cookies e cache dos sites visitados.

 

BIGDATA , METADADO E A PRIVACIDADE

 

O Bigdata do metadado armazenado consistentemente pode facilmente transformar os diversos pedaços de informações em um conteúdo significativo sobre a pessoa. Basta cruzar o metadado com as informações publicadas pelos usuários na internet de acesso público. A capacidade de mineração e exploração dos dados é um fator decisivo para a privacidade. Países com profissionais de TIC de primeira classe estão em clara vantagem neste tema, pois não é preciso invadir computadores ou quebrar as leis para invadir a privacidade. A combinação dos detalhes do metadado com o comportamento público nas redes sócias permite montar os pedaços de dados e projetar conclusões possíveis sobre a saúde de uma pessoa pelo volume de contato com laboratórios clínicos, médicos, operadoras de saúde, institutos especializados e etc. Não é necessário invadir as conversas para saber o assunto discutido. Os registros do metadado das chamadas podem revelar muito sobre o conteúdo das ligações. Por exemplo, é possível descobrir diversos detalhes sobre os negócios nacionais e internacionais de uma pessoa pelo número dos telefones chamados.

 

CONCLUSÕES CIRCUNSTANCIAIS

 

É preciso uma afirmação clara e precisa sobre o que está sendo feito com o metadado capturado. Como a tecnológica do Bigdata permite tirar conclusões circunstanciais sobre as ações, atividades e atitudes das pessoas, a questão da captura por atacado do metadado é um assunto muito maior do que a conceituação se ela é legal ou não. É preciso um claro e preciso entendimento sobre as conclusões são circunstanciais que em muitos casos podem não ser verdadeiras. O impacto do uso do metadado para concluir e decidir é muito alto e sério. A vida real das pessoas pode ser fortemente afetada por conclusões circunstanciais e frágeis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário