terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Quanto custa a destruição da engenharia no brasil?


Foi afirmado que a Samarco gerou prejuízos de aproximadamente vinte bilhões de Reais entre 2015 a 2017. Antes da tragédia de Mariana a empresa era lucrativa. Em 2014, o lucro foi de R$ 2,8 bilhões.
Fonte: O atraso bárbaro mata e custa caro, https://www1.folha.uol.com.br/colunas/viniciustorres/2019/01/o-atraso-barbaro-mata-e-custa-caro.shtml, acessado em 30/01/2019.

Nos últimos anos o Brasil vem colecionando recordes negativos. Os mais recentes estão explicitados nos seguintes artigos: “Percepção da corrupção aumenta, e Brasil tem pior nota em ranking desde 2012” (https://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/01/percepcao-da-corrupcao-aumenta-e-brasil-tem-pior-nota-em-ranking-desde-2012.shtml,) e “Tragédia com barragem da Vale em Brumadinho pode ser a pior no mundo em 3 décadas” (https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2019/01/29/tragedia-com-barragem-da-vale-em-brumadinho-pode-ser-a-pior-no-mundo-em-3-decadas.htm).

Em setembro de 2018 uma auditoria assegurou a segurança da barragem e em janeiro de 2019 ela foi rompida. Um dos engenheiros recebeu prêmio em 2018 por projeto de gestão de risco de barragem. Fonte: Engenheiro que atestou estabilidade de barragem já ganhou prêmio por segurança, https://www.folhape.com.br/noticias/noticias/brumadinho/2019/01/29/NWS,94771,70,1370,NOTICIAS,2190-ENGENHEIRO-QUE-ATESTOU-ESTABILIDADE-BARRAGEM-GANHOU-PREMIO-POR-SEGURANCA.aspx.

A tragédia ocorrida em Brumadinho mostra com muita clareza o resultado da destruição da engenharia no Brasil. Uma das formas para localizar desaparecidos em catástrofes é o celular. Ele emite tanto ondas de calor como ondas de Rádio Frequência (RF). A união destas duas informações facilita a localização das pessoas. É possível medir as ondas de calor com os analisadores de infravermelho e as ondas de RF com os analisadores de espectro de frequência.

O Brasil precisou da ajuda de Israel para realizar estas atividades. Os israelenses começaram os trabalhos na segunda feira dia 28 de janeiro. A tragédia ocorreu na sexta-feira dia 25 de janeiro. Infelizmente a bateria dos celulares dos desaparecidos estava muito enfraquecida quando as buscas usando tecnologias modernas foram iniciadas. Fonte: Celular pode ajudar a achar vítimas de Brumadinho; bateria no fim é entrave, https://noticias.uol.com.br/tecnologia/noticias/redacao/2019/01/28/celular-pode-ajudar-a-achar-vitimas-de-brumadinho-bateria-no-fim-e-entrave.htm.

Muitos familiares ligaram insistentemente para os desaparecidos entre os dias 25 e 28. Estas ligações apressaram o processo de descarregamento das baterias dos celulares. Em nenhum momento foi alertado para os moradores, a importância da manutenção da carga da bateria dos celulares para a localização das pessoas.

A atividade de localização que já era de enorme dificuldade ganhou um grau extra de desafio pelo descarregamento das baterias. Se as tecnologias modernas de localização estivessem disponíveis no território nacional, na própria sexta feira dia 25 elas poderiam ter sido utilizadas. É possível que o número de sobreviventes fosse maior e a tragédia fosse menor.

Mais uma vez a destruição da engenharia no Brasil levou o país para um resultado triste. Espero que um dia, as lições sejam aprendidas e o Brasil acorde para o século XXI.

É muito preocupante ver um laudo aprovando a segurança da barragem em setembro de 2018 e encontrar a tragédia de janeiro de 2019. Seria muito importante esclarecer o que significa a aprovação da segurança. Também é de fundamental importância explicitar quais parâmetros foram utilizados para a conclusão.

A realidade dos fatos mostra que existe algo estranho neste angu. É preciso aumentar a transparência dos laudos de segurança e manter a comunidade ao redor da barragem informada sobre como e quando são realizadas auditorias de segurança.

É hora de levar o Brasil para o século XXI. A tecnologia Blockchain pode ser utilizada para criar um livro razão descentralizado que armazene todas as auditorias de segurança das barragens. Estas informações devem ser usadas para criar um seguro contra acidentes nas barragens cujos beneficiários seriam a comunidade. O seguro deve cobrir as perdas materiais e as perdas de lucro cessante pela inviabilização do negócio. O Blockchain seria usado para determinar o risco de segurança e o valor do seguro pago pela mineradora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário