terça-feira, 5 de outubro de 2021

Pane no Facebook, WhatsApp e Instagram

A pane do Facebook, WhatsApp e Instagram ocorrida no dia 04/10/2021 revelou a precariedade da transformação digital ocorrida no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus.

 

No final de 2019 cerca de 45% das empresas brasileiras usavam as plataformas digitais para realizar os seus negócios. No segundo semestre de 2021 a quantidade de empresas usuárias das plataformas digitais saltou para o patamar de 75%.

 

É sem sombra de dúvidas uma mudança de grande porte em um curto período. Infelizmente o planejamento da transformação digital foi pobre.

 

Os prejuízos relatados pelos pequenos negócios pelo apagão do Facebook, WhatsApp e Instagram (Pequenos empresários são afetados por pane no WhatsApp e Instagram - Donos de pequenos negócios que funcionam via WhatsApp, Instagram e Facebook relatam prejuízos com a queda dos serviços, https://g1.globo.com/empreendedorismo/noticia/2021/10/04/pequenos-empresarios-sao-afetado-por-pane-no-whatsapp-e-instagram-ta-desesperador.ghtml, acessado em 05/10/2021) revelaram a pobreza do plano de digitalização.

 

A transformação digital não é apenas a digitalização de alguns componentes do negócio. Ela é uma transformação que visa uma melhoria do desempenho da empresa e aumento da sua penetração no mercado.

 

Claramente os negócios impactados são dependentes das plataformas digitais. Um bom planejamento não admite uma relação de dependência tão intensa com uma variável externa incontrolável.

 

A real transformação digital implica em criar alternativas para as variáveis externas incontroláveis. Enquanto alguns choram, outros vendem lenços.

 

As empresas que fizeram a sua lição de casa corretamente da transformação digital incorporaram na sua operação do dia a dia as alternativas para as plataforma digitais e  realizaram negócios durante o apagão digital.

 

Estas empresas ganharam penetração de mercado em um momento em que muitos dos seus concorrentes estavam paralisados por não saber o que fazer com a falta do WhatsApp.

 

A migração do catálogo de produtos e serviços das páginas do Facebook e Instagram para uma outra plataforma digital durante o apagão era uma medida inútil, pois esta atividade demandaria por vários dias de trabalho.

 

A necessidade de não ser dependente de uma plataforma digital deveria ter sido alertada pela central de serviços durante a transformação digital ocorrida na pandemia.

 

Infelizmente nem a central de serviços nem os consultores contratados estavam preparados para operacionalizar um plano seguro e consistente de mudança.

 

O resultado é o mesmo que o de sempre. Prejuízos para os empreendedores. Muitos CNPJs terão dificuldades após o apagão. Alguns morrerão.

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