A transformação digital de um modelo de negócio é a criação de valor agregado pela exploração das novas oportunidades, é a otimização dos processos que criam a experiência do usuário e é o desenvolvimento de recursos que suportam as iniciativas do negócio.
A transformação
digital é a exploração dos habilitadores gerados pela tecnologia para melhorar
a performance da empresa e a sua penetração no mercado.
Em outras
palavras, a transformação digital faz uma revisão da proposta de valor entregue
para os clientes e transforma a operação do negócio usando as tecnologias para
aumentar a interação com os usuários e a colaboração com os clientes.
Para ser sustentável
no longo prazo a transformação digital faz uma revisão das operações da empresa
e atualiza o modelo de negócio em torno do valor agregado e do aumento da
lucratividade.
Muitas
empresas estão abraçando a onda da transformação digital com a esperança de que
a introdução de canais de comunicação novos resolverá os problemas de baixa
lucratividade.
Uma
rápida análise do comercio digital no Brasil, mostra que diversas deficiências do
varejo presencial estão sendo levadas para o comércio virtual.
A
experiencia do usuário é sem sombra de dúvida a competência que mais sofre no
varejo online. São diversos casos em que um pedido é cancelado após ser pago sem
que o cliente receba uma explicação convincente. É um caso clássico em que a
loja perde a sua credibilidade no mercado.
Um rápido
estudo das preferencias dos clientes iria fazer com que muitas lojas (algumas
gigantescas) mudassem a estrutura do seu carinho de compras.
Nem
sempre é possível salvar o carrinho de compras. Casos em que um dos produtos da
lista de compras do cliente está em falta faz com que o comprador busque uma outra
loja para compra os remédios do mês ou a lista de materiais dos seus filhos
etc.
Claramente
faltou governança no modelo da transformação digital destes negócios. A
governança faz uma avaliação holística do modelo de negócio atual e cria um
roteiro de implantação da transformação digital considerando a melhoria da experiência do usuário.
São
desenvolvidos conjuntos de opções para as mudanças e o conjunto mais adequado ao
plano estratégico do negócio é selecionado.
O
resultado da governança da transformação digital é a geração de um roteiro de
implantação que avança em fases conforme a resposta dos clientes as inovações
oferecidas.
Não estamos
mais em um ambiente de negócios de elevada previsibilidade, um novo entrante
pode invadir o mercado alvo da empresa a qualquer instante e por isto é preciso
usas as competências da governança para encontrar rapidamente as respostas
necessárias e atualizar o roteiro de implantação.
Os prazos
de entrega das inovações não são mais dados em meses, estamos falando em dias
ou até mesmo em horas. É preciso usar a metodologia ágil para responder aos
desafios do mercado.
Só é possível
oferecer respostas rápidas se existir um planejamento anterior em que as condições
de contorno do ambiente de negócio estão plenamente definidas e acordadas.
A falta
de um estudo de caso faz com que as respostas sejam apenas modismos e em geral
piorem a depressão da lucratividade da empresa.
A
governança é uma estrutura dinâmica que busco olhar no espectro de 360 graus as
necessidades e requisitos dos clientes. Sem clientes o CNPJ morre.
Toda vez
que um novo entrante entra no seu mercado alvo resolvendo uma necessidade ou um
requisito dos clientes, o seu negócio está perdendo penetração no mercado.
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