quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Porque os projetos de TIC fracassam?

Os projetos fracassam por motivos diferentes. A lista a seguir não pretende esgotar o assunto, mas é uma relevante fonte de ajuda.


Fracasso planejado - Ocorre quando o projeto não consegue agregar valor ou capacidade suficiente para superar os obstáculos inerentes ao processo. Neste caso a falha ocorreu no começo.
Fracasso do patrocinador - Ocorre quando o líder do projeto não está engajado ativamente ou não tem autoridade para tomar as decisões críticas para o sucesso.
Fracasso no plano e definição e escopo - Ocorre quando o escopo não foi claramente definido e o líder do projeto não tem ferramentas para definir os entregáveis.
Fracasso nas comunicações - Ocorre quando as comunicações não são freqüentes ou honestas. As conversas sobre os problemas dos projetos são evitadas.
Fracasso na disciplina - Ocorre quando a metodologia do processo ou projeto a permite negligencias. Os fatores de mitigação inerentes aos processos nunca são usados.
Fracasso do fornecedor - Ocorre quando a estrutura de relacionamento do fornecedor não permite comunicação plena e ajustes.

A classificação dos fracassos por tipo é um estratagema interessante para determinar a causa raiz dos problemas. A lista oferece um caminho importante para discutir os problemas. Os sete pontos para alcançar o sucesso nos projetos de TIC são a outra face da estratégia de dividir os problemas em menores. Os pontos para o sucesso dos projetos são:
1. Plano de negócio
2. Participação efetiva dos stakeholders e usuários
3. Apoio da alta administração
4. Gerenciamento da cadeia de valor do projeto
5. Gerenciamento do projeto
6. Gerenciamento das mudanças
7. Disponibilidade dos recursos

Em geral a comunicação pobre facilita o não entendimento da causa raiz de muitos fracassos, por isto todos os esforços sérios que permitem a identificação da causa raiz são muito bem vindos. Classificar os fracassos por família permite a comunicação plena e facilita a superação de fato dos desafios dos projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário