quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Transformação digital no Brasil


A transformação digital e a economia dos aplicativos estão presentes em definitivo no dia-a-dia dos brasileiros. A pergunta que todos deveriam estar fazendo é qual impacto os fenômenos tecnológicos estão causando no bolso dos brasileiros?

Dentre as milhares de iniciativas em curso eu vou destacar apenas duas. Elas são genéricas o suficiente para causar impactos relevantes e são completas para descrever grandes setores da economia.

Carrefour quer democratizar alimentação saudável, https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2019/07/01/carrefour-quer-democratizar-alimentacao-saudavel.html, acessado em 30/10/2019.



O Carrefour criou uma importante oportunidade de negócio com a transformação digital da sua operação. A criação da plataforma Act for Food tem foco empresarial bem direcionado. A empresa está usando o conhecimento do MasterChef Raul Lemos para criar um mercado de alimentação saudável.

A inteligência artificial da plataforma vai acompanhar individualmente cada um dos membros do ecossistema. A assistente virtual Carina vai entender e analisar os interesses e necessidades individuais para que os clientes da plataforma e do Carrefour alcancem o sucesso.

Se no primeiro momento a plataforma está focada em alimentos saudáveis, receitas de dez Reais e comportamentos individuais e coletivos, no segundo momento da transformação digital a meta será a criação de um ecossistema focado em hábitos e comportamentos saudáveis. É uma releitura da geração saúde.

No ecossistema serão agregados produtos e serviços que habilitam o sucesso do cliente de ter uma vida mais saudável. O aprendizado das técnicas para o melhor aproveitamento dos alimentos vai estimular a eliminação das perdas e desperdícios da cadeia alimentar. O bolso das pessoas será mais saudável. A eliminação das perdas monetárias permitirá que a plataforma incorpore ofertas complementares. Por exemplo:

·        Descontos coletivos nos planos de saúde por causa de hábitos saudáveis 
·        Uso de pulseiras inteligentes para controle de pressão ou para evitar determinados alimentos ou para estimular o consumo de outros tipos de alimentos ou para escolher receitas mais adequadas
·        Ofertas de alimentos orgânicos e sustentáveis
·        Receitas para os pets
·        Descontos coletivos para usar clubes e academias fora do horário de pico

Enfim, a Inteligência Artificial vai permitir que o ecossistema venda assinaturas recorrentes de pacotes personalizados de alimentos conforme as necessidades e objetivos diários de cada um dos moradores da residência. É uma gigantesca revolução da forma de entregar alimentos no Brasil. A economia gerada será de dezenas de bilhões de reais.

O caso do robô no hotel é uma outra forma de transformação digital revolucionária. O uso do reconhecimento facial para a abertura da porta do quarto, faz com que apenas o hóspede e o robô tenham acesso ao recinto. Furtos e roubos dentro das dependências do hotel são eliminados com tal prática, pois o robô é monitorado e gravado em 100% do tempo. A única variável sem controle neste sistema é o hóspede.

O robô leva todos os pedidos para o quarto e apenas o hóspede pode abrir o seu compartimento usando o reconhecimento facial. Todo o atendimento das necessidades dos hóspedes é feito por uma inteligência artificial e existe desta forma controle fim-a-fim de cada um dos chamados. Apenas o hóspede finaliza um chamado. Ele sempre usa reconhecimento facial para validar, aprovar e assinar um atendimento.

É evidente que o banco de dados do reconhecimento facial estará interligado com o das autoridades públicas. Criminosos procurados não mais poderão usar motéis e hotéis. O reconhecimento facial enviará alertas para as autoridades competentes. Esta sistemática favorece tanto o hotel como as autoridades. Ao assegurar que apenas pessoas honestas tem acesso ao seu estabelecimento, o hotel aumentará a sua confiabilidade.

O acesso via reconhecimento facial para as áreas públicas de piscinas, academias, restaurantes e bares garante uma forma de cobrança justa e de fácil comprovação. Os robôs usados na limpeza das áreas públicas do hotel e atendimento nos seus restaurantes e bares garantem níveis elevados de qualidade e repetibilidade.

A economia gerada pelos robôs em termos de eliminação de perdas, desprecio, roubos, furtos, seguros e mão de obra permite a recuperação do investimento em aproximadamente oito anos. Como a robotização inteligente é um atrativo comercial, então é possível que a taxa de ocupação dos quartos aumente reduzindo mais ainda o tempo de retorno do investimento.

A transformação digital do atendimento não está relacionada com o uso da tecnologia de bots, agentes inteligentes etc. Ela está diretamente relacionada com a inteligência do sistema. Em outras palavras o treinamento da inteligência artificial é o fator crítico de sucesso desta emocionante empreitada de entregar resultado para o sucesso do cliente.

Conclusões

A transformação digital está viabilizando a cobrança por uso efetivo. Em outras palavras, ela esticou ao máximo os benefícios da economia do compartilhamento. Agora não estamos mais falando de diversas pessoas compartilhando o uso de um determinado ativo, estamos falando das pessoas pagando apenas pelo que efetivamente usaram do ativo. O custo marginal unitário caí abruptamente neste modelo de negócio.

As empresas maximizam o seu lucro porque passam à contar com uma renda recorrente que viabiliza o negócio no médio e longo prazo. A inflação dos brasileiros também cai com muita força conforme este formato ganha corpo na sociedade (Alimentos mais baratos contribuem para deflação de 0,04% em setembro, https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/10/queda-no-preco-dos-alimentos-contribui-para-deflacao-de-004-em-setembro.shtml). Produtos da cesta básica dos brasileiros como, por exemplo, caem de preço pela eliminação das perdas e desperdícios nos supermercados, feiras etc.

Os Apps e plataformas como Act for Food do Carrefour demandaram pela criação de um novo sistema de logística e controle de estoque que elimina as perdas dos alimentos de milhões de reais no Brasil por causa do prazo vencido. A inteligência artificial automaticamente colocará em oferta os produtos cujo vencimento está próximo fazendo com que as empresas não registrem mais estas perdas operacionais. O custo da manipulação e transporte do dinheiro físico nos caixas dos supermercados é eliminado com a transformação digital. O custo do seguro do empreendimento também cai fortemente com a digitalização. Como os ativos estão em alguns poucos armazéns centrais bem protegidos, então não existem ativos de elevado valor nas lojas físicas e nem nas plataformas digitais.

Em muitos casos os produtos em armazenados nas instalações do produtor rural e apenas quando ele é vendido é que o supermercado é faturado. Todos estes componentes e diversos outros não citados aqui permitem uma forte redução dos custos operacionais no Brasil. O resultado disto é redução dos preços e, portanto, é possível afirmar que a transformação digital vai gerar o colateral de aumentar a renda real do Brasileiro.

O caso a seguir do novo formato para o seguro dos automóveis permite ver com grande facilidade como será possível oferecer o mesmo acesso de um produto ou serviço como um preço muito menor. A transformação digital permite a completa eliminação das imperfeiçoes das informações. O resultado é a eliminação das ineficiências, perdas e desperdícios. O bolso do brasileiro agradece.

O André Gregori afirmou que o será paga uma mensalidade mais uma taxa por rodagem. A inteligência artificial avaliará a condução do veículo segurado conforme a prudência do motorista. A taxa por rodagem é dinâmica e será determinada pela forma como a veículo está sendo conduzido.




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