quinta-feira, 13 de setembro de 2012

PLANEJAMENTO ÁGIL - Parte 1

Os métodos tradicionais de planejamento do prazo e custo do projeto de TI estão tornando o ambiente corporativo tenso. O planejamento de desenvolvimento ágil é uma área de enorme potencial para resolver os conflitos e mal-entendidos. É normal dentro da tecnica tradicional da disciplina de gerenciamento de projetos que o cliente ou patrocinador suponha funcionalidades e facilidades da iniciativa em desenvolvimento conforme a sua visão pessoal da realidade e estabeleça expectativa particular para o prazo e custo. O exercício do planejamento responde perguntas valiosas apenas quando existe o sentido comum da visualização do resultado que será alcançado pelo trilhar do caminho proposto.

Típicamente a visão criada pelas diferentes entidades para um projeto de cinco anos é bastante dispersa. O consumo dos recursos para o desenvolvimento de longo prazo de um produto ou serviço enfrenta diversos desafios. É preciso instrumentalizar o gerenciamento do projeto para que exista em função das metas estratégicas o encaixe do tempo direcionado por um programa individual de atividades e fundamentação do exercício do poder. Os esforços que ocorrem entre os times e lideranças exigem um desenho real da estrada de forma clara e transparente. Um bom software de gestão facilita a manutenção do trem no trilho.

A realização das entregas através de reuniões integradas viabiliza a instrumentalização da realização e realimentaçao de ajuste das entregas seguintes. A aplicação localizada da vontade do negócio nestes encontros pega um foco alternado da necessídade e ajusta o plano das entregas futuras de curto prazo por segmento de atenção do alvo. O ponto de atenção fica, portanto, centralizado no pensamento estratégico do planejamento e no espírito animal empresarial de devorar a tática de execução crítica das decisões de mercado. É eliminado neste contexto o potencial de conflito das expectativas.

O planejamento dinamico das metas contra a linha do tempo permite que o patrocinador ganhe entendimento natural das necessidades e da qualidade do investimento. A organização de projetos trabalha a transição mental do nível executivo e financeiro pela atividade personalizada com o Chief Financial Officer (CFO) e time de projeto sobre a expectativa da execução do orçamento em relação ao plano real de realização. Existe sempre a explicitação do que ficou de fora. Os acionistas e investidores não tem assento nestas reuniões por isto é fundamental a formalização dinâmica da previsão do plano de investimento. Isto significa na prática que a visão do time ágil deve ser especulativa em relação à estratégia e inovadora em relação ao produto ou serviço. É muito provável que exista um nível significativo de modificação em relação ao: (i) uso dos recursos, (ii) expectativas de curto, médio e longo prazo e (iii) atividades planejadas. Em outras palavras, o desenvolvimento ágil é uma corrida mental em relação aos métodos tradicionais de planejamento de escopo, custo e prazo.

Os patrocinadores participam ativamente na comunicação com os investidores e executivos sobre a classificação atual do investimento. Os requisitos das entregas condicionados aos recursos mantêm o gerenciamento efetivo da dissonância cognitiva dos clientes. O time ágil é capaz de manter as opções abertas e avançar na interatividade com um molde incremental do projeto. A formatação interativa não significa que o custo ou necessidade final de recursos não é estabelecido ou exato. No entanto, é claro que existe um caminho prático que precisa ser trilhado para chegar lá. O time ágil capacitado consegue mitigar vários riscos e desafios e superar as barreiras naturais dos projetos com efetividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário