quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Impactos do home office – parte 2

 Desvantagens do trabalho remoto

 

Quarentena. Existem diversos funcionários que são egocêntricos. Durante o trabalho remoto eles não estão sob o holofote das luzes da fama e não mais recebem em público os elogios sobre o trabalho realizado, por isto o isolamento social afetou muito o humor de alguns funcionários e líderes. Acabaram as conversas de bebedouro e café sobre as conquistas e os autoelogios.

 

Incompatíveis com o trabalho em casa. Nem todos tem a disponibilidade de um espaço perfeito para trabalhar em casa. Existem casos em que não existe um espaço físico disponível para virar uma área de trabalho eficaz e organizada, ou seja, estes colaboradores não conseguem estabelecer um arranjo de trabalho propício para a concentração total. São situações em que a produtividade do funcionário cai com o trabalho remoto.

 

Funcionários não são ilhas excelência e de produtividade. Nem todos os colaboradores são capazes de trabalhar de forma autônoma com integração com o time. Existem funcionários que não conseguem se auto-organizar com eficiência.

 

Perda da produtividade. O trabalho remoto pode levar para a situação de perda da produtividade por diversas razões. A personalidade, o caráter e os valores éticos do funcionário impedem que o colaborador tenha um bom desempenho no trabalho remoto. São pessoas que “sugam” o trabalho realizado pelos colegas no ambiente presencial. Em geral, são pessoas que vivem procrastinando as suas atividades e facilmente são distraídos pelo meio ambiente. São profissionais que lutam com a produtividade.

 

Falhas no entendimento das comunicações eletrônicas. Para algumas pessoas, a ausência de conversas e reuniões presenciais formais e informais impede o entendimento das comunicações digitais (e-mail, chat, mídias sociais etc.)  gerando assim problemas na comunicação.

 

Conclusões:

 

Os profissionais com bom preparo intelectual, cultural e ético estão na maioria dos casos preparados para trabalhar remotamente com ganhos de produtividade. Em fevereiro de 2020, a maioria das empresas não estava preparada para a mudança do trabalho remoto.

 

No entanto é importante destacar neste momento que as novas empresas e as empresas iniciantes já estavam trabalhando com equipes distribuídas para otimizar os custos.

 

Eram os negócios maduros que operavam processos de produção com planejamento prévio e com forte estruturação que estavam despreparados para o trabalho remoto em massa. Algumas destas empresas escolheram caminhos diferentes para o trabalho e por isto vários CNPJs faleceram.

 

Os estudos revelaram que cerca de 60% da força de trabalho das empresas que entregam serviços para os seus clientes têm uma descrição do trabalho que é perfeitamente compatível com o trabalho remoto. O trabalho compatível com o trabalho em casa é aquele que:

 

·        Tem componente de informação

·        É realizado individualmente com integração com as atividades realizadas pela equipe

·        Tem parâmetros claros de avaliação

·        Não exige contato pessoal com os clientes e colaboradores

·        Não é uma atividade que só pode ser feita no local

 

As seguintes categorias são compatíveis com o trabalho remoto:

 

·        Profissionais especialistas na sua área de atuação

·        Central de Serviços

·        Administradores do negócio

·        Engenharia

·        Vendedores

Nenhum comentário:

Postar um comentário