Em
diversos momentos das minhas apresentações e palestras sobre a transformação
digital eu sou interpelado por empresários e executivos afirmando que a
transformação digital é coisa de país rico como os Estados Unidos e vai demorar
para chegar no Brasil. Felizmente para o progresso do país, os fatos
atropelaram as visões atrasadas. Entre 2016 e 2017, surgiu no Brasil o negócio
lavanderia como um serviço. Os portais https://www.alavadeira.com/,
https://www.omoexpress.com.br/ e http://www.lavaeleva.com.br/ oferecem
serviços de lavanderia. A diferença em relação as antigas tinturarias é que os serviços
das lavanderias são utilizados pelas pessoas para roupas, toalhas, cortinas,
edredons e etc. e os serviços das tinturarias são utilizados para lavar o que
não é possível lavar nas residências, como, por exemplo, cobertores pesados, cortinas,
ternos, edredons etc.
Em
resumo, a proposta das lavanderias é terceirizar o lavatório das residências.
Como o tamanho das moradias é cada vez menor, o espaço ocupado pelas lavadoras,
secadoras e tabua de passar roupa é disputado por outras necessidades
domésticas. Por causa da falta de espaço muitas pessoas não têm as maquinas de
lavanderias nos seus apartamentos. As pessoas também perceberam o elevado custo
do investimento nestes eletrodomésticos e estão optando pela não realização.
É
evidente que tal mudança comportamental impacta os fabricantes de lavadoras
secadoras e ferros de passar roupa. Eles terão que negociar com as lavanderias
que tem um poder de barganha muito maior que o consumidor residencial. Vários
paradigmas da indústria terão que mudar por causa da terceirização das
lavanderias. Toda esta revolução está sendo habilitada pela tecnologia de
rastreabilidade das roupas que permite que o cliente acompanhe cada passo
realizado nas lavanderias. Esta tecnologia transformou a tinturaria que era um
negócio analógico em uma lavanderia que é um negócio digital. Como consequência
da transformação a indústria de eletrodomésticos será afetada em diversos
níveis incluindo a experiência do usuário e usabilidade.
No
entanto, este é só o primeiro passo da grande mudança. Tal qual a AirBnB fez
com a hospedagem, teremos a uberização das lavanderias. Ou seja, as pessoas que
tem lavadoras e secadoras em casa com tempo ocioso vão alugar esta ociosidade
para as lavanderias que deixarão de ter uma infraestrutura proprietária. Um
portal provavelmente desenvolvido na tecnologia Blockchain ou Distributed Ledger Technologies (DLTs) vai explorar a ociosidade dos recursos
existentes nas residências para lavar, secar e passar as roupas. É um jogo de
ganha e ganha onde o proprietário do recurso ocioso é remunerado e a lavanderia
é viabilizada com um nível de investimento muito menor. A facilidade de
crescimento sem a necessária contrapartida de elevado capital de investimento
torna o negócio exponencial.
É
uma forma inteligente e moderna para reativar a combalida economia brasileira.
Será possível gerar muitos empregos tanto na área de tecnologia, como na
operação da lavanderia terceirizada, como na logística de transporte das
roupas. No campo da logística, as bicicletas existentes podem ser utilizadas
como ferramenta de geração de renda no transporte das roupas.
A
região do Nordeste vem enfrentando um racionamento de água (Com seca, capitais
do Nordeste têm ameaça de racionamento de água, http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/05/1880265-com-seca-capitais-do-nordeste-tem-ameaca-de-racionamento-de-agua.shtml)
e a lavanderia terceirizada pode ser um poderoso elemento de eliminação do
desperdício de água que atualmente ocorre nas lavanderias residenciais. Um
outro ponto de atenção deve ser trabalhado neste modelo de negócio. Muitos
condomínios não têm medidores individuais para a água. Isto significa que o
custo da água para lavar as roupas será compartilhado de forma injusta com os outros
moradores do condomínio. É mais um efeito da uberização da lavanderia e é mais
uma oportunidade de negócio.
Em
muito pouco tempo o modelo atual de terceirização da lavanderia residencial vai
ser uberizado pelo compartilhamento dos recursos e a economia da escassez será substituída
pela economia da abundância onde as perdas, desperdícios e ociosidades serão eliminadas.
Da mesma forma que a AirBnB conquistou em prazo muito curto enorme evolução
operacional no Brasil entre a copa de 2014 e a olimpíada de 2016 (Brasileiros
lideram reservas no Airbnb para Olimpíada, http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/02/1737778-brasileiros-lideram-reservas-no-airbnb-para-olimpiada.shtml
e Airbnb desperta polemica no setor hoteleiro, http://www.revistahoteis.com.br/airbnb-desperta-polemica-no-setor-hoteleiro/),
a uberização da lavanderia também vai crescer exponencialmente no Brasil.
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