A pandemia do novo coronavírus catapultou a digitalização das empresas tradicionais aqui no Brasil. Em 2019 cerca de 10% dos pedidos do McDonald’s eram feitos por canais digitais. Em 2021, cerca de metade dos pedidos foram feitos por canais digitais.
No caso
da International Meal Company (IMC), dona de marcas como Frango Assado,
KFC e Pizza Hut 30% das vendas foram feitas por meio de canais digitais em
2021.
As
empresas Microsoft, Google, General Motors, Waymo, Meta, Twitter, Lenovo,
AT&T, Amazon, AMD, MSI e P&G vão participar apenas remotamente da Consumer
Electronics Show (CES 2022).
No
Brasil, muitas empresas estão vendendo os bens que ficaram em desuso nos
escritórios (móveis, aparelhos eletrônicos etc.). Em alguns casos, o escritório
foi colocado à venda.
Em dezembro
de 2021, o fundo de pensão Petros, dos (funcionários da Petrobras) leiloou mesas,
cadeiras, sofás, celulares, tablets, impressoras etc. por causa da opção pelo modelo
híbrido de trabalho.
O processo
de digitalização do negócio ganhou ares de irreversibilidade no território
nacional. É muito importante destacar que a transformação digital não é a mera aquisição
de tecnologia.
Para que
uma empresa colha os resultados da digitalização em termos do crescimento da lucratividade,
ela não pode apenas pavimentar o caminho das vacas.
Ela precisa
explorar as oportunidades digitais e para tal a empresa precisa capacitar o seu
capital intelectual, adequar a sua estrutura organizacional para ser ágil para responder
as demandas dos clientes com base na análise analítica dos dados e informações.
Estamos falando
de um processo que não é feito da noite para o dia e que precisa de
orquestração. A governança da transformação digital trata das competências e
processos da digitalização de um negócio de forma organizada e orquestrada.
Sair vendendo
escritórios, moveis, equipamentos etc. sem um planejamento adequado faz a
empresa entrar na zona de risco de no dia seguinte ter que comprar tudo de novo
por causa dos desafios do negócio digital.
Muitos CNPJs
já estão enfrentando a concorrência dos novos entrantes que nasceram digital.
Alguns CNPJs como o do Maksoud Plaza morreram diante dos novos entrantes.
Abrir um
canal de comunicação digital não é uma tarefa trivial pois a empresa precisa
responder adequadamente as demandas do mercado. Não é apenas vender. É vender,
produzir e entregar.
Toda a
infraestrutura material e imaterial do negócio é impactada pela abertura de um
canal de comunicação digital com os clientes. Em alguns momentos chegam elogios
e em outros chegam críticas pesadas.
É preciso
trabalhar com efetividade as demandas dos clientes e para tal é preciso
governar com habilidade as mudanças necessárias da transformação digital. As
falhas, erros, desperdícios nestes processos desviarão o caminho da empresa na
direção do crescimento da lucratividade para o caminho do crescimento do prejuízo.
A governança
da transformação digital conduz a digitalização do negócio na direção do
crescimento da lucratividade.
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