quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Tecnologia Blockchain na indústria da moda

A tecnologia Blockchain está sendo utilizada como uma força transformadora na indústria da moda por causa da transparência e rastreabilidade aprimorada da cadeia de suprimentos.

 

A tecnologia está sendo usada no enfrentamento dos desafios do setor da moda relacionados com a falsificação, com o fornecimento ético e com o impacto ambiental.

 

O livro-razão descentralizado e imutável permite o rastreamento em tempo real dos produtos (matérias-primas até os produtos acabados), ou seja, os consumidores são informados sobre as origens dos produtos e as condições em que eles foram fabricados.

 

O ecossistema empresarial da indústria da moda está usando a visibilidade aprimorada da sua cadeia de suprimentos para melhorar a monitoração das suas práticas de sustentabilidade ambiental.

 

Os registros digitais à prova de adulteração, estão sendo usados para verificar a autenticidade dos produtos e para reduzir o risco da presença de falsificações no mercado.

 

O registro inalterável das origens dos materiais permitiu a verificação do fornecimento ético, ou seja, aumento do grau de confiança do consumidor na marca e incentivo para a adoção de práticas de fornecimento mais responsáveis.

 

A rede Blockchain agilizou as operações da cadeia de suprimentos, pela redução da burocracia redundante e ineficiente e pela facilitação do processo de auditoria (os certificados de transações tradicionais manuais foram substituídos por um sistema mais eficiente que conecta os produtos físicos com os registros digitais em tempo real).

 

A tecnologia Blockchain está sendo utilizada nas iniciativas de sustentabilidade, pois elas permitem que o ecossistema empresarial rastreie o impacto ambiental em toda a cadeia de suprimentos, ou seja, aumento do grau de conformidade com as práticas de redução dos desperdícios e incentivo para a economia circular.

 

O futuro do Blockchain na indústria da moda é bastante promissor, pois as empresas estão enxergando o valor agregado da transparência e responsabilidade aprimorada.

 

Os consumidores estão demandando cada vez mais por produtos produzidos de forma ética e sustentável e as marcas já perceberam a vantagem competitiva gerada pelo aumento do grau de confiança dos consumidores em relação a autenticidade dos produtos e as práticas de sustentabilidade ambiental.

 

Referências:

 

https://www.frontiersin.org/journals/blockchain/articles/10.3389/fbloc.2023.1044723/full, Exploring the potential of blockchain technology within the fashion and textile supply chain with a focus on traceability, transparency, and product authenticity: A systematic review, acessado em xx/xx/2024

 

https://supplychainstrategy.media/blog/2024/05/09/can-blockchain-help-clean-up-fast-fashion-supply-chains/, Can blockchain help clean up fast fashion supply chains?, acessado em xx/xx/2024

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