A transformação digital é uma grande oportunidade para que as empresas alcancem um patamar elevado de sucesso, pois as tecnologias habilitam ganhos expressivos de produtividade, de eficiência, de inovação, de nível de satisfação dos clientes e colaboradores, de sustentabilidade e de responsabilidade social.
A
empresa XOK Arquitetos & Associados que é uma firma
de arquitetura que atua há mais de vinte anos no mercado brasileiro está
investindo na transformação digital para desenvolver projetos inovadores,
sustentáveis e personalizados capazes de endereçar as necessidades e
expectativas dos clientes.
A
empresa utiliza softwares de modelagem 3D, realidade aumentada, inteligência
artificial e big data para desenvolver projetos mais precisos, criativos e
eficientes.
O
principal objetivo da XOK Arquitetos & Associados em relação as tecnologias
digitais é o desenvolvimento de uma plataforma que permita a visualização,
simulação e testes dos projetos antes da sua execução.
A
plataforma digital também é usada no processo de comunicação com os clientes,
fornecedores e parceiros, ou seja, o acompanhamento da execução dos projetos, o
envio de feedbacks e a resolução de problemas é catapultada para um outro nível
de velocidade e qualidade.
A
firma também está investindo fortemente na capacitação dos colaboradores, através
de cursos e treinamentos sobre as tecnologias e as melhores práticas do
mercado.
A
transformação digital habilitou o aumento da competitividade, o nível de satisfação
dos clientes e o grau de reconhecimento da XOK Arquitetos & Associados no
mercado.
A
transformação digital possibilitou ganhos de produtividade quase de 70% pela
eliminação dos retrabalhos e automatização dos processos. Fonte: Jornada de
Transformação Digital: XOK Arquitetos & Associados, https://www.youtube.com/watch?v=q7XM9ZzpBjw, acessado em 23/01/2024.
A
XOK Arquitetos & Associados usa a tecnologia big data para analisar tanto as
tendências do mercado, quanto as preferências dos clientes, quanto as
iniciativas dos concorrentes.
A
tecnologia big data permite que a empresa identifique as oportunidades, os desafios,
as soluções de cada projeto com otimização dos recursos, do custo, do prazo e
com aumento da rentabilidade e qualidade.
Exemplos
de transformação digital no Brasil
A
transformação digital é um processo de uso de tecnologias digitais para
melhorar o resultado do negócio, para aumentar a eficiência operacional, para
produzir inovações e para criar uma experiência diferenciada para os clientes.
No
Brasil, as empresas enfrentam diariamente grandes desafios econômicos,
políticos e sociais e por isto, as firmas estão desenvolvendo iniciativas de
transformação digital para acelerar a jornada para o lucro superior.
O
Banco Original foi um dos primeiros bancos que ofereceram serviços totalmente
digitais. Desde 2016, o banco permite que os clientes abram contas, realizem
transações, solicitem cartões, empréstimos, investimentos etc. pelo aplicativo
ou site.
O
banco usa a inteligência artificial, a biometria facial e a análise analítica
de dados para oferecer soluções personalizadas, seguras e ágeis aos seus milhões
de clientes.
Diversas
redes de farmácias criaram um programa de benefícios que utiliza um sistema de
inteligência artificial para analisar o perfil de compra dos clientes e
oferecer descontos customizados.
O
aplicativo disponibilizado permite que os clientes consultem os preços dos
medicamentos, localizem as farmácias mais próximas e acumulem pontos para
descontos posteriores.
O
Banco Votorantim que atua no atacado e varejo nacional e internacional criou uma
plataforma digital para endereçar as necessidades dos clientes e para oferecer crédito
pessoal, financiamento de veículos, cartões de crédito e investimentos. A
plataforma usa as tecnologias de chatbot, assistente virtual, biometria, reconhecimento
facial, inteligência artificial etc.
As
centrais de atendimento estão usando as soluções de relacionamento com os
clientes para proporcionar um atendimento mais rápido, eficiente e satisfatório
dos consumidores.
As
centrais utilizam as tecnologias de inteligência artificial, chatbot, voz sobre
IP, omni-channel e analytics para entender o comportamento e as preferências
dos clientes e para melhorar as estratégias de negócio.
A
Intelligenti criou um ecossistema de soluções para a área jurídica baseado na inteligência
artificial. A empresa desenvolveu robôs que automatizam a elaboração de peças
processuais, que verificam a qualidade e a coerência dos documentos jurídicos e
buscam informações nas bases de dados jurídicas.
As
empresas de gestão de frotas (caminhões, ônibus, aviões etc.) estão usando as
soluções de internet das coisas para coletar dados em tempo real sobre o
desempenho, consumo, localização e a manutenção dos veículos.
A
firmas de gestão de frotas estão utilizando as tecnologias de inteligência
artificial para analisar os dados capturados e gerar relatórios e alertas para
a tomada de decisão dos gestores.
As
empresas estão usando as plataformas de recrutamento digital para atrair,
selecionar e contratar os talentos de forma mais ágil, eficaz e econômica. A inteligência
artificial está sendo utilizada para fazer o “casamento” entre os candidatos e as
vagas.
A
Magazine Luiza é um excelente exemplo de transformação digital no varejo, ela investiu
pesadamente na integração entre os canais online e off-line, na criação de um “marketplace”,
na oferta de serviços financeiros digitais e na utilização de inteligência
artificial e chatbot para atender os clientes.
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