Ainda existem pessoas no Brasil que não entenderam que a qualidade da resposta gerada pela Inteligência Artificial (IA) está diretamente relacionada com a qualificação intelectual do usuário.
Ou em
outras palavras, melhores perguntas geram respostas melhores. Perguntas tipo “como
aumentar a lucratividade do meu produto” ou “como aumentar a participação de
mercado da minha empresa” ou “como posicionar a minha marca” etc. geram
respostas genéricas e iguais para as perguntas de vários usuários.
O grau de
utilidade empresarial destas respostas é praticamente zero, pois não existe
geração de diferenciação em relação aos competidores do mercado.
É fácil perceber
que os usuários com bom entendimento do mercado, da operação da empresa, de português,
matemática, logica etc. são capazes de formular perguntas detalhadas e
aprofundadas e de verificar se a resposta da IA tem informações relevantes para
o empreendimento.
A IA é uma
ferramenta de automação, que é capaz de eliminar postos de trabalho de baixo
valor agregado, que é capaz de reduzir custos e burocracia dos processos.
No
entanto, a falta de qualidade no treinamento da inteligência artificial gera alucinações,
inconsistências e por isto a IA precisa de supervisão humana corretamente
qualificada intelectualmente para gerar ganhos de produtividade.
Graças as
promessas dos falsos profetas o nível de desemprego nos Estados Unidos para os
mais novos está na casa dos 10,5%, ou seja, é muito claro que o mercado de
trabalho está priorizando nas suas contratações profissionais mais experientes
com maior bagagem cultural e intelectual.
No ano de
1987, o brilhante economista Robert Solow comentou: "É possível ver computadores
em todos os lugares, exceto nas estatísticas de produtividade".
O crescimento
da produtividade do trabalho nos Estados Unidos era de 1% no começo dos anos 1990 e subiu para 3% no final da década, quando o capital intelectual dos usuários de computadores avançou
na direção de evolução. Ainda em 2025, o Brasil não experimentou tal fenômeno.
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