terça-feira, 25 de julho de 2023

Não se usa smoking em uma praia de nudismo

Em 2015, o livro “Sociedade com custo marginal zero” do premiado autor Jeremy Rifkin foi publicado em português pela editora M. Books.

 

O autor afirmou que os bens comuns colaborativos estão transformando o modo de vida da sociedade pela aceleração da produtividade e pela redução para praticamente zero do custo marginal para produzir e distribuir unidades adicionais de bens e serviços.

 

O preço de venda de um produto ou serviço está intimamente relacionado com o seu custo de produção e com o mercado, ou em outras palavras com a qualidade da entrega e com o preço da concorrência.

 

As ofertas do helpdesk não fogem desta regra, ou seja, o preço de venda é determinado pelo preço da concorrência e pela qualidade da entrega (custos).

 

Na era do conhecimento, o custo marginal para uma nova entrega é praticamente zero, porque é possível capturar as informações e conhecimentos que estão disponíveis na internet com custo praticamente zero.

 

Em outras palavras, é possível melhorar a qualidade das entregas sem pressionar os custos e entregar produtos e serviços melhores para os clientes.

 

Uma empresa de helpdesk pode explorar as oportunidades do custo marginal zero para aumentar a sua participação no mercado, para derrotar os concorrentes nas licitações etc.

 

A melhoria da qualidade não implica nem em aumento no uso de recursos (por exemplo, mão de obra e espaço físico do escritório) nem no aumento dos custos.

 

Os ganhos de produtividade permitem que a mesma estrutura de custos e recursos melhore os produtos, serviços e nível de satisfação dos clientes.

 

Na era dos bens comuns colaborativos, os ganhos de produtividade advêm tanto das melhorias na gestão do conhecimento, quanto da evolução do gerenciamento administrativo do helpdesk.

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