Na
terça feira dia 20 de setembro de 2016, o analista Brian Solis da empresa Altimeter
publicou o estudo “The 2016 State of Digital
Transformation”
(http://www2.prophet.com/The-2016-State-of-Digital-Transformation,
acessado em 03/10/2016) e afirmou que as maiores iniciativas para transformação
digital nas empresas estão sendo lideradas pelos Chief
Marketing Officers (CMOs).
O
relatório revelou que a transformação digital está sendo liderada pelos CMOs em
34% das organizações. Os Chief Executive
Officers
(CEOs) estão
conduzindo a transformação em 27% das empresas e os Chief
Information Officers
(CIOs) e Chief Technology Officers (CTOs) estão
conduzindo os esforços de transformação digital em 19% das firmas pesquisadas.
O
estudo revela em outras palavras que são os clientes que estão impondo a agenda
da transformação digital para as empresas. A maioria dos líderes da
transformação digital nas empresas afirmaram que o objetivo da transformação
digital é o desenvolvimento das preferências e comportamentos do consumidor, ou
seja, entendimento e materialização dos novos comportamentos dos clientes.
O
estudo revelou que apenas 54% dos entrevistados mapearam completamente a
jornada de compra do seu cliente. As empresas pesquisadas afirmaram que os
objetivos da sua transformação digital são: (i) Inovação (citado por 81% das
empresas); (ii) Modernização da infraestrutura (citado por 80% das empresas) e
(iii) Melhoria da agilidade operacional (citado por 79% das empresas)
Os
participantes da pesquisa estão medindo o sucesso das suas iniciativas da sua transformação
digital através das seguintes métricas:
- Nível da satisfação do Cliente (28% dos respondentes)
- Tráfego da rede (27% dos respondentes)
- Aumento da Produtividade (27% dos respondentes)
- Aumento da receita bruta (26% dos respondentes)
- Melhoria na Experiência do Usuário (25% dos respondentes)
- Aumento das facilidades para a análise do conteúdo (25% dos respondentes)
O
estudo revelou que 41% dos líderes de negócio entrevistados, afirmaram que a transformação
digital habilitou uma maior participação no mercado, 37% disseram que os empregados
ficaram mais felizes e 30% afirmaram que as receitas por cliente aumentaram por
causa das iniciativas realizadas.
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