quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Melhores perguntas. Melhores respostas.

A Pesquisa “Large Language Model Influence on Diagnostic Reasoning. A Randomized Clinical Trial” (https://jamanetwork.com/journals/jamanetworkopen/fullarticle/2825395, acessado em 25/11/2024) revelou que os médicos que usaram os recursos da ChatGPT Plus (Large Language Model) alcançaram média de aproveitamento nas soluções dos casos clínicos de 76% e os médicos que usaram os recursos convencionais alcançaram média de 74%.

 

Os autores da pesquisa descreveram os mesmos seis casos clínicos dos médicos para a inteligência artificial alcançaram o resultado de 95% de aproveitamento.

 

É fácil perceber pelo estudo que os médicos selecionados para a pesquisa não souberam explorar o todo o potencial do ChatGPT Plus nas suas perguntas.

 

Estamos falando de profissionais muito bem capacitados, com bom nível de experiência profissional e muito inteligentes que não foram capazes de elaborar as perguntas corretas para solucionar os casos clínicos.

 

O Russel Ackoff que era chamado de mestre pelo Peter Drucker, mostrou com muita clareza que sabedoria (resposta ao porquê) não é o mesmo que conhecimento (resposta ao como).

 

Os profissionais mais experientes dotados da capacidade sabedoria estão obtendo resultados muito mais expressivos com o uso da inteligência artificial do que os mais jovens.

 

A inteligência artificial é uma das raras tecnologias em que o resultado alcançado depende da sabedoria do usuário, ou seja, quem faz melhores perguntas recebe melhores respostas.

 

Já existem no Brasil empresas que estão treinando os seus profissionais para usar a inteligência artificial. Infelizmente, estas empresas ainda não perceberam que o treinamento é infrutífero se a sabedoria é restrita.

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