segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

UM DIA NA VIDA DE UM TURISTA NA COPA

O alarme da aplicação “acorde na hora certa” do meu tablet tocou as deliciosas musicas selecionadas e eu acordei animado. A primeira coisa que fiz foi checar o app transito para avaliar possíveis atrasos. Depois olhei o portal “amigo do turista” para saber se teremos festas de noite. Que maravilha, hoje é dia da noite italiana no Bexiga. Preciso me preparar para me esbaldar. Programo o tablet para o modo muito exercício e pouca caloria nas refeições do dia. O app “amigos” me informa que é dia do professor e preparo o envio de e-cards para eles. O app “saúde” me ajuda a escolher o café da manhã e envia para a aplicação de hospitalidade do hotel a minha escolha com o horário e mesa. Adoro fazer a primeira refeição com os animados árabes.



Entro no chuveiro e o app “ecobanho” me ajuda a programar o tempo e temperatura da água. Após os revigorantes dez minutos o alarme toca e interrompe a agua. Vou me trocar ajudado pela aplicação “tempo” e escolho a roupa conhecendo a previsão do tempo para a minha rápida viagem para Campinas e festa no Bexiga de noite. Apesar do software não ter bom gosto para as cores e combinações ele ajuda muito na proteção contra o frio e chuva. Eu vou pegar um taxi até o campo de marte e um pequeno voo para o polo de tecnologia.



O tablet me permitiu confirmar a reserva do voo e previsão da saída e chegada e escolher o melhor roteiro de taxi entre a avenida paulista e o campo de marte. Recebi informações sobre o tempo estimado e custo na moeda local, dólar e minha. Logo que entrei no taxi o app sincronizou o roteiro com o computador do taxi destacando para o motorista qual o caminho que escolhi fazer.  Durante o caminho eu leio os meus e-mails e baixo para o modo desconectado as minhas mensagens nas redes sociais. Até chegar a campinas eu vou conseguir ler os jornais do dia publicados no app “hub de noticias”.



Chego a campinas e tenho que esperar apenas um minuto pelo motorista que vai me levar para a fábrica. Como agora posso entrar no modo conectado eu consigo enviar instantaneamente todas as mensagens urgentes de negócio. Percebo que o meu assistente virtual reservou para amanhã o horário das 10h00min as 11h00min para uma reunião com os investidores em um elegante shopping na avenida paulista. O app automaticamente atualizou a agenda integrada com o vestiário é já existem algumas sugestões de roupas conforme o roteiro e tempo. Depois eu terei uma reunião informal com a mídia especializada em tecnologia e depois terei o dia livre para ir aos jogos e festas.



A reunião em campinas foi muito interessante e os representantes de todas as filiais da América do sul estiveram presentes. Recebi uma ligação urgente do escritório do meu país no app ligue fácil grátis” e o Jeffrey explicou com imagens e gestos os cuidados que preciso ter quando alugar o carro para passear pela cidade de São Paulo. Ele reforçou varias questões da legislação do transito sobre cinto de segurança, bebida, faixa de pedestre e celular. Destacou também a importância de olhar periodicamente a situação do transito porque existem mudanças rápidas e bruscas. Outro ponto que ele reforçou foi a questão de usar celular nos bancos. Ele me mandou um vídeo bastante didático e programou a minha agenda para que o app “lei” configure o tablet conforme o ambiente.



A aplicação “voofeliz” solicita atualização dos dados baixados no modo desconectado para nova verificação da situação do transito e voo. Felizmente não existem novidades ruins ou atrasos. O app “bagfeliz” liberou a minha bagagem em poucos minutos e pude partir imediatamente.  Em São Paulo, o motorista recebe a noticia no rádio de um acidente de transito e recomenda a revisão da rota para a paulista. O GPS oferece algumas alternativas interessantes e eu escolho uma. O app automaticamente atualiza o computador de bordo do taxi e vamos embora para a festa da noite.



Cheguei cedo na festa e o meu sistema de navegação me recomenda ir para um bucólico e agradável café nas imediações.  Eu seleciono o Bucks na lista e a aplicação encontra o melhor caminho a pé para lá e apresenta as direções conforme vou andando. O app dispara um alarme toda vez que passo por uma arquitetura histórica do meu interesse. O café é realmente sensacional e me sinto tão confortável que resolvo baixar o ultimo livro do Ricardo Mansur. Fiquei inebriado com o tema governança dos serviços de TI na copa. Pago a conta digitalmente. Ao me aproximar do bexiga percebi o alvoroço da festa e fui imediatamente para a entrada. Realmente o brasileiro de São Paulo é um povo muito amigável. A noite foi inesquecível. Tirei muitas fotos e o app publicou imediatamente todas na minha rede social.



Vou dormir feliz e deitado na cama deixo a minha mente viajar pelo meu gostoso dia. Percebo que sou uma ilha cercada de vários serviços de TI. Fico imaginado como é possível o invisível gerenciamento de serviços de TI fazer um trabalho tão bom.