segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

O custo zero aumenta o preço?


Meus mais sinceros votos de feliz natal e próspero ano novo. As festas de final de ano trouxeram um componente novo nas nossas mesas e lares. O artigo “Veja dicas sobre como lidar com a discordância política entre amigos e familiares” (https://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/11/veja-dicas-sobre-como-lidar-com-a-discordancia-politica-entre-amigos-e-familiares.shtml, acessado em 16/12/2019) ilustra bem como a intolerância pode destruir uma festa familiar tão bonita como o Natal. Aqui no Brasil o Natal é comemorado como uma festa familiar pelos que não são católicos.

É importante refletirmos como chegamos neste estágio de intolerância. No livro “Sociedade Com Custo Marginal Zero”, o Jeremy Rifkin descreveu com muita propriedade as vantagens da abundância dos recursos gerados pelo custo marginal zero. Entretanto ele pouco ou nada falou sobre as desvantagens.

O universo digital das redes sociais, comércio eletrônico, transações eletrônicas, realidade aumentada, virtual, mista, humana etc. está em um claro ciclo de abundância, ou seja, custo marginal zero.  À primeira vista estamos falando de uma grande vantagem. Recursos abundantes para todos. Fim da era dos recursos escassos.

Antigamente no mundo da escassez de recursos, era muito caro o custo para criar um canal ou programa de televisão ou para publicar um jornal ou uma revista ou um artigo. A característica de custo elevado fez com que as pessoas tivessem pudessem acessar uns poucos canais de televisão ou jornais ou revistas ou artigos.

Em outras palavras, a característica de escassez fez com que as pessoas fossem obrigadas a conviver no seu dia-a-dia com as mídias sociais de conteúdo plural e antagônico. A moda era pluralismo nas redações. Muitos programas de televisão e rádio foram criados para serem polêmicos. As pessoas que interagiam com estes programas através do fax, telefone ou carta escutavam com atenção tanto as opiniões que elas concordaram, como as que elas discordavam.

“40% dos brasileiros disseram que se sentem mais confortáveis junto de pessoas que têm pensamentos similares.” (Brasileiros viram campeões da intolerância política, https://dcomercio.com.br/categoria/vida-e-estilo/brasileiros-viram-campeoes-da-intolerancia-politica).

“Com medo de outras pessoas que tem características diferentes, elas buscam por homogeneidade e se animam com a liberdade de acessar apenas informações que confirmem quem são, ou quem gostariam de ser.” (Mudança Radical, Michael A. Hogg, Scientific American Brasil, ano 18, número 201, página 64).

Para entender por que as pessoas estão buscando apenas conteúdos com os quais elas concordam é preciso avaliar o quadro amplo da abundância dos recursos digitais causado pelo custo marginal zero.

São tantas visões dissonantes sobre um mesmo assunto que é impossível determinar qual é a correta. Até pouco tempo atrás as pessoas gerenciavam um volume pequeno de dados e tiravam as suas conclusões. Era um ambiente direcionado pelo controle, transparência e previsibilidade. Todos buscavam um aumento da certeza das respostas. Era comum fazer plano de médio e longo prazo (acima de dois anos) para o desenvolvimento pessoal e empresarial.

A clareza simples da "verdade" do grupo permite que os membros saibam como devem pensar, sentir e se comportar. A ideologia simplificadora da verdade permite expulsar do grupo todos os que são de difícil gerenciamento (expressão elegante para dizer discordantes). É esta característica comportamental que reforça ciclicamente a postura de que as ideias divergentes são moralmente falidas e devem ser demonizadas e rejeitadas.

É muito fácil prosperar neste ambiente as teorias da conspiração, pois tudo fica resumido ao "nós os certos" contra os "eles os errados". A autoincerteza provocada pela abundância de recursos estimula a busca de grupos com identidade clara e transparente. O grupo é a única fonte de informações confiáveis no oceano da abundância.

O pensamento "gente como a gente" cresce com enorme aceleração na era da abundância dos recursos digitais. Este formato mental divide o mundo em grupos. Os membros da comunidade resolvem o seu problema de autoincerteza adotando a identidade do grupo como verdade absoluta. Estas pessoas buscam interações humanas no conceito gente como a gente.

As pessoas buscam fontes de informações (canais de televisão, estações de rádios, jornais, revistas, noticiosos, mídias sociais, podcasts etc.) que apresentam narrativas dos fatos concordantes com as suas verdades.

A abundância de recursos digitais permite que as pessoas encontrem grupos concordantes com a visão de uma forma muito fácil. Os grupos potencializam o viés da confirmação da autoincerteza. As pessoas querem estar cercadas de pessoas que pensam como elas para confirmar a sua identidade.

No viés da confirmação não existem verdades externas ao grupo. Também não existe a motivação para explorar com robustez e incorporar os pontos de vista alternativos. O problema da redução autoincerteza faz com que a identidade social do grupo seja a verdade absoluta da narrativa dos fatos. Em resumo, as pessoas buscam grupos de pensamento homogêneo para confirmar a sua identidade na era das incertezas.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

2020: O futuro chegou


Yuval Harari autor dos livros "Sapiens", "Homo Deus" e "21 Lições para o Século 21" afirmou que o ser humano tem um poder gigantesco graças à tecnologia (Harari: Tecnologia deu aos humanos poderes divinos, e isso é perigoso, https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2019/11/11/escritor-yuval-harari-roda-viva-entrevista.htm, acessado em 13/11/2019).

As tecnologias disruptivas permitem a melhoria e transformação dos modelos de negócio. Os profissionais envolvidos podem usar a engenharia do valor para avaliar o modelo de negócio da organização de diversas formas.

A evolução da tecnologia dos dispositivos de internet das coisas continua avançando com grande velocidade. Os sensores, dispositivos vestíveis e smartphones estão capturando cada vez mais dados dos seres humanos.

Em breve, a quantidade de dados geradas pelos humanos será grande o suficiente para permitir a criação do gêmeo digital (modelo virtual alimentado pelos dados capturados em tempo real dos sensores, dispositivos vestíveis e smartfones conectados com a pessoa). Fonte: Cheat sheet: What is Digital Twin?, https://www.ibm.com/blogs/internet-of-things/iot-cheat-sheet-digital-twin/,.

Como os dispositivos vestíveis estão cada vez mais populares, a possibilidade de criação dos gêmeos digitais está cada vez mais próxima. O gêmeo digital pode ser utilizado para avaliar o resultado no ser humano tanto de um programa de exercícios, como de uma dieta. Ele é útil para descobrir as condições de saúde da pessoa e como os tratamentos preventivos ou prescritivos podem ajudar na melhoria da saúde do paciente.

Os fabricantes de automóveis podem usar a tecnologia do gêmeo digital para projetar os veículos. Eles podem usar os modelos virtuais e os simuladores para testar as novas facilidades no universo digital e reduzir a quantidade de protótipos físicos usados durante o desenvolvimento do produto. A digitalização permite uma forte redução do custo e do cronograma do desenvolvimento do veículo. Fonte: The rise of the Digital Twin: Why the enterprise needs to take notice, https://www.zdnet.com/article/the-rise-of-the-digital-twin-why-the-enterprise-needs-to-take-notice/.

Em 2020, as interações digitais serão fortemente integradas com a vida das pessoas. Está crescendo exponencialmente o nível de confiança e dependência dos seres humanos em relação as tecnologias. As plataformas digitais e a disponibilidade dos dados estão tornando a inteligência artificial cada vez mais exata. O crescimento da precisão das respostas digitais está gerando o colateral de aumento do discernimento da confiança. Existe um claro ciclo de aumento da confiança na análise preditiva dos computadores, porque as previsões estão sendo comprovadas pelos fatos em volume cada vez maior.

Por exemplo, os funcionários das centrais de atendimento estão confiando cada vez mais nos conselhos da inteligência artificial sobre o momento de envolver o supervisor sênior no atendimento ao usuário ou consumidor. A análise em tempo real do atendimento permite a identificação de padrões de comportamento dos seres humanos. Os computadores deixam de olhar apenas para as palavras ditas e passam a analisar as sentenças.

A análise do tom e da frequência da voz permite que a inteligência artificial faça uma análise do sentimento do consumidor para descobrir o problema real. É possível descobrir muita coisa sobre o problema apenas escutando as sentenças ou analisando o tom da conversação. A inteligência artificial é capaz de identificar o momento correto para introduzir a interação do supervisor sênior no atendimento de um consumidor pela central de atendimento.

Um exemplo da tecnologia de análise de tom é o analisador de tom do Watson da IBM que é usado na tecnologia de reconhecimento de voz e nos algoritmos de aprendizagem de máquina para descobrir as sutilezas dos tons. A inteligência artificial do chatbot é capaz de determinar se clientes estavam satisfeitos ou frustrados. A empresa passa a contar com uma poderosa ferramenta para melhorar os seus negócios pela evolução da experiência do consumidor. Fonte: With new Tone Analyzer, IBM Watson can tell if customers are satisfied or frustrated on its own, https://www.techrepublic.com/article/with-new-tone-analyzer-ibm-watson-can-tell-if-customers-are-satisfied-or-frustrated-on-its-own/.

A computação espacial, ou seja, sistema digital que interage com os seres humanos e com o ambiente recebeu o nome de realidade aumentada, realidade virtual, realidade combinada e realidade humana. A indústria de realidade aumentada e virtual está em um ciclo de crescimento exponencial. O faturamento desta indústria deve superar a casa dos 200 bilhões de dólares em breve. A combinação da mistura físico e virtual está criando um ramo de negócio novo.

A tecnologia de criação de um espaço físico-digital permite trazer para as telas de alta resolução das casas das pessoas a emoção dos estádios e ginásios. É possível trazer uma visão de 360 graus do complexo desportivo para os expectadores sentados no sofá da sua residência.

Em breve será possível fazer uma viagem imersiva em tempo de um evento que ocorrerá milhares de quilômetros de distância. Por exemplo, uma visita tridimensional assistida pelo museu do Louvre, ou uma escalada pelo monte Evereste, ou assistir uma corrida de fórmula 1 sentado no carro do seu piloto favorito. Neste caso, serão instalados rastreadores, sensores e gravadores nos carros para que a realidade aumentada mostre uma visão tridimensional com som e cheiro em tempo real do ambiente da corrida. A mistura do ambiente físico com o digital oferece uma experiencia extremamente realista para as pessoas.

Os estudantes de medicina podem praticar a realização de cirurgias virtuais em situações mais ou menos complexas usando os simuladores de realidade aumentada e virtual em vez de ter que esperar pela oportunidade de realizar a mesma cirurgia em uma pessoa. Fonte: Your guide to mixed reality technology, https://www.zdnet.com/article/your-guide-to-mixed-reality-technology/.

O mercado de residências e edifícios inteligentes vem crescendo fortemente nos últimos anos por causa do desenvolvimento da tecnologia de internet das coisas e dos assistentes virtuais. Em 2020, a velocidade de crescimento deste mercado vai aumentar ainda mais por causa das tecnologias que permitem o ajuste tanto da temperatura do ambiente em função da quantidade de pessoas no local, como da iluminação em função da luz ambiente.

Em pouco tempo, os softwares de gerenciamento do negócio serão integrados com o sistema de edifício inteligente para permitir um uso mais intuitivo da tecnologia. No futuro onde as pessoas não mais terão uma mesa especifica para trabalhar, o funcionário vai ser identificado e o sistema automaticamente vai procurar onde estão as pessoas que vão interagir com você naquele dia e escolher uma mesa do lado delas ou vai posicionar este grupo em uma mesma área fechada no escritório com base nas atividades descritas na agenda do dia. A análise analítica do sistema inteligente de gerenciamento vai realizar este processo sem a intervenção humana.

A privacidade dos dados é um problema para todos os usuários de internet, pois os hackers tentam constantemente roubar as informações pessoais e as credenciais dos usuários. Atualmente, os dados de saúde são cada vez mais visados pois não costumam mudar (Alvo de hackers, dados sobre sua saúde valem mais que seu cartão de crédito, https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2019/11/04/dados-sobre-sua-saude-valem-mais-que-os-do-seu-cartao-de-credito.htm). As diversas leis sobre a privacidade dos dados estão dando para as pessoas maior controle sobre os seus dados pessoais.

Em breve, todos terão acesso à tecnologia de carteira de dados. Neste caso, todos os dados pessoais estarão armazenados em uma carteira que será acessada apenas pelos que possuem a chave de acesso, ou seja, ou dono e as pessoas que ele autorizar. O conceito da carteira de dados implica em que o acesso só ocorra pelas pessoas autorizadas pelo dono. Nos momentos quando a carteira estiver em uso, o seu estado é de sempre fechada para os não autorizados. Desta forma é possível assegurar que as ameaças externas não são capazes de perpetuar uma invasão ao banco de dados. Fonte: Exploring Ethical User Data with Datawallet’s New SDK, https://hackernoon.com/exploring-ethical-user-data-with-datawallets-new-sdk-tv23534c1.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Gerenciamento de projetos pós inteligência artificial


As tecnologias de Inteligência Artificial estão transformando as atividades diárias do trabalho realizado pelos Gerentes de Projetos. Em outras palavras, estamos falando de ferramentas colaborativas e humanizadas para a execução dos projetos que promovem o engajamento de todos no projeto através das soluções de chatbots inteligentes, reconhecimento de voz e apps móveis.

O aprendizado profundo e a automatização dos processos da Inteligência Artificial mudaram profundamente os estratagemas de gestão de projetos. As funções executadas nas atividades de gerenciamento de projetos estão sendo profundamente alteradas.

A IA é a ferramenta que as corporações adotaram para alcançar o sucesso dos projetos. É nítida a evolução do sucesso. Na dimensão operacional dos projetos, a IA está contribuindo tanto para um forte aumento da produtividade dos processos, como para a melhoria da qualidade das entregas. Com a Inteligência Artificial, os gerentes de projetos não mais precisam gastar o seu tempo na execução das atividades de monitoração do progresso do projeto e de gerenciamento da documentação.

A Inteligência Artificial realiza com maior performance e menor custo as tarefas administrativas. O tempo do gerente de projetos é gasto neste contexto com as tarefas mais estratégicas e criativas e com o planejamento do projeto.

Antes da IA, os gerentes de projetos gastavam muito tempo monitorando o progresso do projeto e gerenciando a documentação. Eles também perdiam muito tempo procurando por padrões, ineficiências e redundâncias nos planos. Todas estas atividades podem ser realizadas com maior velocidade pelos sistemas inteligentes.

Os sistemas baseados no conhecimento usam o aprendizado de máquina e a linguagem natural para criar a documentação. A atualização da documentação consumia mais de trinta por cento do tempo da equipe. O impacto dos sistemas inteligentes na produtividade é muito grande (crescimento entre 30% e 45%).

O processamento em linguagem natural e o aprendizado de máquina são ferramentas que ajudam o gerente de projetos no desenvolvimento de um plano de projeto preciso.

O aprendizado de máquina é realizado após o treinamento da IA usando bases de dados com grande quantidade de informações sobre as atividades executadas nos projetos realizados. Os artefatos associados com o gerenciamento de projetos também são utilizados durante o ciclo de treinamento.

A IA é capaz de ajudar eficazmente o gerente em diversos momentos do gerenciamento de projetos (desenvolvimento do termo de abertura, estimativa de prazos e recursos, acompanhamento da execução do plano de comunicações e identificação e gerenciamento dos riscos).

A maioria das organizações de gerenciamento de projetos será impactada pela aprendizagem de máquina. O principal benefício desta ferramenta é a sua elevada capacidade de encontrar padrões. A IA pode analisar o cronograma das atividades realizadas no passado, identificar padrões de comportamento e avaliar a estimativa de prazos do plano do projeto para encontrar as atividades que podem ser aceleradas.

Os sistemas inteligentes de apoio para a tomada de decisões, exercerão um papel de elevada relevância nas decisões tomadas pelos gerentes. Mais de 70% das organizações de gerenciamento de projetos serão impactadas pelos sistemas inteligentes e autônomos de tomada de decisões.

Como a maioria das decisões são tomadas durante a execução do projeto, os gerentes usarão os modelos preditivos para avaliar as opções e selecionar a alternativa de maior probabilidade de gerar um resultado positivo.

Os algoritmos de aprendizagem máquina são utilizados em conjunto com os sistemas de apoio para a tomada de decisões para encontrar padrões de comportamento e identificar, por exemplo, os recursos das entregas que são ou que não são usados pelos consumidores. Neste caso, a IA ajuda os gerentes a tomada de decisão oferecendo fatos e tendências de comportamento futuro de curto, médio e longo prazo.

Durante o processo de tomada de uma decisão, os sistemas especialistas são usados para oferecer um aconselhamento especializado para os gerentes. Mais de 70% das atividades das organizações de gerenciamento de projetos serão impactadas pelos sistemas especialistas. Estes sistemas inteligentes vão criar automaticamente as árvores de decisão para ajudar os gerentes nas suas escolhas.

Basicamente, estamos falando de um processo onde as ideias dos especialistas sobre um determinado assunto são a entrada da aprendizagem de máquina. A IA encontra os padrões das decisões tomadas pelos especialistas e cria um discernimento baseado nelas, ou seja, ela fornece ao gerente um aconselhamento fundamentado em resultados concretos.

A aprendizagem profunda é uma técnica da aprendizagem de máquina baseada em camadas de aprendizado que impactará mais de 80% das atividades realizadas pela organização de gerenciamento de projetos.

Os algoritmos de previsões avançadas e os modelos de aprendizagem profunda ajudarão os gerentes tanto nos trabalhos de previsão dos esforços necessários para a realização de uma determinada atividade, como no rastreamento do progresso, como no processo de atualização da previsão do progresso. A aprendizagem profunda é usada no processo de evolução do reconhecimento de voz e processamento em linguagem natural.

Os modelos da aprendizagem profunda trabalham com um gigantesco volume de dados, ou seja, quanto maior for o volume de dados disponibilizado pelo gerente do projeto maior será a precisão da resposta do sistema de aprendizagem profunda.

A Robotic Process Automation (RPA) é uma das principais tecnologias usadas nas tarefas administrativas dos gerentes. Praticamente todas as atividades administrativas realizadas pela organização de gerenciamento de projetos serão impactadas pela RPA.

A RPA abre o universo da IA para a organização de gerenciamento de projetos. Ela catapulta o nível de uso dos sistemas inteligentes porque é muito fácil automatizar os sistemas administrativos do escritório de gerenciamento de projetos. Eles não foram automatizados até agora por causa de limitações humanas e da burocracia.

A Robotic Process Automation pode ser usada no processo de pagamento das faturas. Em geral, o processo de pagamento exige a aprovação da fatura e o registro dela no sistema de pagamentos. Todas estas etapas são automatizadas com o uso desta tecnologia.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Inteligência Artificial (IA) é o presente e futuro do Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP)


Todos os dias as organizações enfrentam os desafios da elevada complexidade dos projetos (orçamento dos custos, cronograma do prazo das atividades, prazos, novas visões dos projetos e entrega das descobertas para os influenciadores).

As novas tecnologias como o aprendizado de máquina e a Internet of Things (IoT) estão mudando a forma operacional de todos os componentes de um negócio. O PMO não uma exceção ao fenômeno.

O futuro do EGP não melhorará apenas por causa dos novos softwares de gerenciamento de projetos. A filosofia sucesso do cliente está envolvendo todos os membros do ecossistema no desenvolvimento dos caminhos para a entrega de resultados.

O uso das ferramentas de Inteligência Artificial fará com que todos os membros trabalhem juntos para entregar os resultados dos projetos de forma natural. Imagine o seguinte cenário:

O sensor de um dispositivo conectado na Internet de uma obra da construção civil detectou algo fora do previsto e uma ação crítica de suporte foi automaticamente e autonomamente iniciada para mitigar os impactos da mudança inesperada.

Imediatamente o gerente do projeto recebe um alarme informando que alguma coisa está errada. Através do celular ele interage em linguagem natural (texto ou voz) com a IA para criar uma atividade nova para que um membro da equipe investigue o alarme.

Após um ou dois segundos, o engenheiro ou capataz responsável pela obra recebe o aviso sobre a criação de tarefa nova e usa um simples app móvel para tirar uma foto de uma viga de suporte danificada. O responsável adiciona a foto na nova tarefa e atualiza o sistema com as novas informações.

O Gerente de Projetos (GP) analisa a atividade atualizada para entender o incidente e o seu respectivo impacto na obra. Com base nas informações registradas no sistema, o GP pode tomar imediatamente as ações apropriadas para resolver o problema.

Posteriormente quando o Gerente do Projetos estiver planejamento o seu próximo projeto, o algoritmo do aprendizado de máquina alertará ele que um incidente similar provavelmente ocorrerá no novo projeto. Desta forma, ele poderá endereçar proativamente este tipo de situação.

É este tipo de Inteligência Artificial que os PMOs estão tentando desenvolver atualmente. Todos os envolvidos com a entrega de resultados estão aguardando ansiosamente por soluções inteligentes que gerem uma forte redução no prazo dos entregáveis de um projeto.

Atualmente muitas horas e dias de trabalho na execução de um projeto são perdidas por causa dos atrasos na detecção, identificação e solução de um incidente ocorrido em uma obra.

A Inteligente Artificial é capaz de endereçar em poucos minutos este tipo de situação. Como todas as informações sobre o incidente são capturadas e registradas no sistema, o processamento do aprendizado de máquina consegue identificar e prever as situações futuras onde o mesmo incidente poderá ocorrer novamente. Todas as ferramentas para criar esta visão auspiciosa estão disponíveis na tecnologia de computação em nuvem:
  • Solução em tempo real de gerenciamento do portfólio de projetos e de projetos.
  • Solução de plataforma que permite a criação e ajuste fino de agentes inteligentes (através de APIs e ferramentas amigáveis) para vários tipos de aplicativos e canais de comunicação.
  • Solução de plataforma de Internet of Things (IoT) que disponibiliza uma infraestrutura que endereça rapidamente as necessidades de processamento e comunicação dos dispositivos IoT.
  • Caixa de ferramentas do tipo arrastar e soltar para de criar, treinar e publicar os algoritmos de aprendizado de máquina.
  •  Serviço de análise e visualização dos dados.

 Todas estas tecnologias podem ser utilizadas para aumentar o nível de inteligência da disciplina de gerenciamento de projetos. As facilidades criadas pelas soluções disponíveis no mercado tornam o Escritório de Gerenciamento de Projetos mais acessível para todos os que tem interesse no assunto.

As tecnologias de Inteligência Artificial estão transformando as atividades diárias do trabalho realizado pelos Gerentes de Projetos. Em outras palavras, estamos falando de ferramentas colaborativas e humanizadas para a execução dos projetos que promovem o engajamento de todos no projeto através das soluções de chatbots inteligentes, reconhecimento de voz e apps móveis.

O aprendizado profundo e a automatização dos processos da Inteligência Artificial mudaram profundamente os estratagemas de gestão de projetos. As funções executadas nas atividades de gerenciamento de projetos estão sendo profundamente alteradas.

A IA é a ferramenta que as corporações adotaram para alcançar o sucesso dos projetos. É nítida a evolução do sucesso. Na dimensão operacional dos projetos, a IA está contribuindo tanto para um forte aumento da produtividade dos processos, como para a melhoria da qualidade das entregas. Com a Inteligência Artificial, os gerentes de projetos não mais precisam gastar o seu tempo na execução das atividades de monitoração do progresso do projeto e de gerenciamento da documentação.

A Inteligência Artificial realiza com maior performance e menor custo as tarefas administrativas. O tempo do gerente de projetos é gasto neste contexto com as tarefas mais estratégicas e criativas e com o planejamento do projeto.

Antes da IA, os gerentes de projetos gastavam muito tempo monitorando o progresso do projeto e gerenciando a documentação. Eles também perdiam muito tempo procurando por padrões, ineficiências e redundâncias nos planos. Todas estas atividades podem ser realizadas com maior velocidade pelos sistemas inteligentes.

Os sistemas baseados no conhecimento usam o aprendizado de máquina e a linguagem natural para criar a documentação. A atualização da documentação consumia mais de trinta por cento do tempo da equipe. O impacto dos sistemas inteligentes na produtividade é muito grande (crescimento entre 30% e 45%).

O processamento em linguagem natural e o aprendizado de máquina são ferramentas que ajudam o gerente de projetos no desenvolvimento de um plano de projeto preciso.

O aprendizado de máquina é realizado após o treinamento da IA usando bases de dados com grande quantidade de informações sobre as atividades executadas nos projetos realizados. Os artefatos associados com o gerenciamento de projetos também são utilizados durante o ciclo de treinamento.

A IA é capaz de ajudar eficazmente o gerente em diversos momentos do gerenciamento de projetos (desenvolvimento do termo de abertura, estimativa de prazos e recursos, acompanhamento da execução do plano de comunicações e identificação e gerenciamento dos riscos).

A maioria das organizações de gerenciamento de projetos será impactada pela aprendizagem de máquina. O principal benefício desta ferramenta é a sua elevada capacidade de encontrar padrões. A IA pode analisar o cronograma das atividades realizadas no passado, identificar padrões de comportamento e avaliar a estimativa de prazos do plano do projeto para encontrar as atividades que podem ser aceleradas.

Os sistemas inteligentes de apoio para a tomada de decisões, exercerão um papel de elevada relevância nas decisões tomadas pelos gerentes. Mais de 70% das organizações de gerenciamento de projetos serão impactadas pelos sistemas inteligentes e autônomos de tomada de decisões.

Como a maioria das decisões são tomadas durante a execução do projeto, os gerentes usarão os modelos preditivos para avaliar as opções e selecionar a alternativa de maior probabilidade de gerar um resultado positivo.

Os algoritmos de aprendizagem máquina são utilizados em conjunto com os sistemas de apoio para a tomada de decisões para encontrar padrões de comportamento e identificar, por exemplo, os recursos das entregas que são ou que não são usados pelos consumidores. Neste caso, a IA ajuda os gerentes a tomada de decisão oferecendo fatos e tendências de comportamento futuro de curto, médio e longo prazo.

Durante o processo de tomada de uma decisão, os sistemas especialistas são usados para oferecer um aconselhamento especializado para os gerentes. Mais de 70% das atividades das organizações de gerenciamento de projetos serão impactadas pelos sistemas especialistas. Estes sistemas inteligentes vão criar automaticamente as árvores de decisão para ajudar os gerentes nas suas escolhas.

Basicamente, estamos falando de um processo onde as ideias dos especialistas sobre um determinado assunto são a entrada da aprendizagem de máquina. A IA encontra os padrões das decisões tomadas pelos especialistas e cria um discernimento baseado nelas, ou seja, ela fornece ao gerente um aconselhamento fundamentado em resultados concretos.

A aprendizagem profunda é uma técnica da aprendizagem de máquina baseada em camadas de aprendizado que impactará mais de 80% das atividades realizadas pela organização de gerenciamento de projetos.

Os algoritmos de previsões avançadas e os modelos de aprendizagem profunda ajudarão os gerentes tanto nos trabalhos de previsão dos esforços necessários para a realização de uma determinada atividade, como no rastreamento do progresso, como no processo de atualização da previsão do progresso. A aprendizagem profunda é usada no processo de evolução do reconhecimento de voz e processamento em linguagem natural.

Os modelos da aprendizagem profunda trabalham com um gigantesco volume de dados, ou seja, quanto maior for o volume de dados disponibilizado pelo gerente do projeto maior será a precisão da resposta do sistema de aprendizagem profunda.

A Robotic Process Automation (RPA) é uma das principais tecnologias usadas nas tarefas administrativas dos gerentes. Praticamente todas as atividades administrativas realizadas pela organização de gerenciamento de projetos serão impactadas pela RPA.

A RPA abre o universo da IA para a organização de gerenciamento de projetos. Ela catapulta o nível de uso dos sistemas inteligentes porque é muito fácil automatizar os sistemas administrativos do escritório de gerenciamento de projetos. Eles não foram automatizados até agora por causa de limitações humanas e da burocracia.

A Robotic Process Automation pode ser usada no processo de pagamento das faturas. Em geral, o processo de pagamento exige a aprovação da fatura e o registro dela no sistema de pagamentos. Todas estas etapas são automatizadas com o uso desta tecnologia.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

De novo! A mentira vende?


No passado já escrevi sobre este assunto. Infelizmente o texto foi incapaz de produzir uma mudança comportamental. A mentira continua sendo uma ferramenta utilizada para vender no Brasil. Não é à toa que a produtividade do brasileiro é tão baixa. Muito tempo e dinheiro é gasto em mentiras. Praticamente nenhum tempo e dinheiro é investido na evolução dos produtos e serviços nacionais.

Nas economias modernas, as empresas ineficientes desaparecem e nas economias atrasadas, as empresas improdutivas sobrevivem através privilégios especiais (Feudos, https://www1.folha.uol.com.br/colunas/marcos-lisboa/2019/11/feudos.shtml?origin=folha, acessado em 04/12/2019).

O artigo Os herdeiros podem esperar (https://www1.folha.uol.com.br/colunas/marciadessen/2019/11/os-herdeiros-podem-esperar.shtml) revelou mais uma faceta dos mercadores de falácias. A autora Marcia Dessen fez a seguinte afirmação: “Vamos aos fatos: parte dos argumentos do gerente é verdadeira, entretanto ele se esqueceu de mencionar que ela trocaria os custos do inventário, que haverá, em razão do imóvel que possui, pelo ainda elevado custo de investir em VGBL (1% ao ano) mais o Imposto de Renda sobre os rendimentos que atualmente são isentos, na poupança.”.

É interessante perceber que um gerente de um banco (em geral os gerentes são profissionais certificados CPA-10 pela ANBIMA) O código de ética da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais prega a observância dos princípios da probidade e da boa-fé. O gerente que esqueceu de mencionar a troca de custos está sendo transparente com o seu cliente? O esquecimento foi um lapso de memória ou foi proposital para facilitar a venda dos produtos de previdência privada?

Eu já fui atacado em diversos momentos pelos mercadores de falácias. Um dia recebi um e-mail da gerente de investimentos do banco afirmando que estou perdendo muito dinheiro com a minha carteira de aplicações. Ela apresentou na correspondência a proposta de um fundo de previdência privada que iria render no futuro muito mais que a minha carteira de aplicações (observe que ela falou muito mais não apenas mais). Para provar a maravilhosa oferta dela ela anexou um comparativo do rendimento passado da minha carteira e do fundo proposto.

A comparação era um grande uau. Mais de 100% de diferença. Diante de números tão espetaculares eu resolvi pesquisar os rendimentos passados do fundo proposto e calculei o resultado. Após entrar cuidadosamente todos os números no Excel eu não encontrei o valor de rendimento afirmado pela gerente. Fiz e refiz as contas umas três vezes e nada. O resultado era sempre o mesmo. Muito menor do que o afirmado.

Como um gerente certificado não mente, eu resolvi agendar uma reunião para ver como ela chegou no resultado. Quando ela mostrou a planilha de cálculo dela eu fiquei espantado. Ela usou um longo período do passado e calculou o porcentual do rendimento total usando juros simples.

Quando mostrei a minha planilha usando juros compostos ela respondeu que estava sem tempo quando enviou o e-mail e por isto ela fez um cálculo mais simples que se aproximava do resultado real. O problema do cálculo simples que a gerente fez, é que ele invertia o retorno do investimento. A minha carteira de aplicações que tinha na realidade maior retorno ficou convenientemente com rendimento menor do que o fundo de previdência que ela queria me vender. Foi uma aproximação muito interessante.

Ela perdeu o negócio. O banco perdeu o cliente. A comunicação do banco com o cliente deve ser precisa e robustas. Aproximações são inaceitáveis. Melhor não falar nada do que apresentar uma informação incorreta. A pessoa que recebe a informação pode resolver verificar os números apresentados. Erros em situações sensíveis acabam com a credibilidade do banco.

Algumas empresas da área de eventos de tecnologia também acreditam que a mentira vende. Estou cansado ver eventos sendo batizados de Summit ou Expo ou Jornada para fazer com que as pessoas enxerguem uma grandiosidade inexistente. O conteúdo ofertado é muito pobre.

Os mercadores afirmam que todos os convites foram vendidos. Em geral, o público presente pagante é mínimo. De nada adianta tentar disfarçar a grandeza do evento. As pessoas percebem facilmente os disfarces utilizados e desistem de fazer negócio.

É interessante observar o antagonismo das verdades afirmadas nos dois artigos seguintes sobre o Black Friday de 2019. “Ninguém arrasou mais nesta Black Friday que a Magalu de Fred Trajano. E é por isso que a empresa dele vale o que vale e sobe o que sobe na Bolsa de Valores.” (fonte: Lições da Black Friday, https://www1.folha.uol.com.br/colunas/nizanguanaes/2019/12/licoes-da-black-friday.shtml?origin=folha) x “Já a Magazine Luiza, que investiu três vezes mais em marketing neste ano, adotou uma estratégia digital arrojada e comprou espaço na TV com apresentação de Luciano Huck, apresentou queda de 0,24%. Apesar disso, a marca informa “crescimento muito acima do mercado” nas vendas e 14 milhões de usuários ativos em seu aplicativo.” (fonte: Black Friday supera projeção e valoriza varejistas na Bolsa, https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/12/black-friday-supera-projecao-e-valoriza-varejistas-na-bolsa.shtml).

Na quinta feira antes do Black Friday dia 28/11/2019 as ações da Magalu fecharam em R$ 45,60. Na segunda feira depois do Black Friday dia 02/12/2019 as ações fecharam em R$ 44,92.

A afirmação do Fabio Mariano: “Brasileiros são os campeões em fake. Há um prazer em enganar o consumidor no Brasil” (O dia que entendi que para as classes D e E não há Customer Experience, https://www.itforum365.com.br/colunas/o-dia-que-entendi-que-para-as-classes-d-e-e-nao-ha-customer-experience/) reflete com gigantesca precisão o que acontece no Brasil. Não é de graça que a produtividade do trabalhador brasileiro seja tão menor que a do americano. Apesar de largamente utilizada, a mentira não vende. Ela afasta o cliente do seu negócio.