Quando foi o proposto o cadastro positivo compulsório a promessa era de que a taxa de juros para o consumidor cairia. Apesar da taxa de juros básica da economia brasileira, Selic, estar negativa (menor que a inflação) a taxa de juros do crédito rotativo do cartão de crédito está acima de 300% ao ano. Cadê a redução de juros prometida?
Quando
foi proposta a desoneração dos encargos da folha de pagamento foi prometida a
geração de empregos. Estamos com a desoneração da folha de pagamento e com
desemprego recorde.
Quando
foi proposta a reforma da previdência social foi prometido um crescimento do
PIB de 3%. A reforma foi aprovada e o PIB cresceu bem menos que 3%.
Quando
foi proposto o marco regulatório do gás foi prometida uma redução de até 40% do
preço do gás. O marco regulatório foi aprovado e o preço do gás de cozinha
subiu tanto que as pessoas estão usando lenha para cozinhar.
Após
gastar R$ 48 milhões para abrir a caixa preta do BNDES foi admitido pelo
governo que ela não existia.
A mais
nova promessa é que o voto impresso é mais seguro. Se o voto for impresso pela
urna então qual a garantia que o eleitor tem? Basta que um voto impresso
desapareça para invalidar a urna eletrônica. O voto pode sumir no transporte e
no armazenamento. O impacto de tal medida em uma eleição é astronômico. Não
existe maior transparência. É mais uma promessa que não será entregue.
No livro “O
salto do sapo” os economistas afirmaram que mesmo nos períodos de crescimento
robusto do PIB o desenvolvimento do Brasil foi limitado nas últimas décadas.
Foram apontadas diversas falhas estruturais que impediram o desenvolvimento do
país.
Em nenhum
momento foi apontada a causa raiz destas falhas. A gigantesca quantidade de
promessas não entregues fez com que as pessoas perdessem a confiança nos
governos e políticos.
É muito
difícil citar uma promessa que foi entregue. A falta de confiança inibe os
investimentos e gera comportamentos como retirar todo o lucro no menor prazo
possível. Se tal estratagema levar o CNPJ para a morte. Paciência.
É por
isto que damos o salto do sapo ou voo da galinha. Todos querem ganhar
imediatamente e com isto a sustentabilidade do negócio é comprometida.
Nós vemos
este fenômeno nas políticas de segurança digital. Falam em bilhões investidos
em segurança e recentemente um banco foi condenado a indenizar seu cliente por
causa de saques não autorizados na sua conta.
O ele
mais fraco da cadeia determina a segurança do sistema. Se os funcionários caem
em golpes digitais simplórios da engenharia social então todo o investimento em
segurança é perdido. Os casos de senhas das contas anotadas no celular pessoal
ou em que um criminoso ligou para o banco e conseguiu resetar a senha do cartão
do banco da vítima ilustram bem a falta de capital intelectual existente no
sistema.
Na área
do helpdesk vemos pessoas conclamando os analistas para usar a base de
conhecimento na solução dos problemas, mas em momento algum é dito quem vai
alimentar a base de conhecimento com informações atualizadas.
Alguns
usam jogos, prêmios e recompensas para incentivar a alimentação da base de
dados. O resultado é uma cópia malfeita e desatualizada das informações
disponíveis na internet.
Por que
um analista que vai ficar um ano na empresa vai dar o seu conhecimento de graça
para uma empresa? Muitos já perceberam que serão demitidos após completarem quarenta
anos. A falta de confiança dos funcionários na empresa impede a alimentação
correta da base de conhecimento. Por isto os analistas não usam.
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