segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Credibilidade

Em 2019, foi sancionada pelo presidente do Brasil, a lei que permitia a inclusão automática de todos os consumidores no cadastro positivo com a alegação que o consumidor conseguiria crédito mais barato. Fonte: Cadastro positivo automático começa e promete juro menor a bons pagadores, https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2019/07/09/cadastro-positivo-comeca.htm, acessado em 28/08/2023.

 

Em 2023, a taxa média do rotativo do cartão de crédito subiu para espetaculares 445,7% ao ano. Fonte: Juros do rotativo do cartão de crédito sobem a 445% ao ano, diz BC, https://www.cnnbrasil.com.br/economia/juros-do-rotativo-do-cartao-de-credito-sobem-a-445-ao-ano-diz-bc/#:~:text=ano%2C%20diz%20BC-,Juros%20do%20rotativo%20do%20cart%C3%A3o%20de%20cr%C3%A9dito,445%25%20ao%20ano%2C%20diz%20BC&text=Assunto%20do%20momento%2C%20o%20juro,porcentuais%20de%20junho%20para%20julho.).

 

Leitura complementar: Mais de 70% dos brasileiros já foram alvo de golpes financeiros na internet, https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painelsa/2023/07/mais-de-70-dos-brasileiros-ja-foram-alvo-de-golpes-financeiros-na-internet.shtml?utm_source=sharenativo&utm_medium=social&utm_campaign=sharenativo.

 

Foi criada uma gigantesca vulnerabilidade na estrutura de privacidade do brasileiro e a promessa de entregar juros menores ficou apenas no território das promessas.

 

A resistência que os investidores têm em relação ao Brasil, passa em grande dimensão pelo território da credibilidade. Baixa credibilidade gera baixo investimento.

 

Nos últimos anos, a taxa de investimento sempre ficou aquém das expectativas e necessidades do Brasil.

 

A credibilidade é uma condição habilitadora para o negócio em praticamente todos os setores da economia.

 

Recentemente a entrada da Shein sacudiu o varejo de roupas do Brasil. Muitos falaram que os preços menores da Shein eram o resultado de roupas baixa qualidade.

 

É muito difícil entender como uma empresa que vale mais de US$ 100 bilhões cresce vendendo roupas de baixa qualidade.

 

Infelizmente muitos estão olhando para dogmas de fé e brigando contra os fatos.

 

Com raras exceções, o varejo brasileiro apresenta qualidade e confiabilidade.

 

Minha experiência com um supermercado famoso e rico é bastante negativa. No aplicativo o cliente pode escolher a data e horário da entrega. Até aí tudo está perfeito, mas na hora da entrega ...

 

O chatboat envia a mensagem que a sua entrega e a próxima, e a entrega ocorre com muitas horas de atraso, prejudicando assim o consumidor que contava com a entrega naquele horário (em diversos casos ele ficou o dia inteiro em casa em regime de espera infinita, pois o supermercado pede um documento do comprador).

 

Um outro caso, ocorreu quando comprei alguns remédios de uso contínuo em uma das maiores redes de farmácias aqui no Brasil. No dia da entrega nada aconteceu. No dia seguinte, liguei e falei com operador humano que disse que o meu caso era prioridade máxima e que até amanhã a entrega ocorreria.

 

Não ocorreu. Liguei novamente e rolou todo um conjunto de patacoadas do tipo “tamo junto”, “você é muito importante para nós” etc.

 

É claro que a entrega não ocorreu novamente. A solução foi cancelar o pedido e nunca mais comprar nesta rede de farmácias.

 

Felizmente, existem os que fazem valer a qualidade no Brasil e cumprem as suas promessas (por isto eu cito o nome). A rede Panvel de farmácias cumpre com enorme categoria as suas promessas.

 

Virei cliente do elevado nível de confiabilidade da Pavel, os que não entregam as promessas vão para a vala comum do ostracismo.

 

No Service Desk ocorre fenômeno semelhante, quando um especialista olha para uma empresa e diz que ela tem isto e aquilo e tem uma base de conhecimento e não verifica a qualidade do conteúdo, este especialista apenas dissemina a mediocridade em diversos setores da economia nacional.

 

Erros triviais ocorrem na organização de tecnologia de diversas empresas aqui no Brasil. Em muitos casos os erros são fatais porque os clientes largam a mão da mediocridade.

 

Alguns disseminadores, alegam que o problema é do chatbot ou da inteligência artificial, quando na realidade o problema é o conteúdo da base de conhecimento.

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