terça-feira, 5 de novembro de 2019

O dia que o suporte técnico mais uma vez encolheu a produtividade do Brasil


Nos últimos cinco anos eu venho insistentemente mostrando as situações onde o uso do computador reduziu a produtividade do trabalhador brasileiro. Em diversos eventos que participei ficou muito claro que os profissionais de suporte técnico ou não tinham interesse assunto ou simplesmente não eram capazes de entender o impacto das suas decisões. O interesse deles estava voltado para questões mais mundanas, como por exemplo, obter uma fórmula mágica para fazer o chefe para contratar mais analistas.

Infelizmente os eventos específicos de suporte técnico são medíocres ao extremo. Abordar assuntos relevantes está totalmente fora do propósito dos organizadores e palestrantes. É a cultura da produção do esgoto intelectual.

A consequência de tamanha falta de informação é a falha em um dos temas elementares da tecnologia. No domingo dia 03 de novembro de 2019 diversos celulares, computadores e relógios adiantaram uma hora por causa da configuração do horário de verão.

No artigo “Celulares voltam a adiantar uma hora, mesmo sem horário de verão” (https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/11/celulares-voltam-a-adiantar-uma-hora-mesmo-sem-horario-de-verao.shtml, acessado em 05/11/2019) um relógio de rua foi coberto com papel por causa da enorme confusão causada pelo horário errado. Do ponto de vista técnico, a exatidão do relógio dos equipamentos é um item elementar e básico. Qualquer um é capaz de fazer a configuração correta. Só que não foi assim que ocorreu.

Um erro ridículo de configuração levou o país para enormes perdas materiais (quando falo em perdas materiais estou falando em dinheiro). Mais uma vez o Brasil andou para traz por causa do suporte técnico. Não adianta querer falar de transformação digital sem antes falar de perda de produtividade. Infelizmente a mediocridade abunda no território tupiniquim.

A consequência da mudança do horário de verão ocorrida de forma desorganizada foi a perda de muito dinheiro. A solução para arrumar o problema consumiu mais dinheiro no retrabalho.

Um caso bem simples ocorreu em um hospital. Uma cirurgia que começou as 23:30 e terminou as 00:30 foi registrada no sistema como finalizada as 01:30 por causa da mudança do horário. O custo dos recursos utilizados dobrou. Para consertar o erro foi preciso deletar o registro e criar um. Como estamos falando de centenas de milhares de casos semelhantes é só multiplicar o custo unitário para descobrir que milhões foram gastos apenas para retornar à condição inicial.

Foram emitidos dezenas de alertas durante o ano para mudar a configuração de ajuste automático do horário de verão para ajuste manual. A organização do suporte técnico ignorou todos eles. Preferiu esperar para ver. O Brasil perdeu muito.

Algo elementar e fácil que poderia ter sido feito de forma programada não foi feito. Ainda bem que estamos entrando na era da Inteligência Artificial. Em breve, os computadores vão fazer o trabalho que os analistas de suporte são incapazes de fazer. O bolso do brasileiro vai agradecer.

Neste novo contexto, os eventos irão desaparecer, pois os analistas técnicos amargurarão um longo desemprego. É o preço da mediocridade. A boa notícia é que os spams falando que todos os convites foram vendidos vão acabar.

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