segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Uma Breve Introdução ao Blockchain

A tecnologia Blockchain permite que as moedas virtuais como Bitcoin sejam públicas, anônimas e seguras. O Blockchain é na prática um banco de dados que detalha todas as transações Bitcoin. O banco de dados é um livro razão público descentralizado onde são registrados os metadados sobre quando e como cada uma das transações ocorreram. O livro razão público é acessível através de Application Program Interfaces (APIs). Para impedir modificações nas transações atuais e passadas, o banco de dados é criptografado e seguro. A criptografia permite que os desenvolvedores confiem no histórico das transações e desenvolvam aplicações em cima das informações das transações.

A tecnologia Blockchain oferece recursos para o rápido desenvolvimento de inovações. O Blockchain é, portanto, um banco de dados criptografado e seguro que contém os registros de todas as transações. A tecnologia Blockchain pode ser também usada para habilitar tanto moedas digitais públicas, como moedas digitais privadas. O Blockchain registra a prova indelével do metadado das transações independentemente do tipo da transação. Todos os que transacionam ativos poderão ser afetados pela tecnologia Blockchain.

O sistema monetário tradicional dos países também será impactado pelas criptomoedas, pois elas não são baseadas nos governos. O Blockchain e o Bitcoin foram publicadas pelo Satoshi Nakamoto em 2008. Os Application Program Interfaces (APIs) do Blockchain estão disponíveis no endereço https://blockchain.info/pt/api (acessado em 30/09/2016). Existem APIs para: (i) processar pagamentos; (ii) carteira digital Blockchain; (iii) informações sobre as transações e blocos e (iv) informações de mercado. O tamanho do arquivo do Blockchain é de várias dezenas de Gigabytes (está crescendo com grande velocidade). O arquivo pode ser baixado no endereço https://bitcointalk.org/index.php?topic=1310261.0 (acessado em 30/09/2016).

A tecnologia Blockchain está disponível desde 2008 e em 2016 ela é utilizada por milhões de usuários. Apesar das transações na criptomoeda Bitcoin serem anônimas, todas as transações são registradas no Blockchain e podem ser visualizadas usando um simples navegador de internet. No endereço https://blockchain.info/ é possível visualizar em tempo real várias informações sobre as transações e as trocas realizadas.

O algoritmo do sistema libera aproximadamente um bloco a cada 10 minutos. A corrente de blocos é confiável e pode ser usada para desenvolver aplicações e protocolos que exigem transparência e segurança. A moeda digital é um conceito de fácil entendimento em todas as partes do mundo. O controle da moeda digital é realizado pelas pessoas e/ou instituições. O Blockchain e Bitcoin oferecem transparência total para as transações realizadas. O algoritmo do sistema controla a oferta da criptomoeda Bitcoin.

O Nakamoto que criou o sistema afirmou que o Bitcoin é uma corrente contínua de criptografia baseada na prova de trabalho que gera um registo que não pode ser alterado sem que a prova de trabalho seja refeita. Uma longa cadeia de blocos prova a sequência de acontecimentos testemunhada e também prova que ela foi gerada através de uma grande capacidade de processamento computacional. Como a maior parte do poder computacional é controlado pelos nós da rede que estão colaborando com o sistema, a longa cadeia de blocos é na realidade uma poderosa barreira contra os ataques digitais externos.

As criptomoedas são transacionadas da mesma forma que as moedas tradicionais emitidas pelos governos dos países (bancos centrais). Em outras palavras, elas são utilizadas na compra e venda de bens e serviços e nos investimentos em títulos e ações nas bolsas de valores. As criptomoedas também podem ser trocadas por moedas tradicionais como Real, Dólar, Libra, Euro, Iene e etc. através de um fator de conversão (taxa de câmbio). Infelizmente os algoritmos do Bitcoin não conseguem impedir os comportamentos ilegais. É possível comprar e vender tanto produtos e serviços legais como ilegais. A característica de anonimato na realização das transações pode ser utilizada para o bem e para o mal. É importante destacar que as moedas tradicionais também não conseguem impedir os comportamentos ilegais.

O Blockchain pode ser utilizado pelas empresas e pessoas como uma rede financeira privada. Empresas especializadas em: (i) Programas de fidelização; (ii) Programas de milhagem; (iii) Programas de prêmios e recompensas para os trabalhadores; (iv) Programas de tíquete refeição; (v) Programas de tíquete combustível; (vi) Bilhete único ou vale transporte; (vii) Clubes de pontos (operadoras de telefonia) e (viii) Programas de pontos (operadoras de cartões de crédito, bancos e etc.) podem construir redes financeiras privadas para transacionar entre elas e com os seus clientes. As empresas podem construir um sistema financeiro interno de baixo custo para ser utilizado pelos empregados, vendedores e fornecedores e reduzir os seus custos operacionais.

No Brasil, a receita federal enxerga as criptomoedas como investimentos cujo imposto é pago no momento da realização do lucro. As transações em criptomoedas entre os membros de uma cadeia produtiva elimina o atual problema de bitributação da indústria e comércio. A maioria dos países tributa apenas as receitas nas moedas tradicionais. A tecnologia Blockchain também pode ser usada como um sistema da identidade. As empresas Onename (https://onename.com/, acessado em 30/09/2016), BitHealth (http://devpost.com/software/bithealth, acessado em 30/09/2016) e Keybase (https://keybase.io/, acessado em 30/09/2016) usam o Blockchain para gerar uma identificação verificável.

As comunidades, sociedades, negócios e pessoas serão impactados pelo Blockchain, pois a tecnologia permite a realização de transações financeiras anônimas. O crescimento das criptomoedas vai também estimular comportamentos ilegais. Nos últimos anos o ataque Ransomware (https://pt.wikipedia.org/wiki/Ransomware, acessado em 30/09/2016) vem crescendo de popularidade por causa do sucesso da extorsão em Bitcoin.

Os mercados negros estão crescendo em popularidade, pois na chamada Dark Web (https://pt.wikipedia.org/wiki/Dark_web, acessado em 30/09/2016) os hackers estão comprando e vendendo em criptomoedas: (i) dados e informações roubadas, (ii) pragas de zero-day exploits, (iii) remédios controlados, (iv) drogas, (v) armas e (vi) escravos. As autoridades nacionais e internacionais responsáveis pelo cumprimento das leis estão rastreando as transações ilícitas que estão sendo realizadas na Dark Web, no entanto, o anonimato da identidade das criptomoedas está dificultando a identificação dos envolvidos.

Como o Blockchain é um sistema rico em dados, segurança e transparência, ele pode ser usado como uma plataforma de desenvolvimento para as empresas iniciantes e inovadoras. A Stampery (https://stampery.co/, acessado em 20/09/2016) é uma empresa valida os e-mails ou arquivos com um timbre usando a tecnologia Blockchain. A empresa Ethereum (https://www.ethereum.org/, acessado em 30/09/2016) é uma firma iniciante de Blockchain que oferece uma plataforma que facilita o desenvolvimento de Blockchains, criptomoedas e contratos inteligentes.


A Viacoin (https://viacoin.org/, acessado em 20/09/2016) é uma das empresas que usam os processos de câmara de compensação (clearinghouse, https://viacoin.org/blog/2014/10/14/blockchain-notary.html, acessado em 20/09/2016) para os serviços cartoriais. A empresa startup Mycelium (https://mycelium.com/, acessado em 30/09/2016) desenvolveu vários sistemas, dispositivos e cartões de débito para que os pontos de venda físicos possam receber pagamentos realizados com as criptomoedas. A empresa Storj (https://storj.io/, acessado em 20/09/2016) oferece um Blockchain baseado em plataforma ponto-a-ponto de armazenamento distribuído na nuvem que permite que os usuários transfiram e compartilhem dados sem a necessidade de acreditar em uma terceira parte provedora de infraestrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário