A Inteligência artificial generativa chegou "chegando" em diversas áreas da sociedade. Ela tanto pode ser utilizada para o lazer como para as atividades profissionais.
No
mercado de trabalho já temos alguns casos revelando como a integração entre a empresa
e a inteligência artificial está ocorrendo.
Neste
primeiro momento, as pessoas que sabem usar a inteligência artificial
generativa estão substituindo os profissionais que não sabem usar a IA.
O caso da
empresa BuzzFeed é bastante emblemático. A empresa fechou a sua divisão de
notícias e demitiu 12% da sua mão de obra. Fonte: Um mês após demitir, BuzzFeed
contrata seu “novo funcionário”: o ChatGPT, https://neofeed.com.br/blog/home/buzzfeed-coloca-a-inteligencia-artificial-em-sua-lista-de-prioridades/, acessado em 02/05/2023.
A empresa
desligou os colaboradores que criavam conteúdo e não sabiam usar os recursos da
inteligência artificial generativa.
O valor
das ações disparou mais de 300% com esta iniciativa. Fonte: BuzzFeed: Ações
disparam mais de 300% após uso de inteligência artificial para gerar conteúdo, https://neofeed.com.br/blog/home/buzzfeed-coloca-a-inteligencia-artificial-em-sua-lista-de-prioridades/.
O mercado
sinalizou que deseja que as empresas busquem ganhos de produtividade com o uso
da IA.
Recentes
estudos revelaram que desenvolvedores de software que usam a IA completam as
suas tarefas em menos da metade do tempo dos desenvolvedores de software que
não usam a IA.
O custo
de um humano para criar uma imagem é de cerca de US$ 150 e 5 horas de trabalho.
O custo de um humano usando a IA para criar a mesma imagem é de US$ 0,08 e
menos de um minuto.
Os ganhos
realizados e potenciais de produtividade com o uso da IA são gigantescos, por
isto o burburinho do mercado está intenso.
O helpdesk
brasileiro precisa acordar para este fenômeno e agir antes que ele seja
destruído pela competição globalizada.
Atualmente
uma das grandes reclamações dos usuários está relacionada com a lentidão dos
computadores em momentos inoportunos. Em alguns casos eles ficam totalmente indisponíveis.
Normalmente
isto ocorre quando o uso do disco cresce para 100%.
Uma
pesquisa no google usando os termos “Windows disco 100%” revela uma gigantesca
quantidade de respostas e de procedimentos.
Alguns
dos procedimentos são bastante demorados e nem sempre resolvem o problema.
O usuário
fica nervoso com a demora e o analista de helpdesk fica frustrado com a falta
de efetividade da solução proposta.
A
inteligência artificial generativa é capaz de filtrar as soluções em função do
diagnóstico do problema e de sugerir soluções efetivas para o problema do disco
100%.
É fácil
perceber que uma grande parte dos problemas dos usuários pode ser resolvida
mais rapidamente com o uso da IA.
O
analista que faz as perguntas certas para a inteligência artificial recebe de
volta sugestões efetivas para os seus desafios.
Até mesmo
o clássico caso “na próxima versão do software o problema que tanto aborrece o
usuário será resolvido” pode ser solucionado com a IA.
O sistema
inteligente é capaz de identificar o código defeituoso e fazer uma correção em
tempo real resolvendo assim uma grande fonte de aborrecimento dos usuários.
Existem
inúmeras aplicações para a inteligência artificial que podem e devem ser
exploradas pelos profissionais brasileiros.
Espero
que o Brasil não caia na onda de chamar tudo de modismo e entenda que estamos
em um ciclo de mudança em que a competição vai ficar cada vez mais acirrada.
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