No artigo “Sim. Sim é o emprego” (http://itgovrm.blogspot.com/2019/02/sim-sim-e-o-emprego.html, acessado em 24/11/2020) foi revelado o prejuízo milionário causado pelos pejotinhas em 2018 para o Carrefour.
“O caso
do segurança pejotizado do Carrefour é típico da falta de compromisso do
trabalhador com a empresa (Caso Carrefour: morte de cachorro mobiliza ONGs,
famosos e internautas, https://www.metropoles.com/brasil/caso-carrefour-morte-de-cachorro-mobiliza-ongs-famosos-e-internautas).
O Carrefour perdeu milhões com o boicote. Toda a perda financeira que ocorreu
foi consequência da atuação do seu segurança pejotizado que gerou a motivação
do boicote. A perda de produtividade do negócio foi gigantesca. É fácil perceber que o segurança pejotizado
escolheu realizar uma ação de valor agregado nula para o negócio (atacar o
cachorro) e ignorou a realização da ação de valor agregado positiva (manter a
segurança do hipermercado). Enquanto ele mudava o foco da sua atividade, o
local ficou com a sua segurança prejudicada. A produtividade do trabalho do
segurança caiu para o negativo com tal decisão”.
Em 2020 a
atuação dos pejotinhas causou prejuízo bilionário para o Carrefour (“O
Carrefour Brasil perdeu R$ 2,16 bilhões em valor de mercado nesta segunda-feira
(23), após o assassinato de João Alberto Silveira Freitas, homem negro de 40
anos”, https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/11/acoes-do-carrefour-caem-mais-de-5-apos-assassinato-de-homem-negro.shtml?utm_source=mail&utm_medium=social&utm_campaign=compmail)
e também gerou prejuízo para as organizações membros do ecossistema de negócio liderado
pelo Carrefour (“'A Empresa Antirracista' foi lançado em novembro e contém
entrevista com executivo”, https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/11/ediouro-suspende-livro-sobre-racismo-com-presidente-do-carrefour.shtml?utm_source=mail&utm_medium=social&utm_campaign=compmail).
A falta
de comprometimento dos pejotinhas com a empresa pode ser vista nas afirmações
do CEO global do Carrefour (“"Meus valores e os valores do Carrefour não
compactuam com racismo e violência. Espero que o Grupo Carrefour Brasil se
comprometa, além das políticas já implantadas pela empresa", disse ele”, https://www.agronomicafm.com.br/site/noticias/ceo-global-do-carrefour-lamenta-morte-e-cobra-treinamento-de-funcionarios).
É mais um
entre os milhares de casos em que os pejotinhas causaram prejuízos milhares de
vezes maiores que a economia gerada pela terceirização ou quarteirização.
Até que
os administradores entendam que o modelo de menor custo no curto prazo e maior
custo no longo prazo não gera resultados positivos para as empresas, os CNPJs
brasileiros continuarão no seu ciclo de colapso (Guedes diz haver quebradeira
de empresas no país e defende nova lei de falências, https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/11/guedes-diz-haver-quebradeira-de-empresas-no-pais-e-defende-nova-lei-de-falencias.shtml).
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