segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Fragilidades Intelectuais – A Cultura do atraso

Em uma recente troca de mensagens com alguns profissionais que considero de alta qualificação, eu percebi como a cultura do atraso está sedimentada no comportamento brasileiro. O assunto começou com uma chamada para um evento. Não vejo problema algum em uma chamada de congresso polêmica. A questão chave da chamada é que ela é polemica e verídica. A chamada expressa uma real condição do mercado de tecnologia de informações e comunicações. Os treinamentos dos fundamentos do ITIL entraram no ciclo de redundância.

Um estudo do Gartner de 2015 embasava a chamada. A primeira manifestação da cultura do atraso ocorreu na localização do estudo. Quando citei a existência do mesmo, inexistiu a utilização de ferramentas de busca como o Google. Em uma rápida pesquisa eu encontrei um texto em inglês que citava o estudo realizado em 2015. Em 2016, as pessoas não podem depender de terceiros para localizar uma informação. A internet oferece um tamanho conjunto de conhecimento que basta fazer uma pesquisa razoavelmente elaborada que serão encontradas as respostas desejadas.

O meu amigo Bob que é na minha opinião o principal evangelizador do Service Desk no Brasil protagonizou dois momentos da cultura do atraso. O primeiro ocorreu quando ele recomendou um treinamento ultrapassado com argumentos redundantes. Quando li o texto no blog dele eu lembrei imediatamente do ministro mais atrasado de todos os tempos do Brasil que defendia que o país não utilizasse tecnologias para preservar atividades que desapareceram no mundo inteiro (para alguns ir para traz e preservar atividades redundantes e caras é melhor do que ir para frente e lucrar com tecnologias que demandam por elevada quantidade de mão de obra qualificada).

A postagem “Curso ITIL Foundations ainda é válido?” (http://www.4hd.com.br/blog/2016/11/09/curso-itil-foundations-ainda-e-valido/, acessado em 11/11/2016) é o típico caso de defesa do atraso. Se o blogueiro continuar nesta linha em pouco tempo ele vai escrever um texto defendendo a importância dos cursos de datilografia para quem usa máquina de escrever mecânica. O segundo momento do atraso foi expressado nas seguintes frases:

1.    Que adianta lhes falar sobre coisas que não têm condições de absorver?
2.    Essa é a realidade de empresas do Brazil (sim, muitas bem-sucedidas)

Em primeiro lugar as empresas que operam como se estivessem em 1980 ou 2000 estão longe de qualquer tipo de sucesso. Muitas das empresas citadas como bem-sucedidas apresentam graves problemas de passivos e são inviáveis em mercados competitivos. Muitas das firmas que foram citadas pelo blogueiro não entregam as suas promessas. Será que para o Bob estas organizações são vítimas da evolução do conhecimento?

No meu ponto de vista, elas não pobres coitadas que não conseguem viver no ano de 2016. Estamos apenas falando de pessoas que estão com a cultura do atraso sedimentadas no seu modelo mental. Chamar tais empresas de bem-sucedidas é sem sombra de dúvida um espanto de otimismo.

O resultado da cultura do atraso é nos fatos e não nos achismos. É muito fácil observar os danos da cultura do atraso no Brasil. Em 2014 a atuação era praticamente nula no Brasil das empresas Uber e AirBnB. Em 2016 estas empresas estão derrotando no mercado brasileiro através de competição justa e honesta os que vivem sob o lema: "Que adianta lhes falar sobre coisas que não têm condições de absorver?"

Em dois anos os que não tinham condições de absorver os conhecimentos existentes em 2014 estão argumentando como vítimas de um grande complô mundial para tentar salvar o pouco do que foi chamado pelo evangelizador do Service Desk de negócio bem-sucedido. Para os que acham que não existem perdedores com a cultura do atraso, eu serei o portador da notícia ruim. Eles existem e são chamados de brasileiros. Vinte por cento do faturamento gerado no Brasil no transporte de pessoas e hospedagem (Uber e AirBnB) é exportado sem pagar impostos e taxas. Não é à toa que os governos estão em condição vexatória em 2016.  Em outras palavras estamos falando de perdas de arrecadação. É fácil ver o ridículo que está acontecendo no Brasil.

·         Rio virou um "filme de terror", diz moradora sobre colapso financeiro, http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2016/11/09/rio-virou-um-filme-de-terror-diz-moradora.htm, acessado em 11/11/2016
·         Em fim de gestão, Haddad reduz entrega de leite para crianças, http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/10/1825957-em-fim-de-gestao-haddad-reduz-entrega-de-leite-para-criancas.shtml, acessado em 11/11/2016

Os grandes estados e cidades estão até cortando o leite de crianças, porque um dia no passado alguém assumiu como verdade que: “Essa é a realidade de empresas do Brazil (sim, muitas bem-sucedidas)”. Outra forma de ver o resultado da cultura do atraso é a análise dos desperdícios de recursos e de dinheiro.  O artigo “Empresas ainda erram na contratação de serviços de telecom” (http://cio.com.br/gestao/2016/11/09/empresas-ainda-erram-na-contratacao-de-servicos-de-telecom/, acessado em 11/11/2016) revelou que milhões de reais são jogados no lixo no Brasil pelas empresas todos os anos, porque inexistiu o entendimento do conhecimento do ano de 2016 e prevaleceu o conhecimento do ano de 1980. O artigo “Brasil deixa a desejar no nível de maturidade de análise de dados” (http://cio.com.br/opiniao/2016/11/14/brasil-deixa-a-desejar-no-nivel-de-maturidade-de-analise-de-dados/, acessado em 14/11/2016) revelou que as centenas de milhões de reais investidos em ferramentas de Enterprise Resource Planning (ERP) estão sendo desperdiçados pela falta de conhecimento das pessoas em estruturar e analisar os dados. O custo das horas de auditoria pode ser fortemente reduzindo com as medidas simples e gratuitas do conhecimento do ano de 2016.
O artigo “Pesquisa da Deloitte aponta prioridades tecnológicas para 2017 no Brasil” (http://cio.com.br/noticias/2016/11/09/pesquisa-da-deloitte-aponta-prioridades-tecnologicas-para-2017-no-brasil/, acessado em 11/11/2016) revelou que é urgente eliminar a cultura do atraso na economia nacional. Em 2020 quando novas perdas vierem, muitos dos que são considerados bem-sucedidos pelo Bob proclamarão as famosas frases da cultura do atraso e vão tentar se passar por vítimas do avanço do conhecimento humano. O artigo “Uber prepara lançamento de serviço de entrega de comida em São Paulo” (http://idgnow.com.br/mobilidade/2016/11/11/uber-prepara-lancamento-de-servico-de-entrega-de-comida-em-sao-paulo/, acessado em 11/11/2016) revelou que a empresa Uber vai atacar um novo nicho de mercado no Brasil.

Uma empresa bem-sucedida é aquela que lucra dentro da lei. Não precisa de esquemas para burlar as leis trabalhistas. Um exemplo de empresa realmente bem-sucedida é o Facebook que ganha dinheiro com as postagens gratuitas dos brasileiros [Quanto dinheiro o Facebook ganha com você (e como isso acontece), http://tecnologia.uol.com.br/noticias/bbc/2016/11/10/quanto-dinheiro-o-facebook-ganha-com-voce-e-como-isso-acontece.htm,acessado em 11/11/2016). Como para alguns operar como se estivéssemos em 1980 é o ideal, a empresa Facebook tinha que ser americana e faturar bilhões. No conceito econômico da cultura do atraso ser bem-sucedido é lucrar um ou dois centavos ou ter prejuízo de alguns milhares de reais.

Quando alguém argumenta que leu em e-mail dúvidas sobre templates de OLA e SLA, ferramentas de chat, profiles de desktop, etc. e por causa concluiu que o patamar de evolução é parecido, é sinal que o assunto está definitivamente perdido. Felizmente a afirmação que o meu argumento de previsibilidade e eliminação de incertezas de ferramentas de governança como COBIT e ITIL não é dos melhores vem do lado de quem defende a cultura do atraso. Eu prefiro estar do mesmo lado do David Breitgand que é um reconhecido pesquisador da IBM, que afirmou em um evento na Suécia em maio de 2014, que o gerenciamento da capacidade não é mais necessário para as empresas usuárias de nuvem elástica.

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