segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Credibilidade

Em 2019, foi sancionada pelo presidente do Brasil, a lei que permitia a inclusão automática de todos os consumidores no cadastro positivo com a alegação que o consumidor conseguiria crédito mais barato. Fonte: Cadastro positivo automático começa e promete juro menor a bons pagadores, https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2019/07/09/cadastro-positivo-comeca.htm, acessado em 28/08/2023.

 

Em 2023, a taxa média do rotativo do cartão de crédito subiu para espetaculares 445,7% ao ano. Fonte: Juros do rotativo do cartão de crédito sobem a 445% ao ano, diz BC, https://www.cnnbrasil.com.br/economia/juros-do-rotativo-do-cartao-de-credito-sobem-a-445-ao-ano-diz-bc/#:~:text=ano%2C%20diz%20BC-,Juros%20do%20rotativo%20do%20cart%C3%A3o%20de%20cr%C3%A9dito,445%25%20ao%20ano%2C%20diz%20BC&text=Assunto%20do%20momento%2C%20o%20juro,porcentuais%20de%20junho%20para%20julho.).

 

Leitura complementar: Mais de 70% dos brasileiros já foram alvo de golpes financeiros na internet, https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painelsa/2023/07/mais-de-70-dos-brasileiros-ja-foram-alvo-de-golpes-financeiros-na-internet.shtml?utm_source=sharenativo&utm_medium=social&utm_campaign=sharenativo.

 

Foi criada uma gigantesca vulnerabilidade na estrutura de privacidade do brasileiro e a promessa de entregar juros menores ficou apenas no território das promessas.

 

A resistência que os investidores têm em relação ao Brasil, passa em grande dimensão pelo território da credibilidade. Baixa credibilidade gera baixo investimento.

 

Nos últimos anos, a taxa de investimento sempre ficou aquém das expectativas e necessidades do Brasil.

 

A credibilidade é uma condição habilitadora para o negócio em praticamente todos os setores da economia.

 

Recentemente a entrada da Shein sacudiu o varejo de roupas do Brasil. Muitos falaram que os preços menores da Shein eram o resultado de roupas baixa qualidade.

 

É muito difícil entender como uma empresa que vale mais de US$ 100 bilhões cresce vendendo roupas de baixa qualidade.

 

Infelizmente muitos estão olhando para dogmas de fé e brigando contra os fatos.

 

Com raras exceções, o varejo brasileiro apresenta qualidade e confiabilidade.

 

Minha experiência com um supermercado famoso e rico é bastante negativa. No aplicativo o cliente pode escolher a data e horário da entrega. Até aí tudo está perfeito, mas na hora da entrega ...

 

O chatboat envia a mensagem que a sua entrega e a próxima, e a entrega ocorre com muitas horas de atraso, prejudicando assim o consumidor que contava com a entrega naquele horário (em diversos casos ele ficou o dia inteiro em casa em regime de espera infinita, pois o supermercado pede um documento do comprador).

 

Um outro caso, ocorreu quando comprei alguns remédios de uso contínuo em uma das maiores redes de farmácias aqui no Brasil. No dia da entrega nada aconteceu. No dia seguinte, liguei e falei com operador humano que disse que o meu caso era prioridade máxima e que até amanhã a entrega ocorreria.

 

Não ocorreu. Liguei novamente e rolou todo um conjunto de patacoadas do tipo “tamo junto”, “você é muito importante para nós” etc.

 

É claro que a entrega não ocorreu novamente. A solução foi cancelar o pedido e nunca mais comprar nesta rede de farmácias.

 

Felizmente, existem os que fazem valer a qualidade no Brasil e cumprem as suas promessas (por isto eu cito o nome). A rede Panvel de farmácias cumpre com enorme categoria as suas promessas.

 

Virei cliente do elevado nível de confiabilidade da Pavel, os que não entregam as promessas vão para a vala comum do ostracismo.

 

No Service Desk ocorre fenômeno semelhante, quando um especialista olha para uma empresa e diz que ela tem isto e aquilo e tem uma base de conhecimento e não verifica a qualidade do conteúdo, este especialista apenas dissemina a mediocridade em diversos setores da economia nacional.

 

Erros triviais ocorrem na organização de tecnologia de diversas empresas aqui no Brasil. Em muitos casos os erros são fatais porque os clientes largam a mão da mediocridade.

 

Alguns disseminadores, alegam que o problema é do chatbot ou da inteligência artificial, quando na realidade o problema é o conteúdo da base de conhecimento.

terça-feira, 22 de agosto de 2023

Tecnologia e solução são coisas diferentes

A melhor tecnologia de pincel não torna um pintor medíocre em Michelangelo. Existem os que insistem em relacionar inteligência artificial com chatbots medíocres.

 

A tecnologia de IA não está relacionada com soluções medíocres de IA, ou processos de treinamento fracativos, ou com infraestrutura incorreta ou etc.

 

Aqueles que não sabem fazer, vão fazer o seu trabalho de sempre, ou seja, uma solução medíocre que é vendida usando palavras da moda.

 

Atualmente as palavras da moda são inteligência artificial.

 

Este filme já foi visto no passado em diversas situações em que um ou outra explorava o modismo para “dourar a pílula” do seu empreendimento.

 

A falta de percepção crítica é comum no território nacional, por isto, o país vem enfrentando tantas dificuldades nas últimas décadas. A inteligência vem sendo derrotada.

 

Um artigo recente que uma grande parte dos trabalhadores estão perdendo muito tempo na locomoção para o escritório com a volta do trabalho presencial e que a produtividade vem caindo drasticamente nos casos em que as pessoas gastam mais de 4 horas por dia indo em voltando para o trabalho.

 

Muitas cidades estão registrando recordes de congestionamento com a volta em massa do trabalho presencial.

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Desemprego e tecnologia

Historicamente as tecnologias novas geraram desemprego para alguns e empregos para outros. Um exemplo clássico é a energia elétrica. A eletrificação das cidades gerou desemprego para os envolvidos na indústria de lampiões e vem gerando empregos em diversas áreas.

 

O saldo de empregos gerados pela energia elétrica é bastante positivo, apesar de ter sido negativo no curto prazo no momento de introdução da tecnologia na sociedade.

 

É muito difícil ir além da análise curto prazo de uma tecnologia em termos de geração de emprego e de riqueza. É muito mais fácil entender os impactos imediatos, no entanto, o bom senso exige que seja feito um esforço mental adicional.

 

É preciso fazer sempre a análise ao longo do tempo dos ganhos e perdas da introdução de uma tecnologia nova. No caso da inteligência artificial, muitos estão enfatizando os impactos de curto prazo e pouco ou nada está sendo dito sobre os impactos ao longo do ciclo de vida da tecnologia.

 

Rejeitar uma solução usando critérios emocionais como “lutei contra uma tecnologia porque ela gera desemprego no curto prazo” é tomar uma decisão com base no achismo.

 

Na era do conhecimento, o racionalismo está em alta. As decisões tomadas por achismos em geral levam ao fracasso de uma sociedade.

 

Existem diversos casos em que a análise de curto prazo foi adotada como verdade e os prejuízos foram gigantescos. Empresas faliram durante o estouro de algumas bolhas econômicas.

 

Por não acreditar na força do home office ou por acreditar no oculto e mágico, muitos estão perdendo dinheiro com as ações do “We Work”. Era óbvio que a virtualização do local de trabalho iria gerar impacto negativo nas empresas que alugam espaços presenciais.

 

A mídia dos Estados Unidos vem divulgando periodicamente o volume de espaços comerciais ociosos em locais como Manhattan. Muitos estão entregando edifícios para os bancos credores.

É evidente que vamos encontrar no caso do home office, casos de empresas gigantescas que estão forçando a volta para o escritório. O home office não é para todas as empresas e nem para todos os funcionários.

 

Existem casos e casos, e cada caso deve ser olhando isoladamente. No entanto, os que olham o todo com visão de alguns casos vão amargar as mesmas perdas que os investidores em empresas como a “We Work” estão tendo agora.

 

 

terça-feira, 8 de agosto de 2023

2023 KPMG Generative AI Survey US

A nova pesquisa da KPMG (https://www.hrotoday.com/ticker/kpmg-survey-us-executives-embrace-gen-ai-as-game-changing-technology/, https://advisory-marketing.us.kpmg.com/speed/genai2023.html, acessado em 08/08/2023) revelou que quase todos os entrevistados entendem que a inteligência artificial generativa vai impactar positivamente a sua organização nos próximos meses.

 

O estudo revelou que 80% dos pesquisados entendem que a IA vai gerar uma disrupção no seu setor e 93% acreditam que a IA generativa agregará valor para o seu negócio.

 

O estudo da KPMG revelou também que 83% dos entrevistados planejam aumentar o investimento em IA generativa em mais de 50% nos próximos meses.

 

Diversos líderes de negócios estão trabalhando com afinco para alavancar a inteligência artificial generativa na área de marketing e vendas.

 

A capacidade da IA generativa de automatizar a geração de conteúdo (respostas para as propostas, postagens nas mídias sociais, geração de e-mails etc. aumentou sobremaneira a eficiência das atividades relacionadas com a elaboração e edição de conteúdo.

 

A maioria dos líderes empresariais (77%) afirmou que o cenário regulatório incerto vem impactando em algum nível as suas decisões de investimento em IA generativa.

 

Muitas empresas estão priorizando a contratação de profissionais especialistas em IA generativa (privacidade de dados, cientistas de dados, desenvolvedores, gerentes seniores etc.) e criaram funções novas no seu organograma.

 

81% dos entrevistados entendem que a IA generativa impactará positivamente a sua força de trabalho e produtividade pela melhoria na forma como as pessoas trabalham, pelo encorajamento das inovações e pela evolução da colaboração.

 

Muitos dos pesquisados afirmaram que os especialistas em IA generativa terão preferência nas próximas contratações.

quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Estudo da McKinsey

 O estudo “Generative AI and the future of work in America” (https://www.mckinsey.com/mgi/our-research/generative-ai-and-the-future-of-work-in-america, acessado em 01/08/2023) de 2023 da McKinsey revelou que a IA generativa mudará, mas não substituirá, muitos dos empregos nos EUA.

 

A pesquisa da McKinsey revelou que a IA generativa pode aumentar a produtividade entre 0,5% e 0,9% ao ano até 2030 nos EUA.

 

Para os pesquisadores, a IA generativa faz parte de um conjunto de tecnologias de automação que podem aumentar a produtividade total da economia nos Estados Unidos entre 3% e 4% ao ano.

 

O sucesso de tal empreitada exige que que os funcionários aprendam como usar as ferramentas inteligentes e tenham capacidade crítica para trabalhar em regime de colaboração com os computadores, ou seja, elas devem avaliar rapidamente as respostas da inteligência generativa.

 

As tarefas maçantes ou desagradáveis serão realizadas pelas máquinas e as pessoas trabalham nas atividades que exigem criatividade, resolução de problemas e colaboração.

 

Para conquistar os ganhos de produtividade, os trabalhadores precisarão ser proficientes no uso das ferramentas inteligentes e usar o tempo liberado para executar as atividades de maior valor agregado.

 

Segundo o estudo da McKinsey, os gerentes que automatizam as suas tarefas administrativas e de geração de relatórios, podem usar o tempo liberado nas atividades que exigem pensamento estratégico e colaboração com a equipe.

 

O relatório da McKinsey afirmou que a IA generativa vai adicionar empregos até 2030. Os empregos relacionados com ciência, tecnologia, engenharia e matemática terão uma demanda crescente por trabalhadores.

 

Segundo o relatório da McKinsey, a IA e automação vai gerar um elevado nível de mudanças nas atividades diárias relacionadas com os empregos em ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

A forma como as atividades diárias mudarão depende das escolhas individuais dos trabalhadores e das tendências de cada um dos setores da economia dos Estados Unidos.

 

As atividades relacionadas com as vendas para os clientes e atendimento para os clientes e usuários serão fortemente afetadas pela IA e o estudo estima uma forte diminuição nos postos de trabalho relacionados com estas atividades.

 

Os pesquisadores, acreditam que a automação vai aumentar a demanda por profissionais que trabalham com ciência, tecnologia, engenharia, matemática, negócios, advogados, educadores etc.

 

O estudo estima que a automação responderá por 21,5% das horas trabalhadas nos empregos nos EUA até 2030 e que a inclusão de IA generativa no mercado de trabalho vai aumentar a participação da automação para 29,5% das horas trabalhadas.

 

Países em todo o mundo estão trabalhando no estabelecimento de regulamentações em torno da IA generativa por outras razões fora da mudança no trabalho, incluindo preocupações sobre privacidade, imprecisões e uso de material protegido por direitos autorais.

 

A McKinsey estima um aumento de 23% na demanda por empregos relacionados com ciência, tecnologia, engenharia e matemática até 2030 nos Estados Unidos, pois as empresas de todos os portes e setores vão precisar de pessoas que conheçam as tecnologias e que possam ajudar não evolução da transformação digital nas empresas.

 

As empresas do setor bancário, de seguros, de produtos farmacêuticos e de saúde vão demandar por profissionais de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

 

A IA generativa é uma ferramenta extremamente poderosa para ajudar na construção do primeiro rascunho de um produto ou serviço de alto valor agregado.

 

O uso da IA generativa no desenvolvimento do primeiro rascunho de um produto ou serviço torna a empresa mais produtiva e mais ágil.