terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Tela de login do Windows 10


Em 2019, o Windows 10 completará quatro anos da sua publicação. Neste período o Brasil passou pela pior recessão da sua história. A grande virtude de uma recessão intensa e prolongada como foi a nossa, é o estabelecimento de novos comportamentos empresariais. É o famoso fazer mais com menos. Para aumentar a riqueza gerada por unidade de capital investido, é preciso usar a criatividade para “cavar” novas oportunidades de negócio.

Nas minhas conversas com empreendedores e empresários, a principal reclamação deles é o custo para divulgar e vender os seus produtos e serviços. Em particular, os empresários do setor de eventos, congressos e seminários relatam que os custos de divulgação são elevados demais.

Muitos usam para a divulgação dos seus eventos, os serviços de uma assessoria de imprensa, que em geral consegue um espaço de baixa visibilidade. A segunda estratégia mais usada é o envio de e-mails para listas alugadas. Na maior parte dos casos, estas mensagens são direcionadas para a caixa de mensagens indesejadas e nunca são lidas. É sem sombra de dúvida um trabalho improdutivo.

Para a maioria destes empreendedores, a solução para o seu evento é conseguir um patrocinador que “banca” a divulgação e os custos das vendas dos ingressos. Eu recebo frequentemente, mensagens solicitando a minha ajuda para conseguir um patrocinador. Em alguns casos (congresso é de elevada importância e relevância) eu faço a apresentação do empreendedor com potenciais patrocinadores. No entanto, não tenho condições de endereçar todas as solicitações.

É neste exato momento, que o empreendedor precisa pensar “fora da caixa” e buscar uma alternativa para viabilizar o seu negócio. Um dos caminhos para a criatividade passa pelo Windows 10. Infelizmente, até o momento desconheço qualquer iniciativa que explore as oportunidades geradas por este sistema operacional.

Na tela de login do Windows 10 aparece uma ou mais paisagens. Muitas vezes eu dedico alguns minutos antes de digitar a senha apenas para descobrir onde fica a belíssima imagem. Em alguns casos eu viajei e visitei o local apresentado.

É bem fácil perceber que é possível usar a tela de login do Windows 10 para divulgar um evento, produto ou serviço. Como é uma tela de senha, o sistema sabe qual é o usuário. Isto significa que ele conhece informações como CEP, estado, cidade, país e etc. Logo a oferta pode ser direcionada em função da localização.

Considerando que o usuário é o mesmo da loja do Windows é possível direcionar os anúncios em função da idade, profissão, gênero e etc. É uma poderosa plataforma de divulgação que não é explorada atualmente. Para a Microsoft, ela pode representar uma nova linha de negócios. Para os empreendedores, ela pode representar uma forma barata de divulgar as suas ofertas.
Por ser algo inédito, os pioneiros poderão conquistar enormes ganhos. É uma forma de abrir uma nova caixa de ferramentas e explorar as oportunidades existentes no mercado. Infelizmente, na maioria das minhas conversas eu encontro empresários e empreendedores que imaginam que encontrarão um capital que resolverá os problemas deles.

É preciso assumir o comando da nave e criar as oportunidades antes que alguém faça. Infelizmente, a recessão profunda não foi intensa o suficiente para mudar a mentalidade brasileira. Continuamos procurando na periferia do mundo dos negócios a solução dos desafios. Mais uma vez as perdas por falta de capital intelectual superação os resultados alcançados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário