quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Muito Arrãããã e pouco fato

As pseudo entrevistas de alguns são cheias de Arrãããã e desprovidas de fatos. É achismo do começo ao fim.

 

Os mercadores de falácias acham que os clientes não sabem o que querem, acham que o foco dos clientes é o atendimento, acham que estão preparados para falar para donos de bancas de advogados, supermercados, lojas, escritórios de arquitetura etc. sobre o que é importante para o negócio do cliente.

 

Estamos falando de gente com histórico medíocre de solução de chamados e quase sem conhecimento dos processos de negócio dizendo para os empreendedores o que eles devem fazem.

 

É evidente que os mercadores querem justificar a sua incompetência usando desculpas esfarrapadas.

 

É muito triste ver tamanho nível de realidade alternativa na cabeça de pessoas que poderiam estar fazendo a diferença.

 

Vamos ver as consequências de um mercado dominado por empresas que dizem que o seu maior concorrente é a falta de maturidade do mercado.

 

O Brasil passou no passado recente por um fenômeno similar ao descrito anteriormente no setor de medicamentos.

 

No começo dos anos 1980, o Brasil era um grande produtor de medicamentos. Tínhamos muitas fábricas e uma indústria que pouco ou nada investia em tecnologias em um mercado fechado e protegido.

 

Tivemos nas últimas décadas a abertura do mercado e ano após ano as indústrias que lideravam o mercado brasileiro foram caindo diante da competição contra a competência, capacidade e honestidade.

 

Cada vez o Brasil ficou dependente da importação de insumos farmacêuticos e de remédios.

 

O resultado da falta de maturidade do mercado é em 2022 a falta de medicamentos básicos nas farmácias brasileiras.

 

Os países mais ricos estão comprando estes medicamentos em larga escala e inflacionando os preços e gerando desabastecimento nos mercados importadores.

 

A escolha da mediocridade é a escolha da escassez futura.

 

Um outro exemplo do resultado da falta de maturidade é o caso da loja Shein.

 

Ela lotou seu ponto de venda provisório causando inveja nos fabricantes nacionais de roupas.

 

A Shein investiu pesadamente em inteligente artificial para definir um mix de produtos de baixo custo quebrando assim a estrutura de custo dos seus concorrentes.

 

Lá ninguém fala em falta de maturidade ou em foco no atendimento. Lá não tem fornecedor falando o que ele deve fazer. Lá se falou em competência capacidade e honestidade. 

 

É por isto que os mercadores de falácias estão no Brasil. Aqui o que realmente falta é capacidade competência e honestidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário