quarta-feira, 15 de abril de 2020

Mundo depois da quarentena – parte 2


Na primeira parte foi abordada a questão da internalização da produção na dimensão macrotendências do comportamento da sociedade depois da quarentena. O Macron está falando em refundação da França depois da quarentena. É muito forte neste momento a tendência de profundas mudanças nas políticas internas dos países (Macron anuncia retomada a partir de 11 de maio e pede 'refundação' da França, https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2020/04/macron-anuncia-retomada-a-partir-de-11-de-maio-e-pede-refundacao-da-franca.shtml, acessado em 15/04/20200.

As lições dos contratos cancelados unilateralmente e sem aviso prévio pelas empresas chinesas e confisco de equipamentos médicos pelos Estados Unidos abalaram profundamente a credibilidade que a comunidade internacional tinha nestes dois países (Coronavírus: EUA são acusados de 'pirataria' e 'desvio' de equipamentos que iriam para Alemanha, França e Brasil, https://www.bbc.com/portuguese/internacional-52166245)

A segunda dimensão das macrotendências é o comportamento individual das pessoas pós quarentena. Todos os que tiverem adquirido anticorpos contra o novo coronavírus poderão viver da mesma forma que viviam antes da pandemia.

Eles poderão frequentar restaurantes, cinemas, shoppings sem grandes preocupações, pois não podem ser atacados pelo Covid-19 e não são agentes transmissores da doença. Para este grupo a vida segue normalmente.

Para os que não tiverem anticorpos contra o novo coronavírus as mudanças serão profundas. Será bem lenta e gradual a volta destas pessoas ao espaço público. Eles usarão máscaras e outros equipamentos de proteção pessoal.

Dificilmente elas comerão fora de casa por casa do compartilhamento de talheres e pratos. Tudo terá que ser descartável para eles.

Na volta ao trabalho estas pessoas terão atitudes de distanciamento em relação aos seus colegas. Várias empresas não têm espaço físico nas suas instalações para separar as pessoas por dois metros. O uso do banheiro terá que ser revisto. Será necessário um grande esforço de planejamento para a realização de atividades triviais no ambiente de trabalho.

Tudo isto terá custo. O que significa que o custo fixo das empresas subirá. Um caso de Covid-19 em uma empresa poderá provocar o seu fechamento. O caso do SBT é um prenúncio do que ocorrerá nos próximos meses quando for registrado um caso de coronavírus em uma empresa (Por coronavírus, Ministério Público pedirá fechamento da sede do SBT no Rio, https://natelinha.uol.com.br/televisao/2020/04/14/por-coronavirus-ministerio-publico-pedira-fechamento-da-sede-do-sbt-no-rio--143657.php).

É fácil perceber que é bastante provável que as pessoas com anticorpos contra o novo coronavírus sejam disputadas no mercado. Se todos os funcionários tiverem anticorpos então a empresa não precisará mudar nada. Ela não terá o aumento do custo fixo mencionado anteriormente. Será uma enorme vantagem competitiva. Será ético tal estratagema?

Uma alternativa de mercado será a intensificação do home office. As empresas vão contratar e manter funcionários capazes de trabalhar como uma célula autônoma.

São pessoas com boa capacidade de visão geral da execução do planejamento. A capacitação do funcionário de interagir de forma remota e em tempo real com os seus colegas para à tomada das micro decisões do dia a dia será buscada com intensidade pelo mercado.

Será um novo nível de desafio para os times. Quem tiver melhor técnico e equipe mais entrosada será vitorioso neste momento de refundação da economia mundial. Os que estão apostando na transformação digital já estão colhendo frutos das suas decisões. A venda online dos produtos da páscoa cresceu mais de 300% (Compras online crescem 18,5%; produtos de Páscoa têm alta de 322%, https://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2020/04/14/compras-online-crescem-185-produtos-de-pascoa-tem-alta-de-322.htm)

“Os nervos da população ainda estão muito à flor da pele. Ao menos entre cidadãos como a senhora Sun, aposentada. Seu filho Xiaobo conta que ela não sai de casa desde o final de janeiro e ainda tem muito medo de ir para a rua” (Wuhan dá adeus ao seu bloqueio, mas confinamento ainda segue parcialmente, https://brasil.elpais.com/internacional/2020-04-08/wuhan-da-adeus-ao-seu-bloqueio-mas-confinamento-ainda-segue-parcialmente.html).

É fácil perceber que o confinamento voluntário vai afetar profundamente a dinâmica dos negócios depois da quarentena. Até o surgimento de uma vacina, apenas os que desenvolveram anticorpos contra o coronavírus viverão como viviam antes da pandemia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário