quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Impactos do home office – parte 1

O trabalho remoto isolado fisicamente dos colegas não foi uma escolha. Foi uma necessidade que precisou ser rapidamente endereçada causada pela pandemia do novo coronavírus.

 

Os trabalhadores e as empresas tiveram que se adaptar a esta nova realidade em 2020.  Diversas pesquisas mergulharam bem fundo na análise de como a pandemia afetou o trabalho remoto.

 

Depois de noves meses de quarentena, distanciamento social e uso de máscaras novos hábitos e costumes foram criados. Mesmo com a vacinação em massa, não é provável que o comportamento das pessoas volte para como ele era antes pandemias.

 

O estilo de vida e o modo de trabalhar mudou e provavelmente as mudanças permanecerão por um bom tempo.

 

Vantagens do trabalho remoto

 

Criação de um novo e melhor ponto de equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. Como a maioria dos empregos está localizada nas grandes cidades, os empregados perdem muito tempo e produtividade nos deslocamentos, nos engarrafamentos e nas filas do transporte coletivo.

 

O trabalho remoto criou a oportunidade para eliminar as perdas e desperdícios dos deslocamentos e os funcionários podem dispor de mais tempo para passar com a família e com a sua casa.

 

Aumento da produtividade e do foco. Apesar das distrações que existem na casa dos funcionários, os estudos revelaram que o nível de concentração no trabalho aumentou. Em casa o profissional tem um nível menor de interrupções do que no escritório. Como consequência o nível de estresse foi menor e as atividades foram realizadas com mais eficiência e com maior velocidade.

 

O menor nível de interrupções externas permitiu a redução dos erros e inexatidões na realização das tarefas. O resultado foi a realização mais rápida e precisa das atividades. O nível dos retrabalhos caiu abruptamente.

 

Crescimento do capital intelectual das empresas. O trabalho remoto ampliou a geografia do emprego. Até a pandemia era possível, mas não era comum a contratação de talentos que moravam longe do escritório da empresa.

 

A regra pós trabalho remoto é recrutar os talentos onde eles estão e usar o home office para aumentar consistentemente o capital intelectual da empresa.

 

Melhoria do gerenciamento dos custos. As grandes e medias empresas podem com o trabalho remoto descentralizar os recursos e economizar milhões de reais em despesas operacionais. Durante a crise econômica causada pela pandemia, as despesas operacionais passaram a ser avaliadas dentro da filosofia orientada ao negócio.

 

O escritório, os equipamentos e as taxas de aluguel passaram a ser traduzidos em termos do valor agregado para a atual situação financeira da empresa.

 

Crescimento da diversidade e da inclusão. As empresas podem com o trabalho remoto recrutar talentos em cidades ou países em que elas não tinham acesso. O processo do recrutamento e seleção ficou mais aberto e impessoal, criando assim um aumento da diversidade cultural e etária e da inclusão dos portadores de necessidades especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário