quarta-feira, 5 de maio de 2021

Banco Central e Anvisa entram na campanha contra os golpes digitais

No capítulo 22 do livro Vazamento de dados e os 40 golpes digitais, foi descrito como os criminosos estão usando o PIX para perpetrar os seus golpes digitais.

 

No capítulo 17 do mesmo livro foi descrito como os golpistas fingem ser funcionários do Banco Central para aplicar diversos golpes contra as pessoas, empresas e governos.

 

O Banco Central e diversas instituições financeiras fizeram uma campanha nas suas redes sociais para mostrar como os criminosos estão pedindo dinheiro para os contatos das vítimas. Fonte: Golpes financeiros antigos são replicados com Pix, alerta Banco Central. Autoridade monetária faz campanha de conscientização contra fraudes que utilizam o novo sistema, https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/04/golpes-financeiros-antigos-sao-replicados-com-pix-alerta-banco-central.shtml?utm_source=mail&utm_medium=social&utm_campaign=compmail, acessado em 05/05/2021.

 

São enviados links falsos para pedir informações, senhas bancárias, simular uma compra etc. as armadilhas são as mesmas de sempre. A única mudança é a roupagem do golpe.

 

Infelizmente, é comum a situação em os golpistas fingem ser funcionários dos bancos, operadoras de telefonia etc. e informarem para a sua vítima que ela tem um problema de segurança. Elas pedem que a vítima informe o código enviado para o celular dela.

 

Com esta informação elas sequestram a conta do aplicativo de mensagens e atacam os contatos da vítima com solicitações emocionais de dinheiro. Em alguns casos são oferecidos ganhos extraordinários de investimento.

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária também entrou na campanha contra os golpes digitais e alertou a população sobre o golpe do agendamento de uma falsa vistoria para checar medidas de prevenção contra a Covid-19. Fonte: Anvisa alerta para golpe com falso agendamento de vistoria sobre covid-19, https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2021/04/30/anvisa-alerta-para-golpe-com-falso-agendamento-de-vistoria-sobre-covid-19.htm.

 

Os golpistas entram em contato por uma mensagem e enviam um link para que as pessoas façam agendamento. A mensagem é assinada pela Equipe municipal de combate ao Covid-19.  

 

A Anvisa também alertou recentemente sobre um golpista que finge ser um servidor da agência e oferece vantagens na análise de processos de registro de produtos. As vítimas são as empresas do setor de saúde que mantêm relações com a Anvisa. Fonte: Anvisa alerta para uso do nome da agência em golpes de estelionato, https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-brasil/2021/03/01/anvisa-alerta-para-uso-do-nome-da-agencia-em-golpes-de-estelionato.htm.


Nenhum comentário:

Postar um comentário