terça-feira, 13 de agosto de 2024

Cancelar serviço no Brasil? Fácil ou difícil?

Para cancelar um serviço no Brasil é preciso passar por um desafio Herculano. É um nível de burocracia e inconsistência raramente visto em outros países.

 

É simplesmente inacreditável a experiência oferecida pelas empresas no momento do cancelamento de um serviço.

 

São perguntas e mais perguntas redundantes que irritam o cliente e o tornam um inimigo da marca.

 

Empresas que tanto falam do sucesso do cliente, colocam o botão para cancelar o serviço de forma escondida ou sequer o colocam.

 

Em muitos casos, o botão de cancelar abre uma tela de WhatsApp e um atendente humano processa o cancelamento fazendo as mesmas perguntas diversas vezes.

 

Na plataforma ReclameAqui (https://www.reclameaqui.com.br/, acessado em 12/08/2024) existem diversas reclamações sobre a dificuldade ou impossibilidade de cancelar um serviço.

 

É completamente fora do bom senso que uma empresa crie barreiras desta ordem de grandeza para o cancelamento de um serviço, pois isto é um claro indicador de falta de qualidade e de afastamento de possíveis novos clientes.

 

As pessoas e empresas estão usando as ferramentas de inteligência artificial para avaliar os fornecedores de serviços em diversas dimensões. Uma delas é o volume de reclamações sobre as dificuldades de cancelar um serviço.

 

Ninguém quer passar horas com um atendente do fornecedor para cancelar um serviço. É preciso que os fornecedores de serviço tenham um maior cuidado com a experiência do usuário no momento do cancelamento, porque as plataformas inteligentes de reclamações falam e falam muito com os clientes.

 

 

 

 

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