quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Óbvio e ululante

Será que é preciso repetir veemente o que é óbvio? Eu sei que existem alguns que preferem destacar conceitos que todos sabem ao invés de aprofundar a busca por soluções.

 

Os investimentos em Inteligência Artificial (IA) seguem a mesma lógica de todos os investimentos realizados na face terrestre, ou em outras palavras é preciso fazer o plano de negócio para os investimentos em IA.

 

O plano de negócio é uma ferramenta que responde objetivamente se é necessário fazer os investimentos (a organização precisa fazer este investimento neste momento? O resultado esperado endereça as necessidades de curto, médio e longo prazo? O investimento resolve quais ameaças ou riscos? O investimento gera quais oportunidades? O investimento impacta positivamente os processos internos? O investimento é uma decisão baseada em fatos e números? Qual o impacto do investimento na rotina da equipe? O investimento gera riscos e ameaças novas? O investimento permite a evolução do canal de comunicação com os clientes, fornecedores, parceiros, comunidade etc.? O investimento exige novo treinamento para os recursos humanos? O investimento agrega valor?  O mercado está fazendo investimentos semelhantes? O investimento pode ser gradual? O investimento facilita a inovação? O investimento cria diferencial competitivo?).

 

Todas estas perguntas e muitas outras são respondidas durante o desenvolvimento do plano de negócio do investimento.

 

Acredito que em 2025, já não existem duvidas sobre a obviedade de fazer um plano de negócio para todos os investimentos das organizações (é importante destacar neste momento que existem investimentos de valor tão baixo que é redundante fazer uma plano de negócio para eles).

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário