terça-feira, 12 de novembro de 2019

Impacto da Transformação Digital (TD) no crescimento do PIB brasileiro


Ainda é comum encontrar homens e mulheres de negócio afirmando que a Tecnologia de Informações (TI) é um mal necessário. Nos meus encontros com os empresários de TI, a pergunta que praticamente todos fazem está relacionada com as justificativas para o investimento em TI.

Infelizmente a realidade nacional revela que o nosso nível cultural e bastante pobre em termos do impacto da TI nos empreendimentos. É decepcionante encontrar tais dificuldades, mas esta é a nossa dura realidade. Os fatos estão ocorrendo bem debaixo dos narizes, mas para muitos eles são invisíveis.

Nos últimos anos, a TD gerou uma profunda mudança no modelo de negócios do varejo. A transformação do ambiente analógico e caro dominado por poucas empresas em um ambiente digital, com grande quantidade de concorrentes e com custo marginal zero para as transações foi viabilizada pela guerra das maquinhas (Tecnologia aumenta disputa e ajuda a baratear crédito, diz diretor do BC, https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2019/11/12/bc-fintechs-meios-de-pagamento-credito-consumidor-open-banking-concorrencia.htm, acessado em 12/11/2019).

Todas as taxas operacionais para as transações com cartões caíram abruptamente nos últimos três anos. As taxas que o comercio pagava de débito, crédito à vista, crédito à vista antecipado, crédito à vista para saldo em 30 dias, parcelamento para saldo antecipado, parcelamento para saldo em 30 dias, parcelamento para saldo a cada 30 dias, desconto etc. foram derrubadas pela forte concorrência e pela redução do custo unitário (Guerra das maquininhas volta a derrubar taxas para o comércio, https://dcomercio.com.br/categoria/financas/guerra-das-maquininhas-volta-a-derrubar-taxas-para-o-comercio).


Os ganhos de escala habilitados pelo custo marginal zero das transações permitiram que os riscos e custos unitários fossem reduzidos abruptamente. O comercio ganhou com isto bilhões de reais em adiantamento de valores que foram utilizados como capital de giro do negócio (Qual máquina de cartão tem a melhor taxa de transação?, https://br.mobiletransaction.org/maquina-de-cartao-melhor-taxa/).

A eliminação da imperfeição das informações (A hora é de comparar os preços das maquininhas, https://dcomercio.com.br/categoria/financas/a-hora-e-de-comparar-os-precos-das-maquininhas) habilitada pela TI, permitiu que o comercio em todo o Brasil usufrua dos benefícios da redução das taxas e aproveite as vantagens do aumento do fluxo de caixa.

A transformação digital habilitou a criação de dezenas de plataformas que exploram os ganhos de escala das nuvens computacionais para processar as transações com custo unitário mínimo. Como consequência deste ambiente fortemente competitivo, as taxas cobradas do comércio caíram abruptamente. O resultado foi um forte crescimento do capital de giro das empresas. A consequência desta movimentação é o impulsionamento do consumo e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário