quarta-feira, 5 de julho de 2023

Falha nossa

Como é possível para um sistema digital bloquear 40 mil cartões sem que o administrador tenha dado um comando para tal? Fonte: Quem teve Bilhete Único bloqueado poderá andar de graça em ônibus, metrô e CPTM (Orientação é da SPTrans, da prefeitura, e do Governo de SP, após falha que bloqueou 40 mil cartões), https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2023/07/quem-teve-bilhete-unico-bloqueado-podera-andar-de-graca-em-onibus-metro-e-cptm.shtml?utm_source=sharenativo&utm_medium=social&utm_campaign=sharenativo, acessado em 04/07/2023.

 

Este fenômeno está longe de ser uma falha simples. Mesmo que tenha sido um erro acidental é preciso ser transparente sobre o que realmente ocorreu.

 

É um nível de falha de grande proporção. Uma falha no software do sistema que gere uma consequência de tal envergadura deve ser cuidadosamente avaliada, pois o ar ficou com cheiro de defeito grave.

 

Se o bloqueio for consequência de um erro operacional humano é preciso estabelecer uma política de gestão do sistema que impeça uma consequência tão ampla.

 

Qualquer que seja a origem da falha é preciso ter transparência na comunicação da falha e das providências para que inexista repetição futura.

 

O tempo das pessoas é valioso e por isto não pode ser desperdiçado em filas de 4 horas para mitigar um erro da gestão do sistema.

 

Em 2023, a máxima tempo é dinheiro representa uma das verdades da era do conhecimento.

 

O tempo perdido pelas pessoas para trocar o seu cartão do Bilhete Único impactou diversas empresas que ficaram com a sua mão de obra indisponível porque estavam em uma fila de 4 horas.

 

Muitas cadeias produtivas foram afetadas negativamente. No frigir dos ovos o PIB do país foi impactado por uma falha operacional em um sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário