quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Demonstração do valor de TI

Foram publicadas pesquisas que revelam que a organização de tecnologia ainda está falhando muito na demonstração dos resultados alcançados pela TI.

 

A pesquisa CEO-CIO Alignment Diagnostic do Info-Tech Research Group revelou que 80% dos CIOs e CEOs estavam frustrados com as falhas da TI em agregar valor para o negócio. Fonte: 4 passos para provar o valor da TI para o negócio, https://itforum.com.br/noticias/4-passos-para-provar-o-valor-da-ti-para-o-negocio/, acessado em 05/10/2022.

 

Este blog publicou em diversos momentos sobre a importância da demonstração de resultados obtidos pela organização de tecnologia e comunicações.

 

Um dos pontos destacados com enorme frequência é a comunicação na língua do dinheiro, ou seja, números objetivos e comprováveis dos resultados alcançados.

 

Sempre é bom lembrar, que o valor gerado pela TI não fica dentro da área, ou seja, TI habilita a realização de resultados pelos usuários. Quando falamos em resultados estamos falando em lucro.

 

Isto significa que é preciso medir o resultado antes e o depois da introdução de uma tecnologia na empresa para saber qual foi o lucro habilitado por TI.

 

Em alguns casos, existe uma redução de custos habilitada pela tecnologia e neste caso é possível calcular o retorno do investimento na tecnologia.

 

Em geral, o caminho da redução dos custos não está disponível, por isto é preciso trabalhar com o lucro habilitado.

 

Por exemplo, o faturamento do comercio eletrônico da empresa foi habilitado pela organização de tecnologia, isto implica que uma elevada indisponibilidade inibe um aumento das vendas e do lucro.

 

Parâmetros como indisponibilidade e tempo elevado de resposta revelam os fatores que inibem a realização do resultado habilitado pela tecnologia.

A organização da nova TI deve trabalhar intensamente tanto para habilitar novos canais de vendas, como para reduzir os custos, como para aumentar o sucesso dos clientes, como para aumentar as vendas recorrentes etc.

 

As medições do antes e do depois revelam o valor habilitado pela nova TI e comprovam o valor agregado da atuação da organização de tecnologia.

 

Não adianta nada habilitar novos negócios e a central de serviços falhar continuamente na solução de incidentes e problemas que aumentam a indisponibilidade da tecnologia.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário