A pane do Facebook, WhatsApp e Instagram ocorrida no dia 04/10/2021 revelou a precariedade da transformação digital ocorrida no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus.
No final
de 2019 cerca de 45% das empresas brasileiras usavam as plataformas digitais
para realizar os seus negócios. No segundo semestre de 2021 a quantidade de
empresas usuárias das plataformas digitais saltou para o patamar de 75%.
É sem
sombra de dúvidas uma mudança de grande porte em um curto período. Infelizmente
o planejamento da transformação digital foi pobre.
Os prejuízos
relatados pelos pequenos negócios pelo apagão do Facebook, WhatsApp e Instagram
(Pequenos empresários são afetados por pane no WhatsApp e Instagram - Donos de
pequenos negócios que funcionam via WhatsApp, Instagram e Facebook relatam
prejuízos com a queda dos serviços, https://g1.globo.com/empreendedorismo/noticia/2021/10/04/pequenos-empresarios-sao-afetado-por-pane-no-whatsapp-e-instagram-ta-desesperador.ghtml,
acessado em 05/10/2021) revelaram a pobreza do plano de digitalização.
A transformação
digital não é apenas a digitalização de alguns componentes do negócio. Ela é
uma transformação que visa uma melhoria do desempenho da empresa e aumento da sua
penetração no mercado.
Claramente
os negócios impactados são dependentes das plataformas digitais. Um bom
planejamento não admite uma relação de dependência tão intensa com uma variável
externa incontrolável.
A real transformação
digital implica em criar alternativas para as variáveis externas incontroláveis.
Enquanto alguns choram, outros vendem lenços.
As
empresas que fizeram a sua lição de casa corretamente da transformação digital incorporaram na sua operação do dia a dia as alternativas para as
plataforma digitais e realizaram negócios durante o apagão
digital.
Estas empresas
ganharam penetração de mercado em um momento em que muitos dos seus
concorrentes estavam paralisados por não saber o que fazer com a falta do WhatsApp.
A migração
do catálogo de produtos e serviços das páginas do Facebook e Instagram para uma
outra plataforma digital durante o apagão era uma medida inútil, pois esta
atividade demandaria por vários dias de trabalho.
A necessidade
de não ser dependente de uma plataforma digital deveria ter sido alertada pela
central de serviços durante a transformação digital ocorrida na pandemia.
Infelizmente
nem a central de serviços nem os consultores contratados estavam preparados
para operacionalizar um plano seguro e consistente de mudança.
O
resultado é o mesmo que o de sempre. Prejuízos para os empreendedores. Muitos
CNPJs terão dificuldades após o apagão. Alguns morrerão.
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