quarta-feira, 24 de junho de 2026

Segurança zero

O artigo “Defesa Civil alertou o Brasil de que nossa cibersegurança é um fiasco” (https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ronaldolemos/2026/06/defesa-civil-alertou-o-brasil-de-que-nossa-ciberseguranca-e-um-fiasco.shtml?utm_source=sharenativo&utm_medium=social&utm_campaign=sharenativo, acessado em 24/06/2026) revelou que o Brasil está muito atrasado em relação a cibersegurança e que a desmoralização de sistemas tem um custo claro em vidas.

 

É a famosa estória do menino e do lobo que gritou lobo falsamente que um dia as pessoas passam a ignorar os seus alertas.

 

Em todos os países, que vivem no ano de 2026, o acesso a um sistema de alerta precisa ser validado por uma cadeia de autenticação criptográfica.

 

Ou seja, o roubo das credenciais de um usuário credenciado não gera falsos alarmes, porque diversas entidades que assinaram um termo de responsabilidade precisam validar o alarme.

 

A política de duração limitada por tempo de todas as credenciais e de revalidação obrigatória das senhas, assim como a obrigatoriedade de uso de tokens validadores de curta duração são ferramentas que impedem a desmoralização do importante sistema de alarmes.

 

Algumas pessoas que receberam os alarmes e o sinal sonoro acharam que o seu dispositivo estava sendo invadido, por isto, é importante que as entidades divulguem como o sistema de alarmes funciona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário