A
importância do fator humano na transformação digital faz com que as organizações
sejam cada vez mais descentralizadas e flexíveis.
A inteligência
circula nas corporações para explorar os recursos digitais e criar um ciclo contínuo
e atualizado do conhecimento.
O saber
profundo é rapidamente disseminado e aplicado em todo o ecossistema de negócio.
Para alcançar o sucesso do cliente, as empresas buscam um nível de flexibilidade
em que elas se organizam em relacionamentos baseados em redes.
As redes articulam
a forma da exploração dos recursos digitais. As alianças existentes dentro do ecossistema
é um modo operacional para desenvolver a indústria e viabilizar as mudanças no
comportamento das empresas na direção do sucesso do cliente.
As empresas
atuando individualmente não conseguem reunir as competências e capacitações
necessárias para enfrentar os desafios da complexidade das inovações e do
gerenciamento do ciclo de vida dos produtos.
O ecossistema
permite que cada membro focalize a sua atuação nas suas competências centrais
para que o conjunto de empresas supere as descontinuidades provocadas pelas
inovações.
O trabalho
coletivo e a sabedoria das multidões permitem que o ecossistema crie
ferramentas de adequação para o processo de circulação do conhecimento e para simplificar
as adaptações decorrentes das inovações.
A
transformação digital permite o trabalhar em qualquer lugar e momento com
qualquer pessoa.
Em breve,
não terá mais sentido falar em dias de trabalho, feriados, final de semana, ou
seja, todos os dias será para o trabalho, lazer, família etc.
O Alvin Toffler
previu que até 2020 as mudanças no que ele chamou de cabanas eletrônicas nos
levariam para um novo ponto de equilíbrio entre o coletivo e o individual e
entre o trabalho e o lazer.
O recente
caso do vazamento de 395 mil chaves Pix provavelmente por engenharia social mostra
que o Brasil precisa avançar muito no treinamento do capital intelectual para explorar
as vantagens competitivas e financeiras geradas pela transformação digital.
Nos últimos
dias eu estou recebendo um e-mail verídico de uma organização bastante séria e respeitada
que está gerando um ataque contra o meu sistema de segurança digital.
Toda vez
que recebo o e-mail eu também recebo uma tentativa de intrusão no meu
computador.
Os
gestores de tecnologia da organização até o momento não perceberam que estão comprometendo
a imagem da corporação ao não atuarem como deveriam.
Todo o
trabalho comercial da organização é perdido porque eu perdi a confiança em um entidade
que é incapaz de manter o seu patrimônio digital longe de ataques.
É fácil perceber
que os clientes não vão fazer cadastros em organizações com segurança
comprometida em que os atacantes digitais podem explorar as vulnerabilidades
para vazar os dados dos clientes.
Após ter
feito uma compra online eu passei a receber semanalmente pelo menos um boleto
falso.
Transformação
digital exige transformação do capital intelectual e do comportamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário