sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Promessas não cumpridas

Em setembro de 2022, o então presidente da Disney prometeu lucros extraordinários. Em novembro de 2022 foi divulgado o relatório de resultados do trimestre. Perdas e falta de lucratividade foi uma constante.

 

O resultado foi a demissão do presidente da Disney, Bob Chapek. Na teleconferência com os analistas e investidores o Bob considerou os resultados alcançados como positivos e traçou um futuro auspicioso.

 

Os números frios e cruéis desmentiam a realidade paralela criada pelo Bob. O mundo Disney rejeitou o discurso não exato e decidiu com base nos fatos e números.

 

Existem mercadores em todos os lugares e felizmente as pessoas estão decidindo com base nos fatos e números.

 

Aqui no Brasil, os mercadores ainda estão atuando com intensidade, mas já encontramos ilhas de excelência que trabalham apenas com fatos e números.

 

Muitos ainda lembram das promessas da copa do Mundo de futebol de 2014 no Brasil. Uma das promessas era o crescimento do turismo internacional no Brasil pós copa.

 

Muitos acreditaram nas promessas magicas e deixaram de lado a lição de casa. O resultado é que entre 2014 e 2019 o crescimento do turismo internacional no Brasil foi ínfimo.

 

Era de 6,31 milhões e passou para 6,35 milhões. O Brasil sediou uma copa do mundo e uma olimpíada no período.

 

As promessas geraram gastos extraordinários para o país cuja conta está sendo paga em 2022 com a insegurança alimentar do brasileiro.

 

O resultado alcançado foi pífio. Centenas de bilhões foram gastos para gerar um crescimento de 0,04 milhões de turistas internacionais.

 

Todos foram avisados sobre o irrealismo das promessas, mas a grande maioria ignorou os avisos.

 

Também neste caso ocorreu a demissão do presidente. O resultado das promessas não cumpridas foi o impeachment da presidenta do Brasil.

 

O mundo está atento e felizmente está decidindo com base nos fatos e números. No universo da central de serviços ainda vemos os mercadores fazendo promessas irreais.

 

O destino deles será o mesmo dos presidentes que não entregaram as suas promessas.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário