sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Fator humano na transformação digital

 


 

A importância do fator humano na transformação digital faz com que as organizações sejam cada vez mais descentralizadas e flexíveis.

 

A inteligência circula nas corporações para explorar os recursos digitais e criar um ciclo contínuo e atualizado do conhecimento.

 

O saber profundo é rapidamente disseminado e aplicado em todo o ecossistema de negócio. Para alcançar o sucesso do cliente, as empresas buscam um nível de flexibilidade em que elas se organizam em relacionamentos baseados em redes.

 

As redes articulam a forma da exploração dos recursos digitais. As alianças existentes dentro do ecossistema é um modo operacional para desenvolver a indústria e viabilizar as mudanças no comportamento das empresas na direção do sucesso do cliente.

 

As empresas atuando individualmente não conseguem reunir as competências e capacitações necessárias para enfrentar os desafios da complexidade das inovações e do gerenciamento do ciclo de vida dos produtos.

 

O ecossistema permite que cada membro focalize a sua atuação nas suas competências centrais para que o conjunto de empresas supere as descontinuidades provocadas pelas inovações.

 

O trabalho coletivo e a sabedoria das multidões permitem que o ecossistema crie ferramentas de adequação para o processo de circulação do conhecimento e para simplificar as adaptações decorrentes das inovações.

 

A transformação digital permite o trabalhar em qualquer lugar e momento com qualquer pessoa.

 

Em breve, não terá mais sentido falar em dias de trabalho, feriados, final de semana, ou seja, todos os dias será para o trabalho, lazer, família etc.

 

O Alvin Toffler previu que até 2020 as mudanças no que ele chamou de cabanas eletrônicas nos levariam para um novo ponto de equilíbrio entre o coletivo e o individual e entre o trabalho e o lazer.

 

O recente caso do vazamento de 395 mil chaves Pix provavelmente por engenharia social mostra que o Brasil precisa avançar muito no treinamento do capital intelectual para explorar as vantagens competitivas e financeiras geradas pela transformação digital.

 

Nos últimos dias eu estou recebendo um e-mail verídico de uma organização bastante séria e respeitada que está gerando um ataque contra o meu sistema de segurança digital.

 

Toda vez que recebo o e-mail eu também recebo uma tentativa de intrusão no meu computador.

 

Os gestores de tecnologia da organização até o momento não perceberam que estão comprometendo a imagem da corporação ao não atuarem como deveriam.

 

Todo o trabalho comercial da organização é perdido porque eu perdi a confiança em um entidade que é incapaz de manter o seu patrimônio digital longe de ataques.

 

É fácil perceber que os clientes não vão fazer cadastros em organizações com segurança comprometida em que os atacantes digitais podem explorar as vulnerabilidades para vazar os dados dos clientes.

 

Após ter feito uma compra online eu passei a receber semanalmente pelo menos um boleto falso.

 

Transformação digital exige transformação do capital intelectual e do comportamento.

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