terça-feira, 2 de maio de 2023

Inteligência Artificial no helpdesk

A Inteligência artificial generativa chegou "chegando" em diversas áreas da sociedade. Ela tanto pode ser utilizada para o lazer como para as atividades profissionais.

 

No mercado de trabalho já temos alguns casos revelando como a integração entre a empresa e a inteligência artificial está ocorrendo.

 

Neste primeiro momento, as pessoas que sabem usar a inteligência artificial generativa estão substituindo os profissionais que não sabem usar a IA.

 

O caso da empresa BuzzFeed é bastante emblemático. A empresa fechou a sua divisão de notícias e demitiu 12% da sua mão de obra. Fonte: Um mês após demitir, BuzzFeed contrata seu “novo funcionário”: o ChatGPT, https://neofeed.com.br/blog/home/buzzfeed-coloca-a-inteligencia-artificial-em-sua-lista-de-prioridades/, acessado em 02/05/2023.

 

A empresa desligou os colaboradores que criavam conteúdo e não sabiam usar os recursos da inteligência artificial generativa.

 

O valor das ações disparou mais de 300% com esta iniciativa. Fonte: BuzzFeed: Ações disparam mais de 300% após uso de inteligência artificial para gerar conteúdo, https://neofeed.com.br/blog/home/buzzfeed-coloca-a-inteligencia-artificial-em-sua-lista-de-prioridades/.

 

O mercado sinalizou que deseja que as empresas busquem ganhos de produtividade com o uso da IA.

 

Recentes estudos revelaram que desenvolvedores de software que usam a IA completam as suas tarefas em menos da metade do tempo dos desenvolvedores de software que não usam a IA.

 

O custo de um humano para criar uma imagem é de cerca de US$ 150 e 5 horas de trabalho. O custo de um humano usando a IA para criar a mesma imagem é de US$ 0,08 e menos de um minuto.

 

Os ganhos realizados e potenciais de produtividade com o uso da IA são gigantescos, por isto o burburinho do mercado está intenso.

O helpdesk brasileiro precisa acordar para este fenômeno e agir antes que ele seja destruído pela competição globalizada.

 

Atualmente uma das grandes reclamações dos usuários está relacionada com a lentidão dos computadores em momentos inoportunos. Em alguns casos eles ficam totalmente indisponíveis.

 

Normalmente isto ocorre quando o uso do disco cresce para 100%.

 

Uma pesquisa no google usando os termos “Windows disco 100%” revela uma gigantesca quantidade de respostas e de procedimentos.

 

Alguns dos procedimentos são bastante demorados e nem sempre resolvem o problema.

 

O usuário fica nervoso com a demora e o analista de helpdesk fica frustrado com a falta de efetividade da solução proposta.

 

A inteligência artificial generativa é capaz de filtrar as soluções em função do diagnóstico do problema e de sugerir soluções efetivas para o problema do disco 100%.

 

É fácil perceber que uma grande parte dos problemas dos usuários pode ser resolvida mais rapidamente com o uso da IA.

 

O analista que faz as perguntas certas para a inteligência artificial recebe de volta sugestões efetivas para os seus desafios.

 

Até mesmo o clássico caso “na próxima versão do software o problema que tanto aborrece o usuário será resolvido” pode ser solucionado com a IA.

 

O sistema inteligente é capaz de identificar o código defeituoso e fazer uma correção em tempo real resolvendo assim uma grande fonte de aborrecimento dos usuários.

 

Existem inúmeras aplicações para a inteligência artificial que podem e devem ser exploradas pelos profissionais brasileiros.

 

Espero que o Brasil não caia na onda de chamar tudo de modismo e entenda que estamos em um ciclo de mudança em que a competição vai ficar cada vez mais acirrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário