quarta-feira, 28 de abril de 2021

Home Office de novo? Essa não. Segunda Situação

Na segunda situação, os falsos profetas travestidos como especialistas e profissionais de tecnologia de informações e comunicações causaram enormes malefícios para a economia brasileira.

 

No começo dos anos 1980, o Brasil estava entre os 50 países com maior PIB per capita. Em 1990, o país caiu para a 60ª posição. No ano de 2000, ele caiu mais ainda e passou a ocupar a 67ª posição dos maiores PIBs per capita do mundo.

 

Na primeira década do século XXI, o desempenho da economia brasileira estava em um patamar abaixo da média mundial e o país caiu para a 78º no ranking do PIB per capita.

 

Na segunda década do século XXI, o Brasil continuou com a sua tradição de queda permanente e passou a ocupar a 85ª posição n ranking dos maiores PIBs per capita.

 

O ranking é comporto por 195 países e o PIB per capita do Brasil é inferior ao Chile, Argentina e México.

 

Os números mostram que o desempenho da economia brasileira vem despencando desde o começo dos anos 1980s. neste momento, é muito importante relacionar um outro fato histórico ao contexto.

 

A chamada revolução do microcomputador começou no final dos anos 1970s. A partir dos anos 1980s o uso do computador passou a ser disseminado nas atividades empresariais no mundo inteiro.

 

No primeiro momento, os computadores foram utilizados para automatizar as atividades repetitivas. Como consequência desta automatização, o custo marginal unitário das atividades repetíveis caiu para praticamente zero.

 

É o custo marginal unitário da automação que explica por que o PIB per capita do Brasil caiu tanto após a introdução do computador no dia a dia dos negócios.

 

Como no Brasil existia a lei da reserva da informática que restringiu fortemente o uso da automação no país, os brasileiros executavam atividades repetíveis com custo muito maior que os outros países. Em outras palavras, o custo Brasil era muito caro e diversas empresas foram embora do país e muitos CNPJs sucumbiram diante da concorrência feita pela competência, capacidade e honestidade.

 

No começo dos anos 1990s, o Brasil desistiu da reserva de mercado para a indústria de informática e os computadores finalmente chegaram aos negócios.

 

Neste momento, surgiu um problema que existe até hoje nas atividades empresariais. As constantes falhas nos sistemas computacionais estão derrubando a produtividade dos trabalhadores.

 

As falhas são frutos da baixa qualidade dos softwares desenvolvidos no Brasil e da péssima atuação da central de serviços. A desorganização do Help Esquece ou do Service Esquece vem causando enormes prejuízos na geração de riqueza no Brasil.

 

Quer seja, por problemas de gerenciamento, quer seja por problemas de qualificação a central de serviços criou situações em que as empresas ficam sem vendas por causa de falhas nos sistemas computacionais.

 

A péssima gestão da fila de atendimento e as métricas medíocres escolhidas para medir o desempenho do Service Esquece, impediram a criação de valor agregado nos negócios. A tradução desta frase é que a riqueza não é gerada e por isto o Brasil está despencando no ranking do PIB per capita mundial.

 

Os chamados não são priorizados conforme o seu impacto no negócio, porque a baixa qualificação dos profissionais da central de serviços impede que eles consigam avaliar qual chamado eles devem atender em primeiro lugar.

 

A falta de bases de conhecimentos nas empresas terceirizadoras do Help Desk é a prova cabal da inoperância intelectual destas firmas. Eles só conseguem oferecer baixo custo e erros, erros e mais erros.

 

Para que uma empresa terceirizada priorize de forma correta o atendimento dos chamados, ela precisa entender o negócio dos seus clientes. O uso da mão de obra dos pejotinhas faz com que a terceirizada não conheça sequer o funcionamento do seu negócio.

 

Em relação ao atendimento técnico, a duração para a solução dos chamados é muito maior no Brasil do que em outros países, porque os profissionais que realizam este atendimento têm enormes dificuldades com as tecnologias atualmente utilizadas.

 

Muitos tem dificuldades com a sua língua mãe e sequer entendem o que o usuário está solicitando. Se o analista não entende o que foi pedido é obvio que a sua entrega será pobre.

 

Para resolver os problemas da renda do brasileiro em um cenário de crise econômica causada pela pandemia é preciso urgentemente qualificar os analistas da central de serviços tanto em temos técnicos, como em termos do ensino básico do segundo graus.

 

Em 2021, o Brasil tem cerca de 220 milhões de habitantes. Cerca de 60% dos brasileiros (125,6 milhões) não estão comendo em quantidade e qualidade ideal desde a chegada do novo coronavírus.

 

É muita gente passando fome. Este governo que gosta tanto de passar a boiada, passar a manada, precisa fazer passar a manada para a competência, capacidade e honestidade dos analistas do Service Desk com urgência.

 

É possível estacar a perda de riqueza pelos erros, falhas e inconsistências dos sistemas computacionais. O Brasil está vivenciando com a pandemia um cenário muito parecido ao que iria ocorrer com a Inteligência Artificial.

 

Problemas que seriam vistos apenas em 2022, viraram realidade em 2021. Espero que as autoridades tenham desta vez um senso de urgência melhor que tiveram com a compra de vacinas da Covid-19. A qualificação dos profissionais de tecnologia é algo que precisa ser feito para ontem.

 

Corremos o risco de destruir a economia brasileira por causa da incompetência, incapacidade e desonestidade. Centenas de milhões de reais estão todos os dias sendo consumidos em golpes digitais, spam, indisponibilidade de sistemas etc.

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