Na segunda situação, os falsos profetas travestidos como especialistas e profissionais de tecnologia de informações e comunicações causaram enormes malefícios para a economia brasileira.
No começo
dos anos 1980, o Brasil estava entre os 50 países com maior PIB per
capita. Em 1990, o país caiu para a 60ª posição. No ano de 2000, ele caiu mais
ainda e passou a ocupar a 67ª posição dos maiores PIBs per capita do mundo.
Na
primeira década do século XXI, o desempenho da economia brasileira estava em um
patamar abaixo da média mundial e o país caiu para a 78º no ranking do PIB per capita.
Na
segunda década do século XXI, o Brasil continuou com a sua tradição de queda
permanente e passou a ocupar a 85ª posição n ranking dos maiores PIBs per
capita.
O ranking
é comporto por 195 países e o PIB per capita do Brasil é inferior ao Chile,
Argentina e México.
Os números
mostram que o desempenho da economia brasileira vem despencando desde o começo
dos anos 1980s. neste momento, é muito importante relacionar um outro fato histórico
ao contexto.
A chamada
revolução do microcomputador começou no final dos anos 1970s. A partir dos anos
1980s o uso do computador passou a ser disseminado nas atividades empresariais
no mundo inteiro.
No primeiro
momento, os computadores foram utilizados para automatizar as atividades repetitivas.
Como consequência desta automatização, o custo marginal unitário das atividades
repetíveis caiu para praticamente zero.
É o custo
marginal unitário da automação que explica por que o PIB per capita do Brasil
caiu tanto após a introdução do computador no dia a dia dos negócios.
Como no
Brasil existia a lei da reserva da informática que restringiu fortemente o uso
da automação no país, os brasileiros executavam atividades repetíveis com custo
muito maior que os outros países. Em outras palavras, o custo Brasil era muito
caro e diversas empresas foram embora do país e muitos CNPJs sucumbiram diante
da concorrência feita pela competência, capacidade e honestidade.
No começo
dos anos 1990s, o Brasil desistiu da reserva de mercado para a indústria de informática
e os computadores finalmente chegaram aos negócios.
Neste
momento, surgiu um problema que existe até hoje nas atividades empresariais. As
constantes falhas nos sistemas computacionais estão derrubando a produtividade
dos trabalhadores.
As falhas
são frutos da baixa qualidade dos softwares desenvolvidos no Brasil e da péssima
atuação da central de serviços. A desorganização do Help Esquece ou do Service
Esquece vem causando enormes prejuízos na geração de riqueza no Brasil.
Quer
seja, por problemas de gerenciamento, quer seja por problemas de qualificação a
central de serviços criou situações em que as empresas ficam sem vendas por
causa de falhas nos sistemas computacionais.
A péssima
gestão da fila de atendimento e as métricas medíocres escolhidas para medir o
desempenho do Service Esquece, impediram a criação de valor agregado nos
negócios. A tradução desta frase é que a riqueza não é gerada e por isto o Brasil
está despencando no ranking do PIB per capita mundial.
Os chamados
não são priorizados conforme o seu impacto no negócio, porque a baixa
qualificação dos profissionais da central de serviços impede que eles consigam
avaliar qual chamado eles devem atender em primeiro lugar.
A falta
de bases de conhecimentos nas empresas terceirizadoras do Help Desk é a prova
cabal da inoperância intelectual destas firmas. Eles só conseguem oferecer
baixo custo e erros, erros e mais erros.
Para que
uma empresa terceirizada priorize de forma correta o atendimento dos chamados,
ela precisa entender o negócio dos seus clientes. O uso da mão de obra dos
pejotinhas faz com que a terceirizada não conheça sequer o funcionamento do seu
negócio.
Em
relação ao atendimento técnico, a duração para a solução dos chamados é muito
maior no Brasil do que em outros países, porque os profissionais que realizam
este atendimento têm enormes dificuldades com as tecnologias atualmente utilizadas.
Muitos
tem dificuldades com a sua língua mãe e sequer entendem o que o usuário está
solicitando. Se o analista não entende o que foi pedido é obvio que a sua
entrega será pobre.
Para
resolver os problemas da renda do brasileiro em um cenário de crise econômica causada
pela pandemia é preciso urgentemente qualificar os analistas da central de
serviços tanto em temos técnicos, como em termos do ensino básico do segundo
graus.
Em 2021,
o Brasil tem cerca de 220 milhões de habitantes. Cerca de 60% dos brasileiros (125,6
milhões) não estão comendo em quantidade e qualidade ideal desde a chegada do
novo coronavírus.
É muita
gente passando fome. Este governo que gosta tanto de passar a boiada, passar a
manada, precisa fazer passar a manada para a competência, capacidade e
honestidade dos analistas do Service Desk com urgência.
É possível
estacar a perda de riqueza pelos erros, falhas e inconsistências dos sistemas
computacionais. O Brasil está vivenciando com a pandemia um cenário muito
parecido ao que iria ocorrer com a Inteligência Artificial.
Problemas
que seriam vistos apenas em 2022, viraram realidade em 2021. Espero que as
autoridades tenham desta vez um senso de urgência melhor que tiveram com a
compra de vacinas da Covid-19. A qualificação dos profissionais de tecnologia é
algo que precisa ser feito para ontem.
Corremos
o risco de destruir a economia brasileira por causa da incompetência,
incapacidade e desonestidade. Centenas de milhões de reais estão todos os dias sendo
consumidos em golpes digitais, spam, indisponibilidade de sistemas etc.