terça-feira, 23 de abril de 2024

Quem disse que não pode piorar?

Recentemente o presidente do Brasil afirmou que o país não precisa da tecnologia de inteligência artificial, por causa da capacidade do povo de enfrentar desafios ("Brasil não precisa de inteligência artificial", diz Lula em evento em Pernambuco, https://www.terra.com.br/byte/brasil-nao-precisa-de-inteligencia-artificial-diz-lula-em-evento-em-pernambuco,0d02aa1f951f21782752aa2e04793e5boox020aq.html#:~:text=O%20presidente%20Luiz%20In%C3%A1cio%20Lula,pa%C3%ADs%20n%C3%A3o%20precisa%20da%20tecnologia., acessado em 23/04/2024).

 

Em menos de um mês, vieram à tona fatos que revelam como o Brasil precisa da tecnologia de inteligência artificial e como as pessoas estão despreparadas para enfrentar os desafios do século XXI.

 

O artigo “Governo recupera R$ 2 mi e suspeita de cooperação de servidores em invasão” (https://noticias.uol.com.br/colunas/leticia-casado/2024/04/23/governo-milhoes-invasao-sistema.htm) revelou que três gestores caíram em golpe que deixou vulnerável a conta no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) e um deles caiu no golpe duas vezes.

 

Uma inteligência artificial focada em segurança digital teria alertado os gestores sobre a tentativa de golpe e teria impedido o desvio de pelo menos 3,5 milhões de reais.

 

É como dizem por aí: Quem fala demais tem a boca queimada.

 

No artigo “Empresários são alvos da PF por suposto desvio milionário do SUS” (https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2024/04/23/empresarios-sao-alvos-da-pf-por-suposto-desvio-de-r-30-milhoes-do-sus.htm) foi revelado que organizações sem fins lucrativos foram usadas para fraudar licitações e desviar recursos públicos da saúde durante a pandemia da covid-19.

 

É mais um caso em que a inteligência artificial pode ser utilizada para inviabilizar as ações dos malfeitores. A capacidade do povo de enfrentar desafios permitiu o desvio de R$ 14 milhões.

 

O Brasil pode escolher entre a racionalidade da otimização dos recursos e a soberba das perdas infinitas. Eu recomendo escolher a racionalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário